Como acabou o Princípio da Presunção de Inocência? “Não sei, só sei que foi assim!”

05/02/2018 às 17:16
Leia nesta página:

A execução provisória da pena e o combalido Princípio da Presunção de Inocência, tendo como protagonista o STF.

Como acabou o Princípio da Presunção de Inocência? “Não sei, só sei que foi assim!”

Qual a notícia mais badalada do ano recém-chegado? Pasmem, não é o noivado de Neymar com a atriz Bruna Marquezini, nem os glúteos “esparadrapados” da Anita na laje, que pena! Rsrs

Mas sim, a Execução Provisória da Pena, ou seja, o caso do ex-presidente, se o dito cujo será preso ou não, portanto “place your bets, gentlemem!”(façam suas apostas cavalheiros!).

Sim senhores, a famosa ou famigerada Prisão Antecipada versus a já combalida garantia constitucional expressa no artigo 5º, inciso LVIII, dispondo que:”...ninguém será culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória.”

Que fique bem claro, que aqui não defendo A nem B, e usarei a expressão do professor Lenio, com minha alteração, “eu sou criminalista, mas sou limpinho!” rsrs.

Como disse Vicentão em o Auto da Compadecida “...ele tá doido pra morrer e eu to doido pra matar! Dá certinho!” Em outras palavras, a massa está ávida por justiça a qualquer preço e o Judiciário é a nossa “Justiça”, portanto, está tudo certo, legal e permitido; #sqn!

Nós, da área jurídica, mormente os criminalistas, não deveríamos estar preocupados quando o ex-presidente vai ser preso e como, mas sim com o desrespeito do Judiciário, no que tange às garantias constitucionais, volto a reiterar a minha preocupação com o poder da livre convicção e interpretação outorgada aos juízes, pela legislação vigente. Tema que tratei em outro artigo : O Estado de Direito Paralelo do Judiciário em: o Paradoxo do Juiz “Boca da Lei” e o da Livre Convicção, https://jus.com.br/artigos/61116/o-estado-de-direito-paralelo-do-judiciario-em-o-paradoxo-do-juiz-boca-da-lei-e-o-da-livre-conviccão.

Mesmo tendo como “ checks and balances” ou freios e contrapesos, a imposição da decisão motivada e fundamentada, não é claro de onde virá essa fundamentação e o que presenciamos  hoje é a fundamentação em conveniências e interesses, que na maioria das vezes passa ao largo das leis propriamente ditas.

Como no caso em tela da Prisão Antecipada, a Constituição é clara quando dispõe sobre o Princípio da Presunção de Inocência: “... ninguém será culpado até o trânsito em julgado”, a não ser que alteraram o sentido do entendimento de trânsito em julgado, destarte este indica que se esgotaram todos os recursos em todos os tribunais e não somente no Tribunal de segunda instância.

Ocorre que o STF, coagido e influenciado pela massa que clama por justiça, por boa parte de juízes, uma considerável fração do MP e os holofotes da mídia, não resistiu ao assédio ou galanteio e cedeu, promovendo uma arbitrariedade constitucional  sem precedentes, flexibilizando um dos maiores e mais importantes direito do ser humano, o direito a liberdade; preenchendo um vácuo de poder deixado pelo, desacreditado e pálido, Poder Legislativo, pois como brilhantemente cita Kakay em seu artigo, A defesa da liberdade nunca se apequena, “ não existe vácuo de poder”, vejamos in verbis:

 

Na realidade, naquele momento o Supremo Tribunal Federal ocupava um vácuo de poder. Tínhamos um Poder Legislativo combalido, acuado, sem maiores condições de fazer o enfrentamento do verdadeiro massacre que era a grande investigação que se dava sobre os seus principais líderes, e o Poder Executivo sem nenhuma conexão com a população, sendo que essa é a base do Poder Executivo, que é eleito pelo voto direto.

Como não existe vácuo de poder, o Poder Judiciário passou a ocupar na sociedade brasileira um enorme espaço, desequilibrando a balança da tripartição de poderes. Um espaço que, sem dúvida, através do extremo ativismo judicial, não deveria ser ocupado por ele.

 

A Suprema Corte brasileira cria então uma aberração jurídica que é a antecipação da prisão, chancelando assim, a supremacia arbitrária da livre convicção equivocada, que preconiza a imposição e o hiperativismo Judiciário,  que culmina com a máxima de que: “ O direito é, o que o juiz diz que é!”, ou seja, a lei não tem mais valor, sem a chancela do Judiciário, super-inflado de ego e vaidade.

Portanto, criam-se vários entendimentos e interpretações contra legem, dependendo da situação, conveniência e momento, colocando em prática estados de exceção, ignorando um padrão legal, onde todos e tudo seja balizado pela lei.

Como bem citou o professor Lenio, “ ...hoje flexibiliza-se o princípio da presunção de inocência, amanhã proibi-se a liberdade de expressão, quiçá, depois, o direito de reunião seja tolhido!” Tudo em prol do bem comum social, da coletividade, porém olvidaram de avisar aos desavisados, que estes mesmos direitos estão sendo retirados da própria coletividade, é o que eu chamo de paradoxo ou mundo de Maya, do pro societate.

Essas mesmas autoridades que se intitulam paladinos da justiça, quando caem no próprio emaranhado de contradições e ou respondem por atos ilícitos mudam de entendimento rapidamente e não aceitam que suas garantias sejam flexibilizadas.

Este é o fenômeno da desfaçatez ou hipocrisia ou como Jakobs chama  de Direito Penal do Inimigo, onde pode-se flexibilizar ou restringir direitos e garantias fundamentais para punir outrem ou desafetos, porém exige-se a aplicação integral e sem restrições quando essa punição é dirigida a mim ou aos meus.

O mais interessante e alarmante na minha opinião é que vejo muito pensador/operador do Direito, até figuras que eu admiro que também embarcaram nessa flexibilização das garantias fundamentais (sad!), mesmo assim entendo e respeito a opinião e ponto de vista de cada um, doutra banda, optamos pelo Direito, como profissão, e temos que nos pautar pela aplicabilidade e zelo das leis, para evitar a insegurança jurídica, que atualmente paira sobre nós.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

O sistema midiático continua a instigar a massa ensandecida por justiça a qualquer preço. Uma das  revistas de abrangência nacional publicou recentemente em sua capa  os homens e mulheres de capa preta do STF, “A Liga da Justiça”., dizendo que esta instituição liderada pela a “Wonder Woman!, “... não se dobra às pressões ou influências e que  não alterará seu entendimento de permissão da Execução Provisória da Pena, em segunda instância.

Fico estupefato diante dessas assertivas que permeiam nossa sociedade; quer dizer que, quem deveria ser o guardião da Constituição permite uma ação vedada pela Magna Carta, indo de encontro ao  que é expresso em seu texto, que é claro como a luz do dia, não se dobra às pressões?

Certo, me enganem que eu gosto!

A resposta para estes e outros descalabros, o Chicó responde sem titubear: “ Não sei, só sei que é assim!”

Nem vou adentrar o mérito da questão, se o ex-presidente é ou não culpado, se vai ser trancafiado nas masmorras ou não, e quando isso acontecerá.

Só sei que quando despertarmos da letargia carnavalesca, restará a pergunta: “Que tiro foi esse??” Cômico se não fosse trágico!

 

 By Dr. JBNeto

Assuntos relacionados
Sobre o autor
José Borges Neto

Advogado, atuante na área Criminal (associado da ABRACRIM) e atua juntamente com outros profissionais nas áreas Civil, Trabalhista, Família e Consumidor. bacharel em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira-Goiânia e ASPER-Paraíba, onde concluí, também formado pelo Gibbs College-EUA em Redes de Computadores. Estagiei por um ano na Defensoria Pública do Estado da Paraíba com enfâse em Direito Civil e Conciliação. Fui Agente de Proteção, por quase 5 anos, no Juizado da Infância e Juventude de Goiânia. Na Faculdade ASPER também participei de projetos de solução de conflitos em comunidades carentes do entorno de João Pessoa (mediação de conflitos). Falo inglês fluentemente e alemão nível intermediário.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos