Capa da publicação Incidência de ITBI em relação a pessoas jurídicas inativas
Artigo Destaque dos editores

A incidência de ITBI em relação a pessoas jurídicas inativas, à luz dos critérios da preponderância imobiliária e da finalidade constitucional

Exibindo página 3 de 4
25/11/2017 às 18:19
Leia nesta página:

4. Conclusão

As duas imunidades do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis Inter Vivos insculpidas no art. 156, § 2.º, inciso I, da CF/88 são imunidades objetivas ou reais, porque dizem respeito a situações delineadas pelo Direito Positivo referentes à transmissão de bens (inclusive dinheiro) e direitos (incluindo-se o direito a crédito) em operações imobiliárias e, ao mesmo tempo, traduzem imunidades políticas, ao homenagearem um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, o de garantir o desenvolvimento nacional (art. 3.º, inciso II, da CF/88), sob os aspectos, in casu, social e econômico, pela promoção da atividade econômica, favorecendo-se, de maneira indireta, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, dois dos fundamentos tanto da República (art. 1.º, inciso IV, da CF/88) quanto da ordem econômica (art. 170, caput, da CF/88) pátrias, como fomento para se tornarem menos onerosos os negócios jurídicos albergados por ambas as normas de imunidade.

Aos olhos da interpretação contextual e teleológica da parte final do inciso I do § 2.º do art. 156 da CF/88, as exceções a ambas as normas de imunidade do ITBI concernem a circunstâncias em que a atividade preponderante da pessoa jurídica adquirente (sociedade simples ou empresária) imbui-se de cariz imobiliário, referente (1) à compra e venda de bens ou direitos imobiliários, (2) à locação de bens imóveis ou (3) ao arrendamento mercantil (leasing) também de âmbito imobiliário (em suma, quando o aspecto fulcral da atividade econômica consistir em executar operações imobiliárias onerosas).

A expressão “nesses casos”, entalhada na parte final do inciso I do § 2.º do art. 156 da CF/88, refere-se todos os casos anteriormente explicitados naquele inciso, sem diferenciá-los entre estes e aqueles, isto é, sem distinguir entre os casos da sua 1.ª parte (“transmissão de bens ou direitos incorporados ao patrimônio de pessoa jurídica em realização de capital”) e da sua 2.ª parte (“transmissão de bens ou direitos decorrente de fusão, incorporação, cisão ou extinção de pessoa jurídica”).

Se houvesse o intento do legislador constitucional de firmar contraste entre a 1.ª e a 2.ª partes do inciso I do § 2.º do art. 156 da CF/88, a fim de excluir o critério da preponderância imobiliária no tocante às hipóteses de realização de capital e restringi-lo às hipóteses de fusão, incorporação, cisão ou extinção de pessoa jurídica, teria consignado “salvo se, nestes casos [e não nesses casos], a atividade preponderante do adquirente for a compra e venda destes [e não desses] bens ou direitos, locação de bens imóveis ou arrendamento mercantil”.

Demais disso, ausenta-se razão idônea para tratamento constitucional diferenciado entre as transmissões de bens e direitos imobiliários efetuadas por meio de realização de capital e aquelas concretizadas via fusão, incorporação, cisão ou extinção de pessoa jurídica, já que todas são espécies de transmissões onerosas de cariz imobiliário.

A exegese restritiva de ambas as normas de imunidade acolhidas pelo art. 156, § 2.º, inciso I, da CF/88 afasta as duas regras imunizantes no tocante às pessoas jurídicas que, durante o período de verificação, pelo Fisco, da presença da preponderância imobiliária, mantiveram-se inativas, máxime em relação (1) às sociedades que foram criadas e (2) aos bens e direitos que foram transferidos para finalidades diversas do desempenho de atividade econômica, exempli gratia, situações referentes a planejamento ou holding de cunho familiar ou ao usufruto de bens ou direitos pelos sócios, e não pelo ente societário.

Em outras palavras, na ambiência do art. 156, § 2.º, inciso I, da CF/88, as pessoas jurídicas destinatárias da transmissão de bens e/ou direitos imobiliários, por meio quer da realização (integralização) de capital, quer da fusão, incorporação, cisão e extinção de ente societário, não são imunes ao ITBI, em caso de inatividade, uma vez que, sem o exercício de atividade econômica, de jaez preponderante imobiliário ou não, deixa-se, de toda sorte, de atender ao fim dessas imunidades almejado pelo poder constituinte originário, consubstanciado na desoneração fiscal, como meio de estímulo às sociedades simples e empresárias que, de modo efetivo, atuam em território brasileiro, no mercado local, regional ou nacional, com vistas à produção, à circulação, à distribuição e/ou ao consumo de bens stricto sensu e serviços (ambos, rememore-se, aos olhos das Ciências Econômicas, integram o rol de bens lato sensu).

Com efeito, para a doutrina tributária, o critério da atividade preponderante se destina a dinamizar a atividade econômica, o que implica (a) facilitar a mobilização e a desmobilização do patrimônio imobiliário,  (b) facilitar as operações das sociedades (criação, fusão, cisão e extinção societárias) e (c) incentivar o engajamento de investidores e empreendedores, tendo como finalidade imediata a capitalização e o desenvolvimento dos entes societários e finalidade mediata, fomentar a ordem econômica e o desenvolvimento nacional.

Por conseguinte, conforme se depreende da ratio do art. 156, § 2.º, inciso I, da CF/88, os beneficiários das normas de imunidade circunscrevem-se aos entes societários que configuram, efetivamente, unidades produtivas (inclusive aquelas que se devotam à seara dos bens materiais ou imateriais, seja bens de consumo, seja bens de capital ou produção), combinando e transformando os fatores de produção (trabalho, capital e/ou recursos naturais) adquiridos pelo respectivo ente societário.

Dessarte, aos olhos da interpretação teleológica e contextual do art. 156, § 2.º, inciso I, da CF/88, matiza-se, para a aferição de imunidade ao ITBI, o critério da preponderância imobiliária (critério negativo) com o critério da finalidade constitucional (critério positivo), de molde que, para se caracterizar o direito público subjetivo à imunidade do ITBI, a pessoa jurídica (a) não deve possuir atividade predominante de âmbito imobiliário (portanto, são sujeitos passivos do ITBI as sociedades que efetuam, de forma prevalecente, operações imobiliárias) e, ao mesmo tempo, (b) necessita contemplar o desiderato ansiado pelo legislador constituinte, de que desempenhe, de forma efetiva, atuação econômica em território brasileiro (por conseguinte, também são sujeitos passivos do ITBI as pessoas jurídicas que, embora não tenham tido atuação precípua no ramo imobiliário, tornaram-se inativas ou assim se mantiveram ao longo de sua existência jurídica), salvo as circunstâncias em que a inatividade de uma sociedade, seja simples, seja empresária, após período de normal funcionamento, decorre de comprovadas razões alheias à vontade do ente societário, a exemplo de fatores externos, tais quais vicissitudes referentes à conjuntura da economia local, regional, nacional ou internacional, cujo ônus da prova, perante a Administração Tributária e o Poder Judiciário, compete ao ente societário, o qual deve se respaldar em fatos concretos, sem se ater a alegações genéricas.

As pessoas jurídicas destinatárias da transmissão de bens e/ou direitos imobiliários, por meio quer da realização de capital, quer da fusão, incorporação, cisão ou extinção, são, em regra, sujeitos passivos do ITBI, em caso de inatividade, (a) inclusive os entes societários que, se estivessem em atuação efetiva no mercado, desempenhariam, de maneira predominante, de acordo com o objeto do seu estatuto ou contrato societário, atividade econômica de cunho não imobiliário e (b) mesmo aquelas sociedades que, sem atuação econômica prevalecente no ramo imobiliário ou vínculo primordial com este sob a óptica estatutária ou contratual, permaneceram inativas desde os seus primórdios ou assim se tornaram em quadra ulterior ao início da sua presença no mercado ou à sua criação jurídica. Assim, as janelas temporais estipuladas pelo art. 37, §§ 1.º e 2.º, do CTN servem de critério de aferição não apenas da eventual preponderância imobiliária como também da efetiva presença da pessoa jurídica no mercado.

Caso as sociedades simples e empresárias inativas usufruam, em regra, do Estado-Administração e do Estado-Juiz o mesmo tratamento tributário diferenciado que é proporcionado a entes societários ativos, haverá quebra de isonomia, na medida em que será concedida àquelas o bônus da desoneração fiscal, sem que arquem com o ônus, desincumbido por estes, de contribuir, de maneira efetiva, para o desenvolvimento nacional, sob os ângulos social e econômico, premiando-se, de maneira reflexa, a inércia.

Em suma, notou-se que o critério da preponderância imobiliária se aplica em um primeiro momento, ao excluir do campo de imunização tributária as pessoas jurídicas ativas que possuem no mercado atuação predominante de cunho imobiliário e as pessoas jurídicas inativas cujo objeto previsto no estatuto ou contrato societário seja, de modo precípuo, o exercício de operações imobiliárias. Percebe-se, ainda, que o critério da finalidade constitucional se emprega em uma segunda etapa, ao afastar do âmbito de ambas as regras imunizantes também as pessoas jurídicas que, não obstante tenham desempenhado principalmente atividades sem caráter imobiliário, tornaram-se inativas, deixando de efetivamente concorrer para o desenvolvimento nacional sob o prisma socioeconômico.


REFERÊNCIAS

ALEXANDE, Ricardo. Direito Tributário. 11. ed. rev. e ampl. Salvador: JusPodivm, 2017.

AMARO, Luciano. Direito Tributário brasileiro. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

BARRETO, Aires Fernandino. Imposto sobre a transmissão de bens imóveis — ITBI. In: MARTINS, Ives Gandra da Silva. Curso de Direito Tributário. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2013. p. 1.041-1.056.

BRASIL. Código Civil. Lei n.º 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9514.htm>. Acesso em: 13 jul. 2017a.

BRASIL. Código Tributário Nacional. Lei n.º 5.172, de 25 de outubro de 1966. Denominado Código Tributário Nacional. Dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5172Compilado.htm>. Acesso em: 2 jul. 2017b.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1967. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao67.htm>. Acesso em: 21 jul. 2017c.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 2 jul. 2017d.

BRASIL. Emenda Constitucional n.º 1, de 17 de outubro de 1969. Edita o novo texto da Constituição Federal de 24 de janeiro de 1967. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Emendas/Emc_anterior1988/emc01-69.htm>. Acesso em: 3 jul. 2017e.

BRASIL. Lei n.º 6.099, de 12 de setembro de 1974. Dispõe sobre o tratamento tributário das operações de arrendamento mercantil e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6099.htm> Acesso em: 12 jul. 2017f.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

BRASIL. Lei n.º 6.404, de 15 de dezembro de 1976. Dispõe sobre as Sociedades por Ações. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6404consol.htm> Acesso em: 9 jul. 2017g.

BRASIL. Lei n.º 7.132, de 26 de outubro de 1983. Altera a Lei n.º 6.099, de 12 de setembro de 1974, que “dispõe sobre o tratamento tributário de arrendamento mercantil, e dá outras providências” e o Decreto-Lei n.º 1.811, de 27 de outubro de 1980. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7132.htm#art1> Acesso em: 12 jul. 2017h.

BRASIL. Lei n.º 9.514, de 20 de novembro de 1997. Dispõe sobre o Sistema de Financiamento Imobiliário, institui a alienação fiduciária de coisa imóvel e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9514.htm>. Acesso em: 13 jul. 2017i.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Tribunal Pleno. Recurso Extraordinário n.º 566.259/RS. Relator: Ministro Ricardo Lewandowski. Brasília, DF, 12 ago. 2010, votação por maioria, vencidos os votos dos Ministros Marco Aurélio e Cezar Peluso (Presidente). Diário da Justiça Eletrônico, Brasília, DF, n.º 179, divulgado em 23 set. 2010, publicado em 24 set. 2010. Disponível em: <http://www.stf.jus.br/>. Acesso em: 20 jul. 2017j.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Tribunal Pleno. Recurso Extraordinário n.º 564.413/SC. Relator: Ministro Marco Aurélio. Brasília, DF, 12 ago. 2010, votação por maioria, vencidos os votos dos Ministros Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Eros Grau, Celso de Mello e Cezar Peluso (Presidente). Diário da Justiça Eletrônico, Brasília, DF, n.º 209, divulgado em 28 out. 2010, publicado em 3 dez. 2010, republicado no DJe n.º 235, divulgado em 3 dez. 2010, publicado em 6 dez 2010. Disponível em: <http://www.stf.jus.br/>. Acesso em: 20 jul. 2017k.

BOTREL, Sérgio. Fusões & aquisições: aspectos estratégicos, estruturas e aspectos societários, aspectos negociais e contratuais e aspectos fiscais. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

CARNEIRO, Claudio. Impostos federais, estaduais e municipais. 5. ed. ampl. e atual. 2. tirag. São Paulo: Saraiva, 2016.

CARRAZZA, Roque Antonio. Curso de Direito Constitucional Tributário. 31. ed. ver., ampl. e atual. São Paulo: Malheiros, 2017.

CARRAZZA, Roque Antonio. Redução de capital — ITBI. Revista dos Tribunais, São Paulo, v. 85, n.º 732, p. 87-111, out. 1996.

CASSONE, Vittorio. Direito Tributário. 27. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

CASTRO, Leonardo Freitas de Moraes e. Impossibilidade de exigência do ITBI na transferência de bens imóveis por meio de subscrição e integralização de capital em pessoa jurídica não imobiliária: revisitando a imunidade do art. 156, § 2.º, I, da CF/1988. Revista Tributária e de Finanças Públicas, São Paulo, v. 21, n.º 108, p. 247-260, jan.-fev. 2013.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Dicionário de dificuldades da língua portuguesa. 2. ed. de bolso. Rio de Janeiro: Lexikon; Porto Alegre: LP&M, 2008.

COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de Direito Comercial: Direito de Empresa: contratos; recuperação de empresas. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2008, v. 3.

COÊLHO, Sacha Calmon Navarro. Curso de Direito Tributário brasileiro. 15. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Forense, 2015.

COSTA, José Maria da. Manual de redação jurídica. 5.ª ed. Ribeirão Preto: 2012.

COSTA, Regina Helena. Curso de Direito Tributário: Constituição e Código Tributário Nacional. 6. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2016.

COSTA, Regina Helena. Imunidades tributárias: teoria e análise da jurisprudência do STF. 3. ed. ver., atual. e ampl. São Paulo: Malheiros, 2015.

CUNHA, Celso; CINTRA, Luís F. Lindley. A nova gramática do português contemporâneo. 3. ed. rev. e ampl. 1. reimp. Rio de Janeiro: Lexikon, 2007.

DEL MASSO, Fabiano. Direito Econômico esquematizado. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2012.

FERNANDES, Rodrigo Ricardo. Considerações sobre a norma de imunidade tributária do art. 156, § 2.º, I, da CF/88 e a (im)possibilidade de estendê-la à hipótese de simples retirada de sócio. Juris Plenum, Caxias do Sul, v. 10, n.º 10, p. 127-140, set. 2014.

GASPERIN, Carlos Eduardo Makoul. Imunidade ao ITBI em reorganizações societárias: recepção do artigo 37, § 4.º, do Código Tributário Nacional. Repetório IOB de jurisprudência: tributário, constitucional e administrativo, São Paulo, n.º 21, p. 747-741 [numeração decrescente], 1.ª quinz. nov. 2014.

GASTALDI, José Petrelli. Elementos de Economia Política. 19. ed. 9. tirag. São Paulo: Saraiva, 2014.

GOMES, Fábio Bellote. Manual de Direito Empresarial. 3. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: RT, 2012.

GONÇALVES, Ricardo Paz. Aluguel e arrendamento de imóveis: pessoa física ou jurídica? Labirinto tributário que leva empresários e proprietários a equívocos. ADV Advocacia Dinâmica: seleções jurídicas, São Paulo, p. 8-9, jan. 2013.

GRAU, Eros Roberto. A ordem econômica na Constituição de 1988. 16. ed. rev. e atual. São Paulo: Malheiros, 2014.

GRISOLIA, Miriam Margarida; SBORGIA, Renata Carone. Português sem segredos. 3. ed. atual. e rev. São Paulo: Madras, 2009.

HARADA, Kiyoshi. Imunidade do ITBI incondicionada. JAM Jurídica: administração pública, executiva & legislativo, administração pública, Lauro de Freitas, v. 16, n.º 2, p. 87-97, fev. 2011.

HARADA, Kiyoshi. ITBI: doutrina e prática. 2. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Atlas, 2016.

JARDIM, Eduardo Marcial Ferreira. Manual de Direito Financeiro e Tributário. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

KUGLER, Herbert Morgenstern; TRISTÃO, Eduardo. A exceção à regra de imunidade do ITBI prevista no art. 156, parágrafo 2.º da CF/1988: análise legal e jurisprudencial. Revista Tributária e de Finanças Públicas, São Paulo, v. 19, n.º 96, p. 207-220, jan.-fev. 2011.

MACEDO, José Alberto Oliveira. ITBI: aspectos constitucionais e infraconstitucionais. São Paulo: Quartier Latin, 2010.

MACHADO SEGUNDO, Hugo de Brito. Manual de Direito Tributário. 9. ed. ref., atual. e ampl. São Paulo: Atlas, 2017.

MAMEDE, Gladston. Manual de Direito Empresarial. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

NEVES, Paulo Viceconti Silvério das. Introdução à Economia. 12. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2013.

NUSDEO, Fábio. Curso de Economia: introdução ao Direito Econômico. São Paulo: RT, 2016.

PARANÁ. Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Primeira Câmara Cível. Agravo de Instrumento n.º 1400408-5. Acórdão. Relator: Desembargador Salvatore Antonio Astuti. Curitiba, 20 out. 2015, votação unânime. Diário da Justiça Eletrônico, Curitiba, n.º 1.630, 30 out. 2015. Disponível em: <http://www.tjpr.jus.br>. Acesso em: 15 jul. 2017a.

PARANÁ. Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Terceira Câmara Cível. Agravo de Instrumento n.º 1460661-0. Acórdão. Relator: Desembargador Cláudio de Andrade. Curitiba, 8 mar. 2016, votação unânime. Diário da Justiça Eletrônico, Curitiba, n.º 1.766, 23 mar. 2016. Disponível em: <http://www.tjpr.jus.br>. Acesso em: 15 jul. 2017b.

PAULSEN, Leandro. Curso de Direito Tributário Completo. 7. ed. rev., atual. e ampl. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2015.

PINHO, Diva Benevides; VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; TONETO JR., Rudinei. Introdução à Economia. São Paulo: Saraiva, 2011.

RIO DE JANEIRO. Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Décima Quinta Câmara Cível. Apelação n.º 0044213-64.2015.8.19.0001. Acórdão. Relator: Desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo. Rio de Janeiro, 11 abr. 2017, votação unânime. Disponível em: <http://www.tjrj.jus.br>. Acesso em: 2 jul. 2017.

RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Vigésima Primeira Câmara Cível. Apelação Cível n.º 70073460230 (N.º CNJ: 0110138-34.2017.8.21.7000). Acórdão. Relator: Desembargador Marcelo Bandeira Pereira. Porto Alegre, 21 jun. 2017, votação unânime. Diário da Justiça Eletrônico, Porto Alegre, 29 jun. 2017. Disponível em: <http://www.tjrs.jus.br>. Acesso em: 2 jul. 2017a.

RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Segunda Câmara Cível. Apelação Cível n.º 70066275934 (N.º CNJ: 0312971-12.2015.8.21.7000). Acórdão. Relator: Desembargador Ricardo Torres Hermann. Porto Alegre, 4 nov. 2015. Diário da Justiça Eletrônico, Porto Alegre, 25 nov. 2015. Disponível em: <http://www.tjrs.jus.br>. Acesso em: 2 jul. 2017b.

RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Vigésima Segunda Câmara Cível. Agravo Interno n.º 70065546319 (N.º CNJ: 0240009-88.2015.8.21.7000). Acórdão. Relatora: Desembargadora Maria Isabel de Azevedo Souza. Porto Alegre, 30 jul. 2015, votação unânime. Diário da Justiça Eletrônico, Porto Alegre, 3 ago. 2015. Disponível em: <http://www.tjrs.jus.br>. Acesso em: 2 jul. 2017c.

RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Vigésima Segunda Câmara Cível. Apelação Cível n.º 70065399123 (N.º CNJ: 0225290-04.2015.8.21.7000). Decisão monocrática. Relatora: Desembargadora Maria Isabel de Azevedo Souza. Porto Alegre, 29 jun. 2015. Diário da Justiça Eletrônico, Porto Alegre, 1.º jul. 2015. Disponível em: <http://www.tjrs.jus.br>. Acesso em: 2 jul. 2017d.

RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Vigésima Segunda Câmara Cível. Agravo Interno n.º 70062882931 (N.º CNJ: 0480856-85.2014.8.21.7000). Acórdão. Relatora: Desembargadora Maria Isabel de Azevedo Souza. Porto Alegre, 18 dez. 2014, votação unânime. Diário da Justiça Eletrônico, Porto Alegre, 23 jan. 2015. Disponível em: <http://www.tjrs.jus.br>. Acesso em: 2 jul. 2017e.

RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Vigésima Segunda Câmara Cível. Apelação Cível e Reexame Necessário n.º 70060907094 (N.º CNJ: 0283272-10.2014.8.21.7000). Decisão monocrática. Relatora: Maria Isabel de Azevedo Souza. Porto Alegre, 10 nov. 2014. Diário da Justiça Eletrônico, Porto Alegre, 17 nov. 2014. Disponível em: <http://www.tjrs.jus.br>. Acesso em: 2 jul. 2017f.

RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Décimo Primeiro Grupo Cível. Embargos Infringentes n.º 70047992862. Acórdão. Relatora: Desembargadora Maria Isabel de Azevedo Souza. Porto Alegre, 20 abr. 2012, votação por maioria, vencidos os Desembargadores Francisco José Moesch, Marco Aurélio Heinz e Genaro José Baroni Borges. Diário da Justiça Eletrônico, Porto Alegre, 30 mai. 2012. Disponível em: <http://www.tjrs.jus.br>. Acesso em: 2 jul. 2017g.

RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Segunda Câmara Cível. Apelação Cível n.º 70066275934 (N.º CNJ: 0312971-12.2015.8.21.7000). Acórdão. Relator: Desembargador Ricardo Torres Hermann. Porto Alegre, 4 nov. 2015, votação unânime. Diário da Justiça Eletrônico, Porto Alegre, 25 nov. 2015. Disponível em: <http://www.tjrs.jus.br>. Acesso em: 2 jul. 2017h.

RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Vigésima Segunda Câmara Cível. Agravo Interno n.º 70065546319 (N.º CNJ: 0240009-88.2015.8.21.7000). Acórdão. Relatora: Desembargadora Maria Isabel de Azevedo Souza. Porto Alegre, 30 jul. 2015, votação unânime. Diário da Justiça Eletrônico, Porto Alegre, 3 ago. 2015. Disponível em: <http://www.tjrs.jus.br>. Acesso em: 2 jul. 2017i.

RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Vigésima Segunda Câmara Cível. Apelação Cível n.º 70065399123 (N.º CNJ: 0225290-04.2015.8.21.7000). Decisão monocrática. Relatora: Desembargadora Maria Isabel de Azevedo Souza. Porto Alegre, 29 jun. 2015. Diário da Justiça Eletrônico, Porto Alegre, 1.º jul. 2015. Disponível em: <http://www.tjrs.jus.br>. Acesso em: 2 jul. 2017j.

RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Segunda Câmara Cível. Apelação Cível n.º 70064177439 (N.º CNJ: 0103121-15.2015.8.21.7000). Acórdão. Relator: Desembargador Ricardo Torres Hermann. Porto Alegre, 6 mai. 2015, votação unânime. Diário da Justiça Eletrônico, Porto Alegre, 14 mai. 2015. Disponível em: <http://www.tjrs.jus.br>. Acesso em: 2 jul. 2017k.

RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Segunda Câmara Cível. Apelação Cível e Reexame Necessário n.º 70063763726 (N.º CNJ: 0061750-71.2015.8.21.7000). Decisão monocrática. Relator: Desembargador Ricardo Torres Hermann. Porto Alegre, 11 mar. 2015. Diário da Justiça Eletrônico, Porto Alegre, 18 mar. 2015. Disponível em: <http://www.tjrs.jus.br>. Acesso em: 2 jul. 2017l.

RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Vigésima Segunda Câmara Cível. Agravo Interno n.º 70062882931 (N.º CNJ: 0480856-85.2014.8.21.7000). Acórdão. Relatora: Maria Isabel de Azevedo Souza. Porto Alegre, 18 dez. 2014, votação unânime. Diário da Justiça Eletrônico, Porto Alegre, 23 jan. 2015. Disponível em: <http://www.tjrs.jus.br>. Acesso em: 2 jul. 2017m.

RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Vigésima Segunda Câmara Cível. Apelação Cível e Reexame Necessário n.º 70060907094 (N.º CNJ: 0283272-10.2014.8.21.7000). Decisão monocrática. Relatora: Desembargadora Maria Isabel Azevedo Souza. Porto Alegre, 10 nov. 2014. Diário da Justiça Eletrônico, Porto Alegre, 17 nov. 2014. Disponível em: <http://www.tjrs.jus.br>. Acesso em: 2 jul. 2017n.

RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Vigésima Segunda Câmara Cível. Apelação Cível e Reexame Necessário n.º 70050368133 (N.º CNJ: 0343405-86.2012.8.21.7000). Decisão monocrática. Relatora: Desembargadora Adriana da Silva Ribeiro. Porto Alegre, 26 ago. 2014. Diário da Justiça Eletrônico, Porto Alegre, 15 set. 2014. Disponível em: <http://www.tjrs.jus.br>. Acesso em: 2 jul. 2017o.

RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Primeira Câmara Cível. Apelação Cível e Reexame Necessário n.º 70070230727 (N.º CNJ: 0233266-28.2016.8.21.7000). Acórdão. Relator dos autos: Desembargador Irineu Mariani (voto vencido). Redator do Acórdão: Desembargador Sérgio Luiz Grassi Beck. Porto Alegre, 31 jan. 2017, votação por maioria, vencido o voto do Relator dos autos. Disponível em: <http://www.tjrs.jus.br>. Acesso em: 15 jul. 2017p.

RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Vigésima Segunda Câmara Cível. Apelação Cível e Reexame Necessário n.º 70070663059 (N.º CNJ: 0276499-75.2016.8.21.7000). Acórdão. Relator: Desembargador Francisco José Modesch. Porto Alegre, 26 jan. 2017, votação unânime. Diário da Justiça Eletrônico, Porto Alegre, 1.º fev. 2017. Disponível em: <http://www.tjrs.jus.br>. Acesso em: 15 jul. 2017q.

RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Vigésima Segunda Câmara Cível. Embargos de Declaração n.º 70070663802 (N.º CNJ: 0276574-17.2016.8.21.7000). Acórdão. Relatora: Desembargadora Denise Oliveira Cezar. Porto Alegre, 25 ago. 2016, votação unânime. Diário da Justiça Eletrônico, Porto Alegre, 30 ago. 2016. Disponível em: <http://www.tjrs.jus.br>. Acesso em: 15 jul. 2017r.

RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Vigésima Primeira Câmara Cível. Apelação Cível e Reexame Necessário n.º 70072970874 (N.º CNJ: 0061202-75.2017.8.21.7000). Acórdão. Relator: Almir Porto da Rocha Filho. Porto Alegre, 12 abr. 2017, votação unânime. Disponível em: <http://www.tjrs.jus.br>. Acesso em: 15 jul. 2017s.

RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Vigésima Segunda Câmara Cível. Reexame Necessário n.º 70068906056 (N.º CNJ: 0100799-85.2016.8.21.7000). Acórdão. Relatora: Desembargadora Denise Oliveira Cezar. Porto Alegre, 28 jul. 2016, votação unânime. Diário da Justiça Eletrônico, Porto Alegre, 3 ago. 2016. Disponível em: <http://www.tjrs.jus.br>. Acesso em: 21 jul. 2017t.

RIZZARDO, Arnaldo. Contratos. 16. ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense, 2017.

ROCHA, João Marcelo. Direito Tributário. 10. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2015.

ROSA JÚNIOR, Luiz Emygdio F. da. Manual de Direito Tributário. 2. ed. rev. e atual. Colaboração de Vivien Cabral Sarmento Leite. Rio de Janeiro: Renovar, 2002.

SÃO PAULO. Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Décima Oitava Câmara de Direito Público. Apelação Cível n.º 0003637-14.2011.8.26.0053. Acórdão. Relator: Desembargador Mourão Neto. Voto n.º 4.794. Apelante: Lecanta Participações e Empreendimentos Ltda. Apelado: Município de São Paulo. São Paulo, 30 jan. 2014, votação unânime. Disponível em: <http://www.tjsp.jus.br>. Acesso em: 02 jul. 2017a.

SÃO PAULO. Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Décima Oitava Câmara de Direito Público. Embargos de Declaração n.º 1000353-28.2015.8.26.0283/50000. Acórdão. Relator: Desembargador Wanderley José Federighi. Voto n.º 23.038. Embargante: JG Consultoria e Gestão de Patrimônio Ltda. Embargado: Município de Itirapina. São Paulo, 24 nov. 2016, votação unânime. Disponível em: <http://www.tjsp.jus.br>. Acesso em: 10 jul. 2017b.

SÃO PAULO. Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Décima Oitiva Câmara de Direito Público. Apelação n.º 0044015-14.2011.8.26.0602. Acórdão. Relator: Desembargador Mourão Neto. Voto n.º 3.441. Apelante: Alvorada Participações e Locação Ltda. Apelado: Município de Sorocaba. São Paulo, 25 abr. 2013, votação unânime. Disponível em: <http://www.tjsp.jus.br>. Acesso em: 10 jul. 2017c.

SÃO PAULO. Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Décima Quarta Câmara de Direito Público. Apelação Cível n.º 0011113-35.2013.8.26.0053. Acórdão. Relatora: Desembargadora Mônica Serrano. Voto n.º 4.886. Apelante: Imobi Tech Administração de Bens Próprios Ltda. Apelado: Município de São Paulo. São Paulo, 28 jul. 2016, votação unânime, ressalvado o voto do 3.º Desembargador, quanto à não incidência da tributação. Disponível em: <http://www.tjsp.jus.br>. Acesso em: 10 jul. 2017d.

SÃO PAULO. Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Décima Quarta Câmara de Direito Público. Apelação Cível e Reexame Necessário n.º 0009602-11.2012.8.26.0223. Acórdão. Relator: Desembargador Cláudio Marques. Voto n.º 3.758. Apelante: Município de Guarujá. Apelada: Tilders Participações Ltda. São Paulo, 31 jul. 2014, votação unânime. Disponível em: <http://www.tjsp.jus.br>. Acesso em: 10 jul. 2017e.

SÃO PAULO. Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Décima Quinta Câmara de Direito Público. Apelação Cível n.º 1006801-90.2013.8.26.0152. Acórdão. Relator: Desembargador Fortes Muniz. Voto n.º 3.188. Apelante: Município de Cotia. Apelada: Famille Administração e Participação Ltda. São Paulo, 19 jul. 2016, votação unânime. Disponível em: <http://www.tjsp.jus.br>. Acesso em: 10 jul. 2017f.

SÃO PAULO. Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Décima Quinta Câmara A de Direito Público. Apelação Cível sem Revisão n.º 655.056-5/5-00. Acórdão. Relatora: Desembargadora Daniella Lemos. Voto n.º 644. Apelante: Adimpart Comercial Ltda. Apelado: Município de São Paulo. São Paulo, 6 mar. 2009, votação unânime. Disponível em: <http://www.tjsp.jus.br>. Acesso em: 10 jul. 2017g.

SILVA, César Roberto Leite da; LUIZ, Sinclayr. Economia e mercado: introdução à Economia. 19. ed., rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2010.

SILVA, De Plácido e. Vocabulário jurídico. Atualizado por Nagib Slaibi Filho e Gláucia Carvalho. 28. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2010.

SOUZA, Jaci Santos de. As armadilhas da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Ferreira, 2016.

VELLOSO, Andrei Pitten. Constituição Tributária interpretada. 2. ed. rev., atual. e ampl. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2012.

TORRES, Ricardo Lobo. Curso de Direito Financeiro e Tributário. 12. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2005.

TRAPLE, Guilherme. A imunidade absoluta à cobrança do ITBI em transmissão de bens ou direitos incorporados ao patrimônio de pessoa jurídica em realização de capital. Revista Dialética de Direito Tributário, São Paulo, n.º 203, p. 91-100, ago. 2012.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Hidemberg Alves da Frota

Especialista em Psicanálise e Análise do Contemporâneo (PUCRS).Especialista em Relações Internacionais: Geopolítica e Defesa (UFRGS). Especialista em Psicologia Clínica Existencialista Sartriana (Instituto NUCAFE/UNIFATECPR). Especialista em Direito Público: Constitucional, Administrativo e Tributário (PUCRS). Especialista em Ciências Humanas: Sociologia, História e Filosofia (PUCRS). Especialista em Direitos Humanos (Curso CEI/Faculdade CERS). Especialista em Direito Internacional e Direitos Humanos (PUC Minas). Especialista em Direito Público (Escola Paulista de Direito - EDP). Especialista em Direito Penal e Criminologia (PUCRS). Especialista em Direitos Humanos e Questão Social (PUCPR). Especialista em Psicologia Positiva: Ciência do Bem-Estar e Autorrealização (PUCRS). Especialista em Direito e Processo do Trabalho (PUCRS). Especialista em Direito Tributário (PUC Minas). Agente Técnico-Jurídico (carreira jurídica de nível superior do Ministério Público do Estado do Amazonas - MP/AM). Autor da obra “O Princípio Tridimensional da Proporcionalidade no Direito Administrativo” (Rio de Janeiro: GZ, 2009). Participou das obras colegiadas “Derecho Municipal Comparado” (Caracas: Liber, 2009), “Doutrinas Essenciais: Direito Penal” (São Paulo: RT, 2010), “Direito Administrativo: Transformações e Tendências” (São Paulo: Almedina, 2014) e “Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador” (Novo Hamburgo: Proteção, 2018).

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

FROTA, Hidemberg Alves. A incidência de ITBI em relação a pessoas jurídicas inativas, à luz dos critérios da preponderância imobiliária e da finalidade constitucional. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 22, n. 5260, 25 nov. 2017. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/61648. Acesso em: 25 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos