Sentenças manipulativas do direito italiano e a ADI 4.650 sobre financiamento de campanhas

20/11/2014 às 16:37
Leia nesta página:

Em meio a debates sobre financiamento de campanhas e o julgamento da ADI 4.650, um ponto de suma importância parece ter sido deixado em segundo plano. Trata-se da técnica de decisão a ser utilizada pelo STF.

É cediço que tramita no Supremo Tribunal Federal a ADI 4.650 onde o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) questiona a atual legislação que disciplina o financiamento de partidos políticos e campanhas eleitorais (Leis 9.096/1995 e 9.504/1997).

Na referida ADI, são atacados dispositivos da Lei das Eleições (Lei 9.504/1997) e Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/1995), que tratam de contribuições de pessoas jurídicas e pessoas físicas para campanhas.

Iniciado em dezembro de 2013 o julgamento encontra-se suspenso por pedido de vista do Ministro Gilmar Mendes. 

Votaram pelo fim das doações os ministros Luiz Fux, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso, Marco Aurélio Mello, Ricardo Lewandowski e Joaquim Barbosa. O ministro Teori Zavascki, ao revés, votou em sentido contrário.

Não se busca no presente artigo discutir o mérito da questão, mas sim um ponto que, embora de suma importância, parece ter sido deixado em segundo plano. Trata-se da técnica de decisão a ser utilizada no caso em comento.

Conforme o pleito feito pela entidade busca-se a declaração de inconstitucionalidade de inúmeros dispositivos. Todavia, guarda pertinência o item e.5 do pedido: 

"e.5 - seja instado o Congresso Nacional a editar legislação que estabeleça (1) limite per capita uniforme para doações a campanha eleitoral ou a partido por pessoa natural, em patamar baixo o suficiente para não comprometer excessivamente a igualdade nas eleições, bem como (2) limite, com as mesmas características, para o uso de recursos próprios pelos candidatos em campanha eleitoral, no prazo de 18 (dezoito) meses, sob pena de atribuir-se ao Eg. Tribunal Superior Eleitoral - TSE a competência para regular provisoriamente a questão."

Em outras palavras, após a declaração de inconstitucionalidade pleiteada, tendo em vista o vazio normativo gerado, OAB requer, no caso de mora do Congresso Nacional, que o TSE regule provisoriamente a questão.  

O mencionado pedido tem íntima relação com as sentenças manipulativas presentes no Direito italiano. Especificamente, trata-se de uma sentença manipulativa substitutiva. Vejamos. 

Muito embora exista uma grande divergência acerca da classificação das decisões manipulativas, há um relativo consenso na doutrina estrangeira (sobretudo italiana e portuguesa) no sentido de considerar a sentença manipulativa substitutiva como um tipo de técnica singular com características bem definidas. 

Carlos Blanco de Morais e Roberto Romboli, por exemplo, afirmam que a sentença substitutiva ocorre em dois momentos (2013, p.136). Isto é, em um primeiro momento a Corte declara a norma inconstitucional (fase demolitória ou abblativa), de modo que se cria um vazio no ordenamento. Ante tal fato, o Tribunal, de forma criativa, determina a regra que irá reger a matéria ocupando aquele espaço de acordo com as normas constitucionais (fase reconstrutiva), sempre seguindo a diretriz cunhada por Crisafulli "a rime obbligate" (sentenza, n. 15, Corte Costituzionale, 1969) até que o Legislativo o faça. 

São requisitos para utilização de sentença substitutiva: i) disposição "a rime obbligate" decorrente do texto constitucional; ii) criação de perigosa lacuna que não possa esperar pela atuação do legislador; iii) atuação para preservação da completude do ordenamento.

Podemos citar a Sentenza nº 409/1989 (ISRAEL, 2011). Nesse julgado, a Corte declarou inconstitucional norma que previa pena de dois a quatro anos de prisão para o militar que se recusasse a prestar serviço por razões de consciência, por considerar que, à luz do princípio da igualdade, esse crime era equiparável ao delito do militar que faltasse à chamada sem motivo, o qual era sancionado com uma pena de seis meses a dois anos. Logo, na parte reconstrutiva da sentença, a Corte substituiu a pena mais gravosa pela pena menos gravosa.

Outro julgado dessa natureza é a Senteza nº 145/95, também da Corte Costituzionale italiana. Nessa decisão, o Tribunal, em atenção ao princípio da laicidade do Estado, suprimiu uma fórmula de juramento contida na Lei Processual Civil que invocava a Pessoa Divina, a qual foi substituída por outra, invocatória da República e dos seus valores, fixada na própria decisão (ISRAEL, 2011).

Também na própria jurisprudência do STF é possível visualizar tal tipo de decisão (ISRAEL, 2011). Podemos citar o julgamento da ADI-MC2.332/DF, relatoria Ministro Moreira Alves.

Discutia-se, na oportunidade, a validade do art. 15-A do Decreto-Lei nº 3.365, de 21 de junho de 1941, alterado por medida provisória.

A Corte, ao apreciar o pedido de liminar, acabou por declarar a inconstitucionalidade da norma na parte em que previa que os juros compensatórios incidem sobre a diferença entre o preço ofertado em juízo e o valor indenizatório fixado na sentença, em vez de prever que os juros compensatórios incidam sobre a diferença entre 80% do preço ofertado em juízo e o valor do bem fixado na sentença. Segue a ementa do julgado:

EMENTA – Ação direta de inconstitucionalidade. Artigo 1º da Medida Provisória nº 2.027-43, de 27 de setembro de 2000, na parte que altera o Decreto-Lei nº 3.365, de 21 de junho de 1941, introduzindo o artigo 15-A, com seus parágrafos [...] Quanto à base de cálculo dos juros compensatórios contida também no caput desse artigo 15-A, para que não fra o princípio constitucional do prévio e justo preço, deve-se dar a ela interpretação conforme à Constituição, para se ter como constitucional o entendimento de que essa base de cálculo será a diferença eventualmente apurada entre 80% do preço ofertado em juízo e o valor do bem fxado na sentença. [...] Deferiu-se em parte o pedido de liminar, [...] para dar ao fnal desse caput interpretação conforme à Constituição no sentido de que a base de cálculo dos juros compensatórios será a diferença eventualmente apurada entre 80% do preço ofertado em juízo e o valor do bem fxado na sentença [...] (ADI 2332 MC, Relator(a): Min. MOREIRA ALVES, Tribunal Pleno, julgado em 5/9/2001, DJ 2/4/2004 PP-00008 EMENT VOL-02146-02 PP-00366).

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Do escorço feito, não resta dúvida que o pedido do CFOAB constitui-se em prolação de sentença manipulativa substitutiva.

O STF vem se valendo de sentenças manipulativas, sobretudo aditivas (vide caso de Demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol), utilizando a nomeclatura de interpretação conforme ou declaração de inconstitucionalidade parcial sem redução de texto, sem a necessária sistematização. 

Não se trata de afirmar que o Supremo não possui legitimidade para prolatá-las.  Pelo contrário. Assim como na Itália, a omissão histórica do legislador prejudica a estabilidade democrática, de modo que uma atuação criativa da Corte surge como consequência natural da evolução do Direito, em prol da unidade do ordenamento e da eficácia constitucional. Ademais, é evidente que o ultrapassado paradigma de legislador negativo proposto por Kelsen não mais se sustenta no Constitucionalismo hodierno, diante dos inúmeros conceitos indeterminados, ambiguidades e contradições inerentes aos textos  constitucionais do pós-guerra, que, muitas vezes, são extremamente analíticos e programáticos (STRECK, 2013, p. 746/772). 

O que aqui se busca fomentar é a necessidade de uma análise crítica por parte da doutrina, tanto do fenômeno da inconstitucionalidade por omissão quanto das sentenças manipulativas. 

Na quadra atual em que o papel da Corte Suprema se encontra potencializado pela frequente judicialização de questões políticas, torna-se extremamente relevante a criação de uma Teoria da Decisão Judicial com o objetivo de evitar que a Constituição perca sua eficácia diante dos conflitos institucionais que podem ser causados por uma atuação decisicionista sem critérios bem definidos. 

Referências

ARCIDIACONO, L.; CARULLO, A.; CASTORINA, E. Diritto Costituzionale.  2a Ed. CEDAM,  2013. 

ISRAEL, Lucas Nogueira.  O Paradigma do Legislador Negativo e as Decisões Manipulativas com Efeitos Aditivos: por uma conformação constitucionalmente adequada. Revista da PGBC, v 5, n 2, dez 2011. 

MALFATI, Elena.; PANIZZA, Saulle.; ROMBOLI, Roberto.  Giustizia Costituzionale. 4a Ed, Giappichelli Editore, Torino, 2013. 

MORAIS, Carlos Blanco de. As sentenças com efeitos aditivos. In: MORAIS, Carlos Blanco de (Coord.). As sentenças intermédias da justiça constitucional. Lisboa: AAFDL, 2009.

NETO, Cláudio P. Souza; FILHO, Ademar Borges de Sousa. Raposa Serra do Sol expõe limites às sentenças aditivas. Disponível em: < http://www.conjur.com.br/2013-mar-07/raposa-serra-sol-expoe-limites-producao-sentencas-aditivas >. Acesso em: 21 novembro de 2013;

ROMBOLI, Roberto. El Control de Constitucionalidad de las leyes in Italia. Disponível em: < http://www.juridicas.unam.mx/publica/librev/rev/trcons/cont/4/est/est7.pdf > Acesso em: 22 novembro de 2013; 

STRECK, Lenio Luiz. Jurisdição Constitucional e Decisão Jurídica. RT. 2013.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos