A corrupção é o tema mais recorrente no Brasil: entenda os crimes de corrupção ativa e passiva

A EBRADI os convida para participação no evento Combate à Corrupção e Compliance que contará com a presença do Dr. Ives Gandra Martins, Dr. Luís Roberto Barroso e Dr. Modesto Carvalhosa

30/10/2017 às 16:18
Leia nesta página:

Todos os dias, e em tempos de operação Lava Jato mais corriqueiramente, deparamo-nos com o tema da corrupção que assola a administração pública, de modo que se mostra importante a análise dos delitos insculpidos nos artigos 317 e 333 do Código Penal.

O artigo 317 do CP/40 tipifica a conduta, cuja rubrica se convencionou denominar de corrupção passiva: crime praticado por funcionário público contra a administração em geral, em que a conduta consiste em solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem.

Já o artigo 333 do CP/40 incrimina a conduta, rubricada como corrução ativa: crime praticado por qualquer pessoa contra a administração em geral, cuja conduta compreende oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício.

De tal modo, podemos extrair que o crime de corrupção passiva é crime próprio, eis que exige sujeito ativo qualificado, qual seja: ser o agente funcionário público ou equiparado a ele, enquanto o crime de corrupção ativa, no que se refere a sujeição ativa, é crime comum, vez que não se exige qualquer característica específica do agente para a prática do delito.

Da análise do artigo 317 do Código Penal (corrupção passiva) podemos compreender:

  1. A modalidade solicitar difere-se da concussão, pois, na corrupção passiva, a conduta é mais diplomática.

  2. O delito de corrupção passiva será qualificado se, em consequência da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofício ou o pratica infringindo dever funcional.

  3. O delito de corrupção passiva será privilegiado se o funcionário pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofício, com infração de dever funcional, cedendo a pedido ou influência de outrem. Aqui, não há obtenção de vantagem indevida.

  4. O bem jurídico protegido é a administração pública.

  5. O tipo subjetivo é o dolo específico, cuja finalidade é a obtenção da vantagem.

  6. A consumação dar-se-á quando da prática do núcleo do tipo (solicitar, receber ou aceitar promessa de recebimento), de sorte que a consumação do delito não depende da obtenção efetiva da vantagem (crime formal).

  7. Faz possível a tentativa, desde que na modalidade solicitar e de forma escrita.

Quanto ao delito do artigo 333 do CP/40, destacamos:

  1. O elemento subjetivo do tipo é o dolo com finalidade específica de estimular o funcionário público a fazer o que o corruptor deseja, de levar o funcionário público a praticar, omitir ou retardar ato de ofício.

  2. O bem jurídico protegido é o normal funcionamento e prestígio da administração pública.

  3. A consumação dar-se-á com o efetivo conhecimento pelo funcionário público do oferecimento ou promessa de vantagem indevida.

  4. O crime de corrupção ativa será qualificado sempre que, em razão da vantagem ou da promessa, o funcionário retarda ou omite ato de ofício, ou o pratica infringindo dever funcional.

Caso se interesse pelo tema, a EBRADI o convida para o evento “Combate à Corrupção e Complianceque será realizado na Transamerica Expo Center, na próxima terça-feira, 7 de novembro às 20h, com entrada gratuita.

O evento contará com a especial participação de Dr. Ozires Silva; Dr. João Batista Pacheco e os palestrantes Dr. Ives Gandra Martins, Dr. Luís Roberto Barroso e Dr. Modesto Carvalhosa.

Inscreva-se gratuitamente, clicando aqui.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
EBRADI

Escola Brasileira de Direito - www.ebradi.com.br A EBRADI – Escola Brasileira de Direito tem como missão transformar a educação jurídica, colaborar para humanização do direito e alçar nosso aluno a um patamar de excelência no mercado de trabalho, e tem como visão ser referência nacional e internacional de qualidade no ensino do direito.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos