O direito da mudança de nome do transexual

Exibindo página 2 de 2
17/08/2018 às 14:47
Leia nesta página:

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao responder a pergunta do estudo sobre quais as possibilidades jurídicas sobre o direito de mudança do nome do transexual, pode-se dizer que elas existem por causa do direito da personalidade intimamente ligado ao direito da dignidade que toda pessoa humana tem como princípio fundamental de toda a ordem jurídica.

A Constituição Federal de 1988 reforça a proteção da intimidade e declara invioláveis a vida privada, a honra e a imagem, assegurando a reparação do dano moral (artigo 5º, X/CF). Assegurar ao transexual o exercício pleno de sua correta identidade sexual solidifica o princípio constitucional da dignidade da pessoa, garantindo que não haja desrespeito a sua integridade física e psicológica, ampliando assim, seus direitos civis, evitando discriminação e intolerância.

O princípio da igualdade veda discriminações arbitrárias e irracionais e o princípio da dignidade da pessoa humana estabelece que todos os seres humanos são merecedores da mesma dignidade pelo simples fato de serem pessoas humanas, independentemente de quaisquer características.

A dignidade humana constitucionalmente consagrada no art. 1º, inc. III garante a todos o direito à felicidade.

A valorização da pessoa humana e a sua proteção acima de qualquer outro valor visa proteger o ser humano do próprio ser humano.

O transexual busca, acima de tudo, um equilíbrio, que possibilite a plena harmonia entre corpo e mente, combinando sua situação jurídica à situação fática como alguém do sexo oposto. Faz-se necessária uma readequação de sua identidade, promovendo-se o acesso pleno e efetivo aos direitos da personalidade, adequando o registro civil, no tocante ao prenome e ao sexo.

A regulamentação da sua situação jurídica a sua situação de fato é um passo essencial para a concretização de uma vida digna e plena. Há projetos de lei em tramitação que tem por objeto direito da minoria transexual e a jurisprudência tem buscado suprir as lacunas existentes.

Nos casos concretos apresentados fica claro que garantir o acesso às condições de saúde, a possibilidade de alteração do registro civil com a adoção do nome e sexo e a garantia de outros direitos é sem dúvida um caminho jurídico para que a lei não se silencie ocasionando sofrimento desnecessário e/ou sustentando constrangimentos e discriminações nos transexuais.

Acredita-se que a repercussão geral envolvendo os direitos de transexuais nos tribunais, demonstra a urgência de uma lei específica por merecer o tema ainda uma conduta de importância social, pois envolve reconhecer aos indivíduos integrantes dessa escolha, enquanto seres humanos, o direito a uma vida digna.


REFERÊNCIAS

ARAUJO, Aricele Julieta Costa de. A importância e a possibilidade de alteração do nome civil das pessoas naturais. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XVI, n. 116, set 2013. Disponível em: http://www.ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=13616>. Acesso em 19 de fev. 2017.

ALMEIDA, Vitor. A proteção do nome da pessoa humana entre a exigência registral e a identidade pessoal: a superação do princípio da imutabilidade do prenome no direito brasileiro. In Revista trimestral de direito civil – RTDC. Vol. 52, outubro a dezembro de 2012. Rio de Janeiro: Ed. Padma, 2000. Página 206.

BRASIL. Constituição (1988). In: Vade Mecum Saraiva. 9. Ed. Atual. E ampl. São Paulo: Saraiva, 2010.

BRASIL. Lei nº 10.406, de 2002. Código Civil dos Estados Unidos do Brasil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L3071impressao.htm> Acesso em 2 de fev. de 2017.

BRASIL. Lei nº 6.015 de 31, de dezembro de 1973. Dispõe sobre os registros públicos, e dá outras providências. In: Vade Mecum Saraiva. 9. Ed. Atual. E ampl. São Paulo: Saraiva, 2010.

CARDOSO, Patrícia Pires; HOGEMANN, Edna Raquel; CARVALHO, Marcelle Saraiva de. O transexual e as repercussões jurídicas da mudança de sexo. Disponível em:<http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=2623> Acesso em 2 de fev. de 2017.

CESAR, Mauro. Breve estudo acerca da Lei de Proteção às Vítimas e Testemunhas Ameaçadas (Lei 9.807/99). Disponível em:<https://maurocesarjr.jusbrasil.com.br/artigos/226039839/breve-estudo-acerca-da-lei-de-protecao-as-vitimas-e-testemunhas-ameacadas-lei-9807-99> Acesso em:19 fev. 2017.

DINIZ, Maria Helena. O estado atual do biodireito. São Paulo: Saraiva, 2002.

DUARTE, Josiane Coelho. Da possibilidade de alteração do nome civil ao completar 18 anos. Disponível em: https://josianeclemente.jusbrasil.com.br/artigos/205993991/da-possibilidade-de-alteracao-do-nome-civil-ao-completar-18-anosAcesso em 12 de jan. de 2017.

GAVIÃO, Fausto Carpegeani de Moura (2009). Do Princípio da Imutabilidade do Nome. Disponível em:<http://www.lfg.com.br>Acesso em:19 fev. 2017.

GOMES, Daniela Vasconcellos. Algumas considerações sobre os direitos da personalidade. Disponível em:<https://jus.com.br/artigos/17343/algumas-consideracoes-sobre-os-direitos-da-personalidade> Acesso em:19 fev. 2017.

LUCARELLI, Luiz Roberto1991. Aspectos jurídicos da mudança de sexo. Revista da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, São Paulo, p. 213-229, jun.

MAIA, Lívia Barboza. Mudança no registro civil do transexual. Disponível em:<http://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI232896,71043-Mudanca+no+registro+civil+do+transexual> Acesso em:19 fev. 2017.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Portal da Saúde. Disponível em:

<http://portal.saude.gov.br/portal/saude/default.cfm> Acesso em 2 de fev. de 2017.

RODRIGUES, Silvio. Direito Civil: Parte Geral. 34.ed. são Paulo: Editora Saraiva, 2003, p.61

SILVEIRA, Wilson. Projeto estabelece direito à identidade de gênero. Disponível em:

<http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/DIREITOS-HUMANOS/441555-PROJETO-ESTABELECE-DIREITO-A-IDENTIDADE-DE-GENERO.html>Acesso em:19 fev. 2017.

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. ADI n. 4275. Disponível em:<http://www.stf.jus.br/portal/geral/verPdfPaginado.asp?id=400211&tipo=TP&descricao=ADI%2F4275> Acesso em 2 de fev. de 2017.

VENTURA, Miriam. A transexualidade no tribunal: saúde e cidadania. Rio de Janeiro: Eduerj, 2010

VENOSA, Sílvio de Salvo. Direito Civil: parte geral. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

VIEIRA, Tereza Rodrigues. Nome e Sexo: mudanças no registro civil. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2008, p. 27

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos