Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/27941
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Os brutos também sofrem

Os brutos também sofrem

Publicado em . Elaborado em .

As importantes lições deixadas pelo polêmico caso de assédio moral no futebol americano

No refeitório da sede do time de futebol americano Miami Dolphins, o jogador Johathan Martin, 24 anos, serviu-se de comida e caminhou até uma mesa, onde havia vários de seus colegas almoçando. Quando Martin sentou-se, todos à mesa levantaram-se e deixaram-no sozinho. Furioso, Martin amassou sua bandeja, levantou-se e foi embora do clube. E não voltou mais.

Dias depois do episódio, ocorrido em outubro de 2013, veio à tona a informação de que o que alguns consideravam uma “brincadeira” tinha sido apenas a gota d’água num oceano de humilhações comandadas por Richie Incognito, 30 anos, colega de time de Martin. No mês seguinte, Incognito – considerado um dos jogadores mais sujos da liga – foi suspenso por prazo indeterminado.

Pressionada pela opinião pública, a liga de futebol americano (NFL) contratou uma investigação independente para apurar o caso. O relatório dos investigadores, de 144 páginas, foi revelado em fevereiro de 2014 e comprovou que Martin foi vítima de assédio moral praticado por Incognito e mais dois jogadores.

Foram ouvidas mais de 100 testemunhas e analisadas milhares de mensagens de texto que comprovaram que, durante duas temporadas, Martin (que é afrodescendente) foi ofendido quase que diariamente com insultos racistas e xingamentos impublicáveis. Ele também teve que suportar um sem-número de pesadas ofensas de cunho sexual contra sua mãe e irmã. O relatório apontou que outro jogador, considerado homossexual, e um assistente de treinador, nascido no Japão, foram vítimas de uma série de xingamentos e humilhações do mesmo grupo de assediadores. Os veteranos também tinham o costume de obrigar os novatos a pagarem por caros jantares e festas, o que custou a Martin US$ 15mil para uma ida dos jogadores até Las Vegas.

Martin foi diagnosticado com depressão e pensamentos suicidas em decorrência da violência moral a que fora submetido, o que motivou sua saída do time. Em março, ele foi transferido para o San Francisco 49ers.

Como consequência da investigação, os técnicos Jim Turner e Kevin O’Neill foram demitidos, já que tiveram conhecimento – e inclusive participação – em alguns dos fatos. Incognito, que continua suspenso, teve um acesso de fúria com a divulgação do relatório e depredou sua própria Ferrari preta a golpes de taco de beisebol. Acabou sendo internado num hospital psiquiátrico, onde passou por tratamento contra o estresse. Críticos esportivos recomendam seu banimento do futebol.

Esse caso ganhou grande repercussão por diversos fatores. Além do impacto causado na sociedade pela divulgação dos detalhes sórdidos das ofensas, os acontecimentos tiveram como palco a NFL, a liga que organiza o multimilionário Super Bowl, uma das poucas datas que consegue, literalmente, parar a nação mais poderosa do mundo.

Todo esse escândalo acabou levantando importantes questões, como a necessidade de criação de leis contra o assédio moral no trabalho, o que é apoiado por 93% dos norte-americanos, segundo pesquisa do Workplace Bullying Institute.

O episódio ainda quebrou alguns paradigmas e causou um impacto positivo na sociedade.

O primeiro é o de que o assédio moral deveria ser encarado como algo normal. Por incrível que possa parecer, algumas pessoas criticaram a conduta de Martin (de ter denunciado o assédio), porque ele teria violado o “código de conduta” dos vestiários. O que eles chamam de “brincadeiras” seriam algo normal no ambiente de trabalho de futebol americano, o que, por outro lado, despertou a suspeita de que tais atos estejam ocorrendo em outras equipes. Entretanto, o relatório considerou que o tratamento dispensado a Martin e seus colegas é inaceitável em qualquer ambiente, e que devem ser criadas regras para garantir o respeito aos jogadores, como profissionais e como seres humanos.

O segundo paradigma é o de que ser vítima de assédio moral era um sinal de fraqueza, e de que só era assediado quem se deixava assediar. A sociedade finalmente parece compreender que, se um marmanjo de 1,96m e 140 kg, como Martin, sofreu assédio moral no trabalho, qualquer pessoa pode ser vítima.


Autor

  • Frederico Eugênio Fernandes Filho

    Sou empreendedor e conheço as dificuldades do dia a dia dos micro e pequenos.

    Depois de 15 anos advogando, resolvi mudar de vida e fui empreender. Comecei um negócio do zero, apanhei, aprendi, cresci.

    Como não entendia nada do assunto, fui estudar. De lá pra cá fiz Empretec, vários cursos livres, MBA em Administração pela USP e Mestrado em Administração, também pela USP, e não paro de estudar.

    Hoje trabalho compartilhando o que aprendi, como professor de temas relacionados à Administração em cursos livres e em MBAs na Fundace-USP, e desenvolvo cursos, palestras, treinamentos e workshops para micro e pequenos empreendedores. Eu procuro transmitir conhecimentos fundamentais de Administração de forma simples e prática, para que possam ser imediatamente aplicados aos negócios. Também trabalho como voluntário em programas gratuitos de capacitação de empreendedores de baixa renda.

    Meu propósito é ajudar os micro e pequenos a melhor administrarem suas empresas, com o objetivo de proporcionar sustentabilidade aos seus negócios e tranquilidade às suas famílias.

    Daí nasceu o projeto engata e vai, por meio do qual compartilho conteúdo pra quem quer empreender.

    Eu acredito que as pessoas são o que há de mais importante em uma empresa, e que exclusivamente delas depende o sucesso do empreendimento.<br><br>Eu acredito que as pessoas merecem respeito.<br><br>Eu acredito que pessoas que trabalham num ambiente saudável, feliz e livre de comportamentos tóxicos são mais dispostas, ficam menos doentes, faltam menos, permanecem por mais tempo no emprego, se acidentam menos, produzem mais e com mais qualidade e menos desperdício.<br><br>Eu acredito que pessoas que são respeitadas, ouvidas, compreendidas e que se identificam com a cultura da empresa se tornam, além de motivadas, comprometidas.<br><br>Eu acredito que as empresas que tratam as pessoas dessa forma sofrem menos multas e condenações judiciais, fortalecem sua imagem perante os consumidores, cumprem sua agenda de responsabilidade social, conquistam a admiração do mercado de trabalho e valorizam sua marca.<br><br>Eu acredito que ambientes de trabalho com essas características são benéficos a todos os stakeholders.<br><br>Eu acredito que cada empresa é única e que não existem soluções, em gestão de pessoas, que possam ser padronizadas, mas sim personalizadas conforme cada necessidade específica.<br><br>Eu acredito que qualquer solução de melhoria, em gestão de pessoas, só é viável, eficiente e duradoura se obtiver o envolvimento dessas pessoas desde a concepção do projeto.<br><br>É com base nesses valores que desenvolvo minha consultoria.<br><br>Se você também acredita nos mesmos valores que eu, conheça meu trabalho.<br><br>Entre em contato comigo ([email protected]), conheça meu blog (fredfilho.blogspot.com.br) e baixe gratuitamente minha mini-cartilha sobre assédio moral (www.dropbox.com/s/3ehjlg18x2ym1a7/assedio-cartilha.pdf). Sinta-se à vontade para compartilhá-la e ajude na conscientização de pessoas e empresas.<br><br>Atendo empresas de todos os tamanhos e ramos de atividade, em todo o Brasil.

    Textos publicados pelo autor

    Fale com o autor

    Site(s):

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.