Saiba mais sobre as diferenças entre indulto e saída temporária

Os temas foram amplamente repercutidos no final do ano passado já que havia possibilidade de se indultar condenados por crime de corrupção

25/02/2019 às 18:36
Leia nesta página:

Diferenças entre indulto e saída temporária

Por causa da repercussão do indulto de Natal do ano passado, alguns seguidores me perguntaram qual seria a diferença entre o indulto e o tal "saídão" de Natal (outra questão que ganhou as atenções no final do ano!)

Antes de começar a explicar, devo esclarecer que o ex-presidente Michel Temer não publicou o indulto de Natal de 2018. Eu cheguei até comentar sobre a polêmica se Temer iria ou não indultar criminosos (aqui). Mas pelo jeito a pressão popular fez com que pela primeira vez desde 1988 um presidente não concedesse indulto. Vamos a explicação agora.

indulto é um perdão que pode ser concedido por decreto presidencial e tem previsão na Constituição Federal (art. 84, inciso XII), no artigo 107, inciso II, do Código Penal e nos artigos 187 a 193 da Lei de Execução Penal (Lei 7.210/84). Trata-se de uma forma de extinção da pena.

Já a saída temporária ou "saídão", como ficou popularmente conhecida, trata-se da autorização judicial para que condenados saiam das penitenciárias, sem vigilância direta, por um prazo de até 07 dias. Tem previsão na Lei de Execução Penal (Lei 7.210/84, art. 122 e seguintes). O condenado precisa atender alguns requisitos, como, por exemplo, bom comportamento e estar em regime semi-aberto.

Embora se fale muito em "indulto de Natal" ou "saídão de Natal", não há previsão na lei para que esses benefícios sejam concedidos no período natalino, mas costumeiramente o decreto de indulto costuma ser publicado no final do ano. A saída temporária geralmente é concedida em períodos festivos, como no próprio Natal, ou ainda no Dia das Mães ou na Páscoa.

Sobre o autor
Bruno Borges Advogado

Advogado que atua nas áreas do Direito Civil, Consumidor, Família e Trabalho. Pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho e Direito Previdenciário pela Estácio, graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Soteropolitano. Escritório de Advocacia em Salvador/BA.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos