Capa da publicação A tutela do consumidor superendividado e o princípio da dignidade da pessoa humana
Artigo Destaque dos editores

A tutela do consumidor superendividado e o princípio da dignidade da pessoa humana

Exibindo página 5 de 5
Leia nesta página:

6 CONCLUSÃO

Por todo o exposto, conclui-se que o crédito no decorrer de toda a história das sociedades funcionou como grande mola propulsora do desenvolvimento econômico e inclusão social. No entanto, ao mesmo tempo em que funciona como mecanismo de desenvolvimento e inclusão, quando consumido de forma irrestrita e irrefletida, tem consequências desastrosas para o consumidor.

Assim, restou evidenciado que o acesso ao crédito tem repercussões tanto positivas e negativas, sendo o fenômeno do superendividamento do consumidor nas sociedades modernas capitalistas a principal concretização da feição negativa do consumo desmedido ao crédito.

No Brasil, o fenômeno do superendividamento começa a ser delineado a partir do advento do Plano Real. A estabilização dos preços muda os rumos da economia do país e, sobretudo, da atuação das instituições financeiras e comércio em geral, que buscam lucratividade.

O crédito passa a ser oferecido de forma ostensiva, irrestrita, rápida e fácil. Consumir a crédito, seja através de cartões de crédito, cheque-especial, compras parceladas no comércio varejista (carnê), crédito consignado, empréstimos e outras inúmeras formas de financiamento, torna-se senso comum no país consolidando a cultura do endividamento.

Restou defendido que tal fenômeno contou no Brasil com atuação decisiva tanto dos fornecedores de crédito quanto do Estado. Os primeiros mediante promoção de publicidade ostensiva, abusiva e consolidando o fornecimento de crédito de forma maciça e sem critérios. O segundo, por sua vez, através da omissão diante da completa falta de controle preventivo e repressivo para tutela do consumidor superendividado.

Diante deste contexto, este trabalho defendeu que a abusividade, seja no âmbito da publicidade agressiva e enganosa ou mediante a exorbitância de cobrança de juros pelas instituições financeiras, é fato institucionalizado no Brasil, constituindo um dos grandes motivadores da fenomenologia do superendividamento no país.

Neste sentido, adotando o conceito trazido por Cláudia Lima Marques (2006, p. 14), sendo o fenômeno do superendividamento a "impossibilidade global do devedor-pessoa física, consumidor, leigo e de boa-fé, de pagar todas as suas dívidas atuais e futuras de consumo", desenvolveu-se, nesta monografia, a partir de estudo sobre o perfil do superendividado brasileiro, formas de tratamento encontradas na doutrina e na legislação comparadas, a evidência de que a situação de superendividamento leva a perda da dignidade, é ameaça a manutenção do mínimo existencial e, como tal, merece tratamento e tutela especial.

Mereceu destaque nesta monografia o estudo da constitucionalização do direito civil que, atribuindo nova roupagem à forma de tratamento das relações obrigacionais, uma vez que inseriu no direito privado princípios e valores constitucionais tendo em vista, principalmente, a proteção e desenvolvimento da pessoa humana, embasa a tutela do consumidor superendividado.

Tutelar, no contexto desta obra, é o mesmo que proteger, amparar e defender. O consumidor superendividado merece a tutela do Estado e tal prerrogativa é dever diante do paradigma maior do princípio da dignidade da pessoa humana, contemplado no Art. 1º da Constituição Federal.

Defendeu-se a criação de práticas de prevenção ao superendividamento, ainda na fase pré-contratual, além de repressão diante de situações de abusividade e vantagem manifestamente excessiva ao consumidor. Para tanto, defendeu-se, em análise de direito comparado europeu, a aplicação dos deveres de renegociação, cooperação e conciliação.

E daí emergiu a importância de criação de legislação especifica para tratamento do fenômeno no Brasil.

No prisma da atuação do Estado-Juiz restou evidenciado que já existem posicionamentos favoráveis à tutela do consumidor superendividado no país, pelo que, tais posicionamentos, ainda tímidos e restritos à algumas regiões, devem ser repetidos em todas as jurisdições nacionais.

Portanto, tutelar o consumidor superendividado significa dar efetividade à justiça social contemplada pela Constituição Federal do Brasil que privilegia o princípio da dignidade da pessoa humana.


REFERÊNCIAS

BARCELLOS, Ana Paula de. A eficácia jurídica dos princípios constitucionais: o princípio da dignidade da pessoa humana. 2. ed. ampl. rev. e atual. Rio de Janeiro: Renovar, 2008.

BELIK, Walter. Estabilização econômica e inadimplência do consumidor. Centro de tecnologia do varejo do SENAC. São Paulo, 2001.

BERTONCELLO, Karen Rick Danilevicz; LIMA, Clarissa Costa de. Superendividamento Aplicado. Aspectos Doutrinários e Experiência no Poder Judiciário. Rio de Janeiro: GZ Editora, 2010.

______Adesão ao projeto conciliar é legal – CNJ: Projeto-piloto: tratamento das situações de superendividamento do consumidor. Revista de Direito do Consumidor. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.

BOLSON, Simone Hegele. O direito de arrependimento nos contratos de crédito ao consumidor. Revista de Direito do Consumidor, São Paulo: Revista dos Tribunais, nº. 64, p. 166-202, out./dez, 2007.

CARPENA, Heloísa; CAVALLAZZI, Rosângela Lunardelli. Superendividamento: proposta para um estudo empírico e perspectiva de regulação. In: MARQUES, Cláudia Lima; CAVALLAZZI, Rosangela Lunardelli (Coord.). Direitos do consumidor endividado: superendividamento e crédito. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006, p. 310-344.

COMPARATO, Fábio Konder. Afirmação histórica dos direitos humanos. São Paulo: Saraiva, 2001.

CONSALTER, Rafaela. O Perfil Do Superendividado no Estado do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. 2008. [Internet] Artigo in Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul.Disponível emhttp://www.adpergs.org.br/restrito/arq_artigos28.pdf.Acesso 11/04/2010.

______; Novas Tendências da Atuação da Defensoria Pública na defesa do consumidor necessitado. In: MARQUES, Cláudia Lima; CAVALLAZZI, Rosangela Lunardelli (Coord.). Direitos do consumidor endividado: superendividamento e crédito. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006, p. 355-370.

COSTA, Geraldo de Faria Martins da. Superendividamento: a proteção do consumidor de crédito em direito comparado brasileiro e francês. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

______; O Direto do Consumidor endividado e a Técnica do Prazo Reflexão. Revista de Direito do Consumidor, São Paulo: Revista dos Tribunais, vol. 43, 2002.

FARIAS, Cristiano Chaves de. Direito Civil: Teoria Geral. Rio de Janeiro: Editora Lumem Juris, 2005.

______. Direito das Obrigações. Rio de Janeiro: Editora Lumem Juris, 2008.

FERNANDES, Carolina Curi. O princípio da boa-fé objetiva e a relativização da força obrigatória dos Contratos. Monografia Conclusão de Curso (Graduação em Direito). 2005. Faculdades Jorge Amado. Salvador-Bahia.

FRADE, Catarina; MAGALHÃES, Sara. Sobreendividamento, a outra face do crédito. In: MARQUES, Cláudia Lima; CAVALLAZZI, Rosangela Lunardelli (Coord.). Direitos do consumidor endividado: superendividamento e crédito. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006, p. 23-43.REVISTA DE DIREITO DO CONSUMIDOR VOL. 43

GERRA, Sidney; EMERIQUE, Lilian Marcia Balmant.O Princípio da Dignidade da Pessoa Humana e o Minimo Existencial. Revista da Faculdade de Direito de Campos, Ano VII, nº 9, Dezembro de 2006.

GIANCOLI, Brunno Pandori. O Superendividamento do Consumidor como Hipótese de Revisão dos Contratos de Crédito.São Paulo: Editora Verbo Jurídico, 2008.

HONÓRIO, Cláudia. O Olhares sobre o mínimo existencial em Julgados Brasileiros. 2009. Dissertação (Mestrado em Direito), Universidade Federal do Paraná.

IDEC. Estudo sobre o Crédito e Superendividamento dos Consumidores dos Países do Mercosul. Superendividamento no Brasil. São Paulo. Dezembro/2008.

LEITÃO MARQUES, Maria Manuel. O endividamento dos consumidores. Coimbra: Almedina, 2000.

LOPES, José Reinaldo de Lima. Prefácio. In: MARQUES, Cláudia Lima; CAVALLAZZI, Rosangela Lunardelli (Coord.). Direitos do consumidor endividado: superendividamento e crédito. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006, p. 5-9.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

MARQUES, Cláudia Lima. Sugestões para uma Lei sobre o tratamento do superendividamento de pessoas físicas em contratos de crédito ao consumo: proposições com base em pesquisa empírica de 100 casos no Rio Grande do Sul. Revista de Direito do Consumidor, São Paulo: Revista dos Tribunais, nº. 55, p. 11-52, jul./set. 2005.

______; Contratos no Código de Defesa do Consumidor: o novo regime das relações contratuais. 4. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

______; CAVALLAZZI, Rosangela Lunardelli (Coord.). Direitos do consumidor endividado: superendividamento e crédito. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006.

MARTINS-COSTA, Judith e BRANCO, Gerson Luiz Carlos. Diretrizes Teóricas do Novo Código Civil Brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2002. REVISTA DE DIREITO DO CONSUMIDOR VOL. 43

Moraes, Alexandre de. Constituição do Brasil Interpretada e Legislação Constitucional. 3. ed., São Paulo: Atlas, 2004.

NEGREIROS, Tereza. Teoria do Contrato: Novos Paradigmas. São Paulo: Renovar, 2002.

NOBRE JÚNIOR, Edilson Pereira. O direito brasileiro e o princípio da dignidade da pessoa humana. Revista de Direito Administrativo, Rio de Janeiro, n. 219, jan./mar. 2000.

PERLINGIERI, Pietro. Perfis do Direito Civil-introdução ao direito civil constitucional. Tradução de Maria Cristina de Cicco. 2. ed., Rio de Janeiro: Renovar, 2002.

PRADO, Alessandro Martins. O Princípio da Dignidade da Pessoa Humana nas relações de consumo: Votos pela criação de uma lei especial de proteção ao consumidor superendividado no ordenamento jurídico brasileiro. In: BN Jurídica, São Paulo [Internet]. Disponível em http://www.bahianoticias.com.br/justica/artigo/68,o-principio-da-dignidade-da-pessoa-humana-nas-relacoes-de-consumo.html. Acesso em 04/02/2010.

Rocha, Silvio Luiz Ferreira da. Curso Avançado de Direito Civil. Volume 3: Contratos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

SAMPAIO, Laerte Marrone de Castro. A Boa-fé objetiva na relação contratual. São Paulo: Manole, 2004.

SANTOS, Brenda Schneider. O Superendividado e o Controle do Empréstimo Consignado. 2008. Artigo Conclusão de Curso (Graduação em Direito),Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

SANTOS, Cláudio Sinoé Ardenghy dos. Superendividamento: A Fragilidade do Consumidor. In: Boletim Jurídico [Internet]. Disponível em http://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=924. Acesso em 20/03/2010.

SARLET, Ingo Wolfgang. Direitos fundamentais sociais, mínimo existencial e direito privado. Revista de Direito do Consumidor, São Paulo: Revista dos Tribunais, nº. 61, p. 90-125, jan./mar. 2007.

______ FIGUEIREDO, Mariana Filchtiner. Reserva do possível, mínimo existencial e direito à saúde: algumas aproximações. Direitos Fundamentais & Justiça,Porto Alegre, ano 1, n. 1, out./dez. 2007.

SARMENTO, Daniel. Direitos Fundamentais e Relações Privadas.Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2004.

SILVA, José Afonso da. Poder constituinte e poder popular. São Paulo: Malheiros,2000.

STUMER, Antonio Bertram. Banco de Dados e Habeas Data no Código do Consumidor. Revista de Direito do Consumidor 01, mar 1992. São Paulo: RT.

TEPEDINO, Gustavo. Temas de Direito Civil. 3. ed., Rio de Janeiro-São Paulo-Recife: Renovar, 2004.

TIMM, Luciano Benetti. O superendividamento e o direito do consumidor. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, 34, 02/11/2006 [Internet]. Disponível emhttp://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=1330. Acesso em 11/04/2010.

TORRES, Ricardo Lobo. O mínimo existencial e os direitos fundamentais. Revista de Direito Administrativo, Rio de Janeiro, n. 177, jul./set. 1989.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Carolina Curi Fernandes Martinez

Advogada em Salvador-BA.Graduada pela UniJorge. Pós-graduada em Direito Civil e Direito do Consumidor pelo Curso Juspodivm-Bahia.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

MARTINEZ, Carolina Curi Fernandes. A tutela do consumidor superendividado e o princípio da dignidade da pessoa humana. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 15, n. 2619, 2 set. 2010. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/17312. Acesso em: 25 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos