Planos de saúde:entenda as mudanças (parte 1)

31/08/2016 às 17:32
Leia nesta página:

O presente artigo possui a finalidade de prestar informações aos consumidores de planos de saúde.

Foram recentemente editadas pela ANS, 2 (duas) Resoluções Normativas de grande valia para o consumidor, no que tange às relações com as operadoras dos planos de saúde.

Abordaremos em duas publicações, cada uma delas. Assim, entenda as mudanças e conheça seus direitos.

Resolução Normativa 389/2015 (Transparência da Informação)

Através da Resolução Normativa 389/2015 da Agência Nacional de Saúde - ANS, desde Janeiro de 2016, todas as operadoras de planos de saúde devem possuir áreas próprias em seus portais virtuais, contendo informações individualizadas para seus consumidores, de plano de saúde individual/familiar, antigo ou regulamentado, empresarial e coletivo por adesão, bem como para as pessoas jurídicas contratantes de planos coletivos.

Tal medida objetivou ampliar a transparência da informação e garantir ao beneficiário dados relevantes que viabilizem um acompanhamento da utilização de procedimentos realizados ao longo de permanência na operadora.

Assim, a área do beneficiário será um ambiente exclusivo no portal da operadora, de acesso restrito ao consumidor, titular ou dependente, que deverá conter:

1) Informações Cadastrais: Foi ampliada, no sentido de que deverá conter 22 itens obrigatórios, como dados do beneficiário, da operadora e do plano contratado. Devem estar disponíveis desde 1º de janeiro de 2016.

2) Informações sobre a utilização do plano/serviço: Um histórico de todos os procedimentos (consultas, exames, terapias e internações) realizados pelo beneficiário na rede credenciada, referenciada, cooperada ou fora da rede (quando utilizado o sistema de reembolso), contendo ainda a data de realização do procedimento, dados do prestador e valor global correspondente. O primeiro extrato será fornecido ao beneficiário até o último dia útil de agosto de 2016, com atualizações semestrais (agosto e fevereiro).

- Reajustes de planos coletivos: Após a efetiva aplicação de reajustes, os beneficiários, titulares ou dependentes, poderão solicitar formalmente um extrato pormenorizados para a administradora de benefícios ou operadora, que deverá ser fornecido no prazo máximo de 10 (dez) dias, e deverá conter, ao menos: o critério técnico adotado para o reajuste e a definição dos parâmetros e das variáveis utilizados no cálculo; a demonstração da memória de cálculo realizada para a definição do percentual de reajuste e o período de observação; e canal de atendimento da operadora para esclarecimento de dúvidas quanto ao extrato apresentado. Na hipótese de o contrato estipulado prever um índice específico para o reajuste, a operadora deverá informar o valor referente ao período a que corresponde o reajuste.

De acordo com o art. 74, da Resolução Normativa 124/2006, as operadoras que não disponibilizarem as duas áreas em seu portal virtual, ou se negarem a fornecer os dados previstos na RN, estão sujeitas a advertência e multa de R$ 25.000,00, devendo o consumidor registrar denúncia em contato com a Agência Nacional de Saúde.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Aline Bilheiro Vidal

Advogada com especialização em Processo Civil, pós-graduanda em Direito de Família (FMP) e do Trabalho (PUCRS).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos