Sobre o direito a pensão de militares falecidos

01/08/2016 às 15:53
Leia nesta página:

O direito a pensão de militares falecidos foi modificado em 2001. O direito a pensão de militares falecidos foi modificado em 2001. Neste artigo será explicado quem faz jus a receber a pensão e a legislação que regulamenta o assunto.

O direito a pensão de militares falecidos foi modificado em 2001. A Lei nº 3.765, de 04 de maio de 1960 é a que trata sobre as pensões militares, o artigo 7º, em sua redação inicial, trazia o seguinte texto:

“Art 7º - A pensão militar defere-se na seguinte ordem:

I - à viúva;

II - aos filhos de qualquer condição, EXCLUSIVE OS MAIORES DO SEXO MASCULINO, que não sejam interditos ou inválidos; [...].”

Antes de 2001, esta lei beneficiava a viúva e as filhas independente de qualquer condição. Esta Lei trazia o benefício da pensão vitalícia às viúvas, as filhas e os filhos do sexo masculinos inválidos ou interditos. Os filhos de sexo masculino de modo geral só recebiam a pensão até a maior idade.

No ano de 2001, este dispositivo legal foi modificado pela Ação Direita de Inconstitucionalidade (ADIN nº 574-0) e pela Medida Provisória nº 2.131-1. O texto atual do artigo 7º é o seguinte:

“Art. 7o A pensão militar é deferida em processo de habilitação, tomando-se por base a declaração de beneficiários preenchida em vida pelo contribuinte, na ordem de prioridade e condições a seguir:

I - primeira ordem de prioridade:

A) cônjuge;

B) companheiro ou companheira designada ou que comprove união estável como entidade familiar;

C) pessoa desquitada, separada judicialmente, divorciada do instituidor ou a ex-convivente, desde que percebam pensão alimentícia;

D) FILHOS OU ENTEADOS ATÉ VINTE E UM ANOS DE IDADE OU ATÉ VINTE E QUATRO ANOS DE IDADE, SE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS OU, SE INVÁLIDOS, ENQUANTO DURAR A INVALIDEZ;

E) menor sob guarda ou tutela até vinte e um anos de idade ou, se estudante universitário, até vinte e quatro anos de idade ou, se inválido, enquanto durar a invalidez.

II - segunda ordem de prioridade, a mãe e o pai que comprovem dependência econômica do militar;

III - terceira ordem de prioridade:

A) o irmão órfão, até vinte e um anos de idade ou, se estudante universitário, até vinte e quatro anos de idade, e o inválido, enquanto durar a invalidez, comprovada a dependência econômica do militar;

B) a pessoa designada, até vinte e um anos de idade, se inválida, enquanto durar a invalidez, ou maior de sessenta anos de idade, que vivam na dependência econômica do militar."

Portanto hoje quem tem direito a pensão militar está dividido em 3 grupos de prioridades e os filhos terão direito a pensão até os 21 anos de idade ou até os 24 anos se estudantes.

A concessão da pensão aos beneficiários do grupo de prioridade 1, exclui desse direito os beneficiários de prioridade 2 e 3. A pensão poderá ser distribuída em partes iguais entre os beneficiários de prioridade 1, legalmente habilitados.

Resumindo, hoje quem tem direito a pensão militar por falecimento é:

  • Grupo 1:

A) cônjuge;

B) companheiro ou companheira designada ou que comprove união estável como entidade familiar;

C) pessoa desquitada, separada judicialmente, divorciada do instituidor ou a ex-convivente, desde que percebam pensão alimentícia;

D) filhos ou enteados até 21 anos de idade ou até 24 se estudantes universitários,

E) se filhos inválidos, até durar a invalidez

F) menor sob guarda ou tutela até vinte e um anos de idade ou, se estudante universitário, até vinte e quatro anos de idade ou, se inválido, enquanto durar a invalidez.

  • Grupo 2:

a mãe e o pai que comprovem dependência econômica do militar.

  • Grupo 3:

A) o irmão órfão, até 21 anos de idade ou, se estudante universitário, até 24 anos de idade, e o inválido, enquanto durar a invalidez, comprovada a dependência econômica do militar;

B) a pessoa designada, até 21 anos de idade, se inválida, enquanto durar a invalidez, ou maior de sessenta anos de idade, que vivam na dependência econômica do militar.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos