Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br
Artigo Selo Verificado Destaque dos editores

Investimentos diretos brasileiros na América Latina

Exibindo página 4 de 4
Agenda 11/09/2019 às 16:00

4.  Considerações finais

Os investimentos diretos são a forma mais relevante de internacionalização produtiva. A proliferação de empresas transnacionais está intrinsecamente relacionada aos IEDs, os quais, durante muito tempo, eram originários apenas dos países desenvolvidos. O crescimento pujante de alguns países periféricos, somado à estagnação dos países ricos, possibilitou que grandes grupos empresariais de nações emergentes iniciassem processo relevante de internacionalização mediante investimentos diretos no exterior.

Os investimentos diretos brasileiros no exterior constituem, como no caso de muitos outros emergentes, fenômeno ainda incipiente. Embora a internacionalização produtiva das companhias brasileiras possa ser identificada em casos da década de 1970, pode-se considerar que esse processo tornou-se relevante, ainda que em situação adversa, apenas depois da abertura econômica promovida durante o governo Collor.

Conforme verificado no decorrer do trabalho, as multinacionais brasileiras optam pelo investimento no exterior por razões diversas, entre as quais se destacam: diversificação de riscos, o uso de vantagens específicas e antecipação à concorrência. No caso dos investimentos direcionados aos países da América Latina, o uso de vantagens específicas (técnicas e econômicas) e a antecipação à concorrência são os principais determinantes do investimento direto de empresas brasileiras.

Alguns países da América Latina constituem destinos relevantes de investimentos brasileiros no exterior. Argentina, Uruguai, Colômbia, Chile e México podem ser considerados hospedeiros importantes de empresas multinacionais brasileiras, mesmo se considerado todo o universo de países receptores de investimentos diretos brasileiros.

Os países que mais atraem investimentos brasileiros na região são dois membros do Mercosul: Argentina e Uruguai. A proximidade geográfica, o arcabouço institucional da União Aduaneira, as semelhanças culturais, o intenso e tradicional fluxo comercial são os aspectos que determinam essa posição de destaque dos dois países. O Paraguai, apesar de membro do Mercosul, apresenta mercado interno pouco atrativo, instabilidade política e institucional, bem como ausência de recursos naturais relevantes em seus território, características que não favorecem os investimentos diretos de empresas estrangeiras.

Em linhas gerais, pode-se afirmar que os investimentos diretos brasileiros na América Latina apresentam tendência de crescimento e de diversificação. Em análise prospectiva, a entrada da Venezuela no Mercosul, combinada com o potencial energético e com o mercado consumidor relativamente afluente do novo membro do bloco, pode favorecer a política de investimentos brasileiros para toda região norte do subcontinente, o que alteraria substancialmente as características dos aportes brasileiros na América do Sul.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos


5. Bibliografia:

ALÉM, A. C., e C. E. CAVALCANTI "O BNDES e o Apoio à Internacionalização das Empresas Brasileiras: Algumas Reflexões". Revista do BNDES, 12 (24): 43–76, dez, 2005.

BAUMAN, R. CANUTO, O.e GONÇALVES, R. “Teorias do investimento internacional”. In: Economia Internacional: teoria e experiência brasileira, cap.10. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

CASTELLS, MANUEL. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

CELLI JÚNIOR, Umberto. “Teoria geral da integração: em busca de um modelo alternativo” in Blocos econômicos e integração na América Latina, África e Ásia, Editora Juruá, 2006.

CHESNAIS, François. “A empresa multinacional hoje”. In: A Mundialização do Capital. São Paulo: Xamã. Cap.3, 2003.

CORREA, Daniela e LIMA, Gilberto Tadeu (2008). “O comportamento recente do investimento direto brasileiro no exterior em perspectiva”. Revista de Economia Política. [online], v. 28, n. 2, p. 249-268.

GILPIN, Robert.  “As empresas multinacionais e o desenvolvimento econômico” In: A Economia Política das Relações Internacionais, cap. 6. Brasília: Universidade de Brasília, 2002.

______ O desafio do capitalismo global: a economia mundial no século 21. São Paulo: Record, 2004.

GISBERT, Carlos D. Mesa. “Bolívia e Brasil: os meandros do caminho” In: Política Externa, vol. 20, n.º 2, set/out/nov, 2011

GUEDES, Ana Lúcia. “Internacionalização de empresas como política de desenvolvimento: uma abordagem da diplomacia triangular” in Revista de Administração Pública, vol. 40, n.º 3, maio/junho de 2006.

LUSSIEU da SILVA, Maria. “A inserção internacional das grandes empresas nacionais” In: Internacionalização e desenvolvimento da indústria no Brasil, São Paulo: UNESP, 2006.

SOUZA, Nivaldo. “Brasil econômico, Gerdau exportará aço pelos Estados”, 19, 20 E 21 DE AGOSTO, 2011, ANO 3,  N.º 499.

TAVARES, Márcia. “Investimento brasileiro no exterior: panoramas e considerações sobre políticas públicas” in: Serie Desarrollo Productivo, n.º 172, Cepal, 2006.

OLIVEIRA, Amâncio Jorge de e PFEIFER, Alberto. “O empresariado e a política exterior do Brasil” In: Relações Internacionais do Brasil: temas e agendas. São Paulo: Saraiva, 2006.

Sobre o autor
Mauro Kiithi Arima Junior

Bacharel em Direito e Relações Internacionais pela USP. Especialista em Direito Político, Administrativo e Financeiro pela FD USP. Especialista em Política Internacional pela FESPSP. Mestre em Direito Internacional pela USP. Doutor em Direito Internacional pela USP. Advogado, professor e consultor jurídico.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

KIITHI, Mauro Arima Junior. Investimentos diretos brasileiros na América Latina. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 24, n. 5915, 11 set. 2019. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/72715. Acesso em: 22 nov. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!