Publicações de Gisele
As influências do CPC/2015 na teoria das obrigações do direito brasileiro.
O CPC/2015 naturalmente operou mudanças na codificação civil vigente, sendo interessante observar que por vezes entrou na contramão da tendência desjudicialização dos conflitos, mas também trouxe, normas mais simplificadas e eficazes para melhor aplicação
Cuidados com a entrada em vigor do NCPC
Os prazos do CPC/2016 e do CPC/1973.
A verdade das decisões judiciais ou a filosofia do CPC/2015.
Analisar os paradigmas da metafísica clássica e moderna calcados no dualismo sujeito-objeto e que formam a ideia de verdade no neopositivismo e, estão igualmente presentes nas decisões judiciais.
Intervenção de Terceiros em face do CPC/2015
O texto analisa as modalidades de intervenção de terceiro em face do CPC/2015 que entrou em vigor em 18 de março de 2016.
Conceito de pessoa na trajetória filosófica e jurídica
O conceito de pessoa é um dos mais relevantes para o direito ocidental, porém, paradoxalmente são quase nulos os estudos jurídicos dedicados a investigar com profundidade a elucidação histórica e os sucessivos conteúdos teóricos sobre a temática.
Incidente da colegialidade qualificada no CPC/2015
Decifrar o art. 942 do CPC de 2015 é tarefa que certamente os doutrinadores e a jurisprudência há de cumprir no sentido de propiciar a celeridade processual associada a segurança jurídica.
Sentenças mirabolantes e misérias risíveis
Solicitaram minha modesta opinião... sobre recente fato de nossa jurisdição.
O tempo no direito processual civil brasileiro
Evidentemente o tempo constitui-se como uma das dimensões fundamentais da vida humana. De forma que o Direito, uma ciência social aplicada considera também o problema do tempo, com atenção especial.
Sentença e coisa julgada no CPC de 2015
É preciso entender bem os conceitos de sentença e coisa julgada para melhor assimilar o funcionamento simplificado e neoprocessualista do novo CPC.
O Neoprocessualismo do CPC de 2015
Desde 2004, mais precisamente, com E.C. 45 iniciou-se decididamente a busca por uma justiça mais acessível, célere e efetiva. E, nesse sentido, militara toda uma série de reformas legislativas incidentes no sistema processual brasileiro.
Novo contraditório, novo processo.
O Código Fux trouxe a baila um contraditório dinâmico e diferenciado. O artigo procura didaticamente explicá-lo e apontar suas principais consequências.
Esclarecimentos sobre a sentença em face do Novo Código de Processo Civil Brasileiro.
A sentença representa a síntese da dialética processual que após o confronto amistoso da tese e antítese, ou seja, da petição inicial e contestação opera a pacificação social. Sendo um ato de inteligência do juiz ou ato de vontade, ou ainda,
A terceirização no Brasil
Entenda mais sobre a evolução histórica da terceirização e por que ela configura uma estratégia que pode ter perigosas consequências.
A competência e o NCPC
O artigo aborda de forma didática as novas disposições sobre jurisdição, competência, conexão entre ações e prevenção.