Publicações de Wander
LC 213: associações de proteção veicular
A nova Lei Complementar nº 213/2025 regula as associações de proteção veicular, exigindo cadastro na SUSEP e contratação de administradoras especializadas. Quais os impactos dessas mudanças para os associados?
Tag along, alienação de controle e minoritários
O que configura alienação de controle com tag along? STJ nega aplicação do art. 254-A da Lei das S.A. em aquisição sem alteração decisória.
Natureza jurídica das associações de socorro mútuo e proteção veicular
Requisitos para desconsideração da natureza jurídica da associação É sabido que a nossa Lei maior estabeleceu como princípio básico a plena liberdade de qualquer cidadão para associar-se, exercer qualquer profissão e praticar qualquer ato, não proibido por lei. Art. 5º....
Alternativas para renegociação dos contratos
A pandemia ocasionada pelo Coronavírus e a imposição de quarentena à população e limitação na circulação de pessoas caracteriza-se como caso fortuito e força maior e que pode ser invocado para renegociar os contratos.
Recomendação trata de ações de falência durante pandemia
Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou, na 307ª Sessão Ordinária nesta terça-feira (31/3), orientações para todos os juízos com competência para julgamento de ações de recuperação judicial em decorrência dos impactos dos econômicos do Covid-19. Entre
COVID-19 - Alternativas Legais para salvar sua empresa e o emprego dos seus funcionários. WEBINAR
Desde o início da pandemia e imposição da quarenta pelos governos Municipais, Estaduais e Federal, a preocupação com a economia tem sido terra fértil para o surgimento de incontáveis Projetos de Lei, Decretos, Medidas Provisórias, Portarias, Provimentos e
Transformando impostos em doações
Qualquer pessoa ou empresa no Brasil pode destinar recursos de seu imposto de renda para os projetos sociais aprovados. Veja como é simples:
Disputa por nome comercial leva igrejas a iniciarem Batalha Judicial
Similaridade e confusão entre nomes pode justificar intervenção do poder judiciário.
Concorrência Desleal: Construtora Ipê Ltda não consegue anular registro de marca da Ypê Engenharia Ltda.
A 4ª turma do STJ negou provimento a recurso impetrado pela Construtora Ipê contra a Ypê Engenharia, que alegava concorrência desleal pela colidência. Entenda porque.
Nova legislação de franquias é aprovada pelo Senado Federal e segue para sanção presidencial.
Plenário do Senado aprovou o PLC 219/15, que dispõe sobre o sistema de franquia empresarial pelo qual um franqueador autoriza, por meio de contrato, um franqueado a utilizar marcas e outros objetos de propriedade intelectual.
Proprietário de Indústria Mecânica e Tratamento Térmico É Absolvido Por Crime de Sonegação de Contribuições Decorrente de Dificuldades Financeiras da Empresa
Por unanimidade a 8ª turma do TRF da 4ª região deu provimento a apelação criminal e absolveu empresário do crime de sonegação de contribuições previdenciárias ao considerar que a empresa enfrentava dificuldades financeiras.
Tinder condenado por não remover perfil falso
Com a decisão, o magistrado explica que não se trata de censura à informação ou violação à liberdade de expressão, mas sim de violação ao direito de imagem individual de um cidadão.
Vínculo empregatício entre o aplicativo Uber e motoristas
De acordo com recente decisão, a 2ª Vara do Trabalho de Campinas, do TRT da 15ª Região, condenou o aplicativo de transporte Uber a pagar R$ 10 mil em danos morais a um trabalhador que acionou a empresa na justiça.
Não Compete Ao Judiciário Fazer Questionamentos a Despeito Termos De Acordo Extrajudicial
Com base em recente decisão unânime dos magistrados, Processo Nº 1000015-96.2018.5.02.0435, segundo o TST, a atuação da Justiça deve ser binária, assim, o Judiciário só tem duas opções em casos semelhantes, que seria de homologar ou não homologar o acordo
À Luz Do Princípio Da Socioafetividade: Vínculo Afetivo Autoriza Flexibilização de Regra Legal Mínima De Idade Para Adoção
Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça, concluiu ser possível flexibilizar à luz do princípio da socioafetividade, a exigência de pelo menos 16 anos de diferença entre adotante e adotando, requisito previsto no artigo 42, parágrafo 3º, do ECA.
À Luz Do Princípio Da Socioafetividade: Vínculo Afetivo Autoriza Flexibilização de Regra Legal Mínima De Idade Para Adoção
Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça, concluiu ser possível flexibilizar à luz do princípio da socioafetividade, a exigência de pelo menos 16 anos de diferença entre adotante e adotando, requisito previsto no artigo 42, parágrafo 3º, do ECA.
Empresa Licenciada Não Poderá ter Acesso À Propriedade Tecnológica de Licenciadora Decorrente de Inadimplemento.
Em recente decisão, Processo Nº 2208262-91.2018.8.26.0000, com base na Lei 9.279/1996, a 1ª Câmara de Direito Empresarial do TJSP, negou acesso de uma empresa do ramo agroindustrial ao sistema de rastreamentoe controle de sementes.
Empresa De Transporte Marítimo “C. N. Paoloro Eireli EPP” Deverá Indenizar Marca de Luxo “Louis Vuitton Malletier” Por Importação De Produtos Falsificados
Colegiado entendeu que empresas responsáveis por agenciamento de importação e transporte marítimo é responsável por importação de produtos falsificados, ainda que a importação tenha sido realizada a pedido de terceiro.