Capa da publicação Os efeitos do Covid-19 na contratação de seguro viagem internacional

Os efeitos do Covid-19 na contratação de seguro viagem internacional

03/11/2020 às 13:42
Leia nesta página:

A grande preocupação do viajante, hoje, na contratação de um serviço de seguro viagem internacional é saber quão coberto ele estará ao se tratar da doença do novo coronavírus.

A grande preocupação do viajante, hoje, na contratação de um serviço de seguro viagem internacional é saber quão coberto ele estará ao se tratar da doença do novo coronavírus. Apesar de algumas medidas e decretos a fim de garantir o direito do consumidor em casos de cancelamento e adiamento de serviços durante esse período pandêmico, de forma geral, as políticas de cobertura das seguradoras para casos de surtos, epidemias e pandemias permaneceram as mesmas.

A partir de 12 de março, quando a OMS classificou o COVID-19 como uma pandemia, seguradoras passaram a ser isentas em arcar com as despesas do tratamento de casos de coronavírus, conforme normativa n 315 de 2014 da SUSEP, principal órgão responsável pela regulamentação do mercado de seguros. Isso significa que de acordo com a lei, em situações de doenças catalogadas como pandêmicas ou epidêmicas, as apólices são obrigadas a garantir a assistência do segurado apenas até o diagnóstico positivo, sendo, portanto, de responsabilidade do contratante os custos do tratamento.

Não obstante, algumas agências de seguro viagem estão incluindo cobertura para COVID-19 com um custo um pouco maior pela contratação do plano, oferecendo serviços como de reembolso aos segurados que precisam realizar teste de COVID-19 conforme solicitação do país de destino. Todavia, de maneira geral, a garantia dos contratantes se limita aos cancelamentos com créditos ou remarcações das datas da cobertura do seguro e às assistências básicas e adicionais já previstas por lei.

Em suma, até o presente momento não houve quaisquer mudanças que garantam a segurança em casos de COVID-19 para o viajante na contratação dessa modalidade de seguro.

Caberá ao contratante a pesquisa para a escolha do plano que melhor atenda às exigências do lugar de destino e se relacione às suas prioridades e expectativas. No entanto, é importante se atentar para a brevidade dessa fase, pois com a modificação do cenário e a perda do status do coronavírus como pandemia, ele poderá passar a fazer parte das doenças cobertas pelas apólices de seguros viagens.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Junior Max

Sou programador e trabalho na área jurídica.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos