Artigo Destaque dos editores

A eficiência da arbitragem como forma de solução alternativa de conflitos societários

Exibindo página 2 de 2
12/08/2015 às 11:11
Leia nesta página:

6 CONCLUSÃO

A arbitragem, meio eficaz e válido para solução de litígios, principalmente pela celeridade na prestação da justiça, é o sistema pacífico de solução de controvérsias mais adequado para dirimir os eventuais conflitos societários, pois permite às partes escolher árbitros com o conhecimento técnico necessário para decidir a respeito da disputa e determinar o prazo no qual deverá ser resolvida a lide. A confidencialidade, que é inerente ao juízo arbitral, também justifica a escolha desta alternativa de resolução de disputas, aplicando-se não só às Sociedades Anônimas, como também às Sociedades Limitadas.

O instituto arbitral tem natureza jurídica híbrida, pois a legislação prestigia a fase contratual na instituição da arbitragem, destacando a autonomia da vontade na faculdade de opção pela via arbitral e designação da lei aplicável a causas pelas partes, atendidos os limites legais da ordem pública, bons costumes e soberania nacional. Outrossim, também privilegia a natureza jurisdicional do juízo arbitral ao criar o órgão arbitral, abordar a investidura ao árbitro, delinear a sua atuação e o procedimento com as devidas garantias, dando força e eficácia às sentenças arbitrais. É, no sentido teleológico, jurisdição privada cuja finalidade é a pacificação de pessoas e eliminação de conflitos com justiça.

A escolha da arbitragem permite que os conflitos surgidos nos contratos das Sociedades Limitadas sejam discutidos com o necessário sigilo, evitando-se dessa forma que os concorrentes da sociedade afetada pelo litígio tomem conhecimento imediato do problema, o que poderia comprometer desfavoravelmente as sociedades e/ou os seus sócios.

Assim, se a disputa diz respeito a um aspecto controvertido de direito societário, poderão ser escolhidos árbitros que sejam advogados notoriamente especializados nesse segmento do direito para elucidar a questão. Caso a hipótese de solução do impasse envolva uma operação de cessão e transferência de quotas negociada entre o sócio controlador e o sócio minoritário, ou, caso a controvérsia esteja relacionada à determinação do valor das quotas objeto da negociação, poderão ser escolhidos como árbitros auditores, economistas ou consultores especializados que tenham o conhecimento técnico exigido para calcular o valor patrimonial da empresa e o preço correspondente a ser atribuído a essas quotas.

O ordenamento jurídico brasileiro possui as condições necessárias para consagrar a arbitragem como meio alternativo de solução dos conflitos nos contratos das Sociedades Limitadas. A arbitragem proporciona aos sócios a segurança de poder contar com um procedimento rápido e confiável para dirimir as eventuais controvérsias que possam surgir na sociedade ou com os demais sócios dela, otimizando o funcionamento das sociedades, dinâmica (essa) tão necessária na prática da atividade comercial, especialmente na atual globalidade em que se vive.

A sensação que predomina após o estudo da Lei 9.307/96 é a de tratar-se de uma verdadeira revolução em matéria de solução de conflitos, que irrefreavelmente conquistará seu espaço, também, no Brasil.

Acontece que, ainda hoje, muitos levantes contra a arbitragem se devem muito mais à desinformação do que é, efetivamente, esta forma alternativa de resolução de conflitos.

É certo que a questão cultural não é simples de ser vencida e, por isso, demanda esforço redobrado daqueles que já compreenderam e defendem o instituto da arbitragem. A considerar que as características da arbitragem representam, não só realidade e tendência mundial, mas também uma forma eficiente de solução de conflitos, então, pode-se antever que os benefícios do instituto, gradualmente, mostrarão que essa alternativa merece ser levada em consideração e, por conseguinte, ser prestigiada.

Conforme mostra o estudo, os tempos atuais clamam por novas e mais eficazes soluções. O Judiciário encontra-se sobrecarregado diante o grande número de processos protocolados todos os dias, o que mostra que a justiça tem sido cada vez mais procurada e seu acesso facilitado para toda a população, cujos anseios merecem ser atendidos com celeridade.

Muitos destes conflitos levados diariamente ao Judiciário poderiam facilmente ser resolvidos através da arbitragem. Como se percebe, tal mecanismo contribuiria, por via oblíqua, também para a consecução dos objetivos delineados pelo Poder Judiciário na medida em que paulatinamente o desafogaria, permitindo que concentre sua atenção à parcela (ainda significativa) dos conflitos que lhe forem submetidos.

A arbitragem pode ser vista como um instituto cuja razão de ser se compatibiliza com a pacificação dos conflitos igualmente proposta pelo Poder Judiciário, daí porque se conclui que podem caminhar lado a lado, compartilhando experiências e somando resultados eficientes. Para tanto, há que se dirigir à arbitragem o enfoque que merece: como benefício e não problema.

Para alcançar tal intento, entretanto, devemos articular a necessária conscientização em torno do pensamento difundido entre os próprios operadores do Direito, compreendendo juristas em geral, notadamente advogados, magistrados, professores e estudantes de direito.

Tão somente a partir daí nos aproximaremos do ideal almejado, emoldurado por uma nova cultura, cuja imagem central será um caminho em direção à pacificação dos conflitos sociais. Nele não caminham poucos, mas sim muitos, todos implementando mecanismos legitimamente arquitetados com tal propósito. A arbitragem, com certeza, estará entre eles, prestando marcante contribuição, inclusive, senão especialmente, no âmbito dos conflitos societários.


REFERÊNCIAS

 ALMEIDA, Amador Paes de. Manual das socidades comerciais. 6.ed. SãoPaulo: Saraiva, 1991. ANTUNES DA COSTA, Nílton César. Poderes do Árbitro. São Paulo: RT, 2002.

ÁVILA, Humberto. Sistema constitucional tributário. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2006. BOBBIO, Noberto. O positivismo jurídico: lições de filosofia do direito. São Paulo: Ícone, 1995.

BOLZAN DE MORAIS, José Luis; SPENGLER, Fabiana Marion. Mediação e arbitragem: alternativas à jurisdição. 2ª ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.

BRASIL. Código Civil, Código de Processo Civil, Código Comercial, Legislação Civil, Processual civil e Empresarial, Constituição Federal. Organização Yussef Said Cahali. 11. ed. São  Paulo: Revistas dos Tribunais, 2009.

BULGARELLI, Waldirio. Fusões, incorporações e cisções de sociedades. 2.ed.São Paulo: Atlas, 1996.

CATANEO, Maria Rosa. El arbitrage en los conflictos comerciales. Aplicación Profesional  – Doctrina e Jurisprudencia, 21.04.1998.

CAETANEO, Luiz Antunes. Arbitragem e Mediação. São Paulo: Atlas, 2002.

CAPPETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso à justiça. Tradução de Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor, 1993, p.11-12.

CARMONA, Carlos Alberto. Arbitragem E Processo : Um Comentá rio À Lei No . 9.307/96. São Paulo: Editora Atlas, 2004.

CARNEIRO, Athos Gusmão. Jurisdição e competência. São Paulo: Saraiva, 2000.

CARNEIRO DA CUNHA, Leonardo José. Interesse de Agir na Ação Declaratória. Curitiba: Juruá, 2004 CARREIRA ALVIM, José Eduardo. Teoria Geral do Processo. Rio de Janeiro: Forense, 2002.

COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de Direito Comercial: direito de empresa – sociedades. São Paulo: Saraiva. 2010.

DINIZ, Maria Helena. As lacunas no direito. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

FIGUEIRA JÚNIOR, Joel Dias. Arbitragem, Jurisdição e Execução, 2a. Ed., p. 108. São Paulo, RT, 1999.

FIÚZA, Cézar.Teoria Geral da Arbitragem. Belo Horizonte: Del Rey, 1995.

FREITAS CÂMARA, Alexandre. Arbitragem Lei 9.307/96. Rio de Janeiro: Lumen Júris. HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Objetiva: Rio de Janeiro, 2001

GARCEZ, José Maria Rossani. Negociação, ADRs, Mediação, Conciliação e Arbitragem. 2.ed. Rio de Janeiro: Lumen Júris, 2003, p.35.

JUNIOR, Joel Dias Figueira. Arbitragem, Jurisdição E Execução. São Paulo : Revista Dos Tribunais, 1999.

KROETZ,. Tarcísio Araújo. Arbitragem. Conceito e pressupostos de validade. São Paulo: RT, 1997.

Lei das sociedades por ações. Lei nº 6,404, de 15.12.76. 12.ed. São Paulo: Atlas, 1981.

LEITE JÚNIOR, Carlos Antônio Goulart Affectio societatis: na sociedade civil e na sociedade simples, Rio de Janeiro: Forense, p.112, 2006

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

LENZA, Vítor Barboza. Cortes Arbitrais(CA). Goiânia: AB, 1997.

LEMKE, Nardim Darcy. Lacunas no sistema jurídico e as concepções não positivistas da norma. Revista Jurídica: Universidade Regional de Blumenau, Centro de Ciências Jurídicas. Santa Catarina, Ano 9, n. 18, p. 9-40, jul./dez.

LIMA FREIRE, Rodrigo da Cunha. Condições da Ação enfoque sobre o interesse de agir. São Paulo: RT, 2001.

MAGALHÃES, José Carlos de, BAPTISTA, Luiz Olavo. Arbitragem Comercial. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1986.

MAGRO, Maíra, e Zinia Baeta. Guia Valor Econô mico De Arbitragem . São Paulo: Globo, 2004.

MARINONI, Luiz Guilherme. Técnica Processual E Tutela Dos Direitos. São Paulo : Revista Dos Tribunais, 2010.

MARTINS, Pedro A. Batista. Arbitragem No Direito Societá rio . São Paulo : Editora Quartier Latin Do Brasil, 2012.

NERY JÚNIOR, Nelson; NERY, Rosa Maria de Andrade. Código de processo civil comentado e legislação extravagante. 10. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008.

OBINO FILHO, Flávio (Coord.). Mediação e arbitragem: estratégia de desenvolvimento. 2.ed. Porto Alegre: INAMA (Instituto Nacional de Mediação e Arbitragem), 1997.

ORNELAS, Martinho Maurício Gomes de. Avaliação de empresas em processos judiciais: algumas dificuldades e limitações. Anais do XV Congresso Brasileiro de Contabilidade, volume II.

PUCCI, Adriana Noemi. Arbitragem comercial nos países do Mercosul: análise comparativa da legislação, jurisprudência e doutrina dos autores da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai relativas à arbitragem. São Paulo: LTr, 1997.

SANCHEZ, Guilherme Cardoso, e Guilherme Setoguti Pereira. "Sócios Minoritários e a Arbitragem Societária." Guia Valor Econômico. Editora Globo, 26 Apr. 2012. Web. 23 Oct. 2013.

SANTOS, Boaventura de Souza. Para uma revolução democrática da justiça. São Paulo: Cortez, 2007, p. 42-43.

SANTOS, Ricardo Soares Stersi dos. Mercosul e arbitragem: aspectos gerais e algumas possibilidades. Belo Horizonte: Del Rey, 1997.

SILVA, Tania Moura da, SILVA, Selia Gräbner da. Perspectivas da arbitragem frente aos mercados internacionais com enfoque ao Mercosul. Anais do XV Congresso Brasileiro de Contabilidade. Fortaleza, CE, 20 a 25.10.96

STRENGER, Irineu. Arbitragem comercial internacional. São Paulo: LTr, 1996.

TEIXEIRA,  Paulo  César  Moreira,  ANDREATTA,  Rita  Maria  de  Faria  Corrêa.  A  nova  arbitragem: comentários à Lei 9.307/96. Porto Alegre: Síntese, 1997.

TIMM, Luciano Benetti. Arbitragem Nos Contratos: Empresariais, Internacionais E Governamentais.

Porto Alegre: Livr. Do Advogado, 2009

TORRES,  Jasson  Ayres. O  acesso  à  justiça  e  soluções  alternativas.  Porto  Alegre:  Livraria  do Advogado, 2005, p.168.

VILELA, Marcelo Dias Gonç alves . Arbitragem No Direito Societá rio  . Belo Horizonte: Mandamentos Editora, 2004.

OBRAS CONSULTADAS

CAPPI, Antônio; CAPPI, Carlo Crispim Baiocchi. Lógica jurídica: a construção do discurso jurídico 3. ed. Goiânia: UCG, 2004.

FERRAZ  JÚNIOR,  Tércio  Sampaio.  O  problema  das  lacunas  e  a  filosofia  Jurídica  de  MiguelReale. Tércio               Sampaio       Ferraz      Júnior,       São     Paulo,      15     ago.     2006.      Disponível      em <http://www.terciosampaioferrazjr.com.br/?q=/publicacoes-cientificas/10>. Acesso em: 07 out. 2013.

KELSEN, Hans. Teoria pura do direito: introdução à problemática científica do direito. 6. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009.

MAXIMILIANO, Carlos. Hermenêutica e aplicação do direito. 19. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2008. PERELMAN, Chaim. Lógica jurídica. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

REALE, Miguel. Introdução à filosofia. São Paulo: Saraiva, 1988.

SOUZA, Luiz Sérgio Fernandes de. O papel da ideologia no preenchimento das lacunas no direito. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1993.

STRECK,  Lenio  Luiz. Hermenêutica  jurídica  e(m)  crise:  uma  exploração  hermenêutica  da construção do direito. 7. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Katlyn Regina Scheidemantel

Advogada. Graduada pela FAE Business School; Pós-Graduanda “lato sensu” em Direito Empresarial pelo Complexo Educacional Damásio de Jesus; Pós-Graduanda “lato sensu” em Direito Processual Civil pelo Complexo Educacional Damásio de Jesus. Membra do Projeto OAB Vai à Escola. Atuante na advocacia empresarial com foco em pequenas empresas e startups.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

SCHEIDEMANTEL, Katlyn Regina. A eficiência da arbitragem como forma de solução alternativa de conflitos societários. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 20, n. 4424, 12 ago. 2015. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/39709. Acesso em: 28 mar. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos