O melhor local para ressocializar os delinquentes

Leia nesta página:

Que haja leis punitivas, mas normas que priorizem a educação, desde os primeiros anos de vida do novo cidadão. E para que aconteça, o Estado deve priorizar e investir nela.

No Brasil, o jovem poderia ser delinquente na rua ou em qualquer instituição. Por quê? Porque no Brasil não há, como na Suíça, Suécia, Holanda, Japão, compromisso com a formação psíquica de cada cidadão à civilidade.

O Brasil ainda possui a máxima da mentalidade dos senhores feudais, absolutistas, ditadores. Tanto é que se ouve, ainda, infelizmente, "Sabe com quem tá falando?", sem a menor consciência de que se perpetua a condição de senhores e escravos, ou párias.

Os brasileiros, por séculos, foram mantidos como bois em currais, isto é, obedeça ou sofra as consequências. Apesar das Repúblicas que o Brasil teve, ainda assim, os cidadãos brasileiros desconhecem o que seja. Delegam poderes soberanos (art. 1º,parágrafo único, da CF), mas não querem responsabilidades para eles mesmos, afinal, "Os 'homens' é que mandam".

O processo histórico - eugenista e darwinista - não esconde a face cruel que subjuga os menos dotados de particularidades nobres, como nome e sobrenome, posição hierárquica social, poder econômico. Apesar dos pequenos avanços sociais, o Brasil ainda se assemelha com o seu passado ignóbil. Não é fato fictício o que falo, pois é só analisar os acontecimentos durante às eleições deste ano como, por exemplo, a figura do eleitor nordestino como "burro", por ter votado em Dilma Rousseff.

E o que dizer das cotas para os afrodescendentes? Ainda causam vômitos àqueles que professam "superioridade" genética. Na contextualidade atual, formada pela preparação durante o Golpe Militar (1964 a 1985) e os treinamentos dos presos políticos aos presos comuns, de táticas de guerrilha, o poder paralelo (tráfico em geral) ameaçador ao Estado de direito, às instituições democráticas, aos direitos humanos, exigem que o Estado aja com o poder e recursos que tem. Cientificamente, jovens podem ser ressocializados, mas, para isso, se faz necessário tanto instituições quanto o comportamento cultural. E nossa cultura é corrupta, doa a quem doar. As manifestações de junho de 2013 foram um esforço, e atuação democrática, do povo diante das corrupções políticas. Todavia, passado a ebulição sanguínea saturada de adrenalina, ainda se presencia várias transgressões às leis democráticas, que vão desde obtenção de habilitação de trânsito terrestre até favorecimentos para agilizar processos.

É o sistema, cultural, a causar as mais nefastas atitudes no Brasil. A antiga classe média, pois há a nova classe média, já atua na criminalidade. Será? Atuava há décadas. A diferença é que nesta Constituição, a liberdade de imprensa é mais aplicada que nas anteriores. Por quê? Porque o mundo, depois da queda do Muro de Berlim, e consequentemente o término da Guerra Fria, e proliferações de terroristas, os direitos humanos nunca foram tão exigidos - e liberdade de imprensa é um direito humano - mundialmente. Tanto é verdade, que governos foram dissolvidos, derrubados.

A sociedade brasileira quer redução da maioridade penal. Mas o que adianta encarcerar se não há ressocialização? E mesmo que fosse aplicada a redução da maioridade penal, ao sair de seu confinamento e ter o direito de locomoção, o que o cidadão encontraria na sociedade brasileira, senão a timbrada corrupção e soberba fidalga. Não adianta aplicar leis punitivas, enquanto não houver mudanças estruturais no comportamento individual. Se punição é o norte, e o norte é infalível, por exemplo, os EUA, com suas penas de morte, não teriam homicidas potenciais.

Que haja leis punitivas, mas normas que priorizem a educação, desde os primeiros anos de vida do novo cidadão. E para que aconteça, o Estado deve priorizar e investir nela. E o que se vê? A estrutura do Estado é usada para favorecimentos pessoais de agentes públicos, em geral. Os princípios da Administração (art. 37, da CF/1988), o chamado LIMPE – legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência – não passam de células mortas em um sistema orgânico (CF/1988). Mas culpá-los, unicamente, é falácia, pois não há corrupção se não há mais de uma pessoa (corrupção ativa e passiva).

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Sérgio Henrique da Silva Pereira

Articulista/colunista nos sites: Academia Brasileira de Direito (ABDIR), Âmbito Jurídico, Conteúdo Jurídico, Editora JC, Governet Editora [Revista Governet – A Revista do Administrador Público], JusBrasil, JusNavigandi, JurisWay, Portal Educação, Revista do Portal Jurídico Investidura. Participação na Rádio Justiça. Podcast SHSPJORNAL

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos