Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/55063
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

O que é uma marca?

O que é uma marca?

Publicado em . Elaborado em .

Entenda o que é propriamente uma marca e suas classificações quanto à forma de apresentação e à natureza.

A marca é o sinal que identifica e individualiza determinados produtos ou serviços, vinculando ao seu titular um direito de clientela. Diz-se isso porque o objetivo maior de se registrar uma marca é, além de garantir um direito de propriedade, proteger uma determinada clientela.

A marca pode ser identificada apenas por seu nome, quando é considerada nominativa, apenas por seu logotipo, quando é denominada figurativa, ou pode ser considerada mista, quando o que identifica um produto ou um serviço é formado pelo conjunto de nome e forma. 

Além de identificar produtos ou serviços individualizados, quando são consideradas marcas de produto ou serviço, respectivamente, as marcas podem ser de certificação, quando usadas para atestar a conformidade de um produto ou serviço a determinadas normas ou especificações técnicas (notadamente quanto à qualidade, natureza, material utilizado e metodologia empregada), ou podem ser marcas coletivas, quando utilizadas para identificar produtos ou serviços provenientes de membros de uma determinada entidade coletiva, como sindicatos e associações.

Mas atenção! Por determinação legal, nem todos os sinais distintivos são registráveis como marca. Falaremos mais especificamente sobre isso no próximo artigo.

Entenda como funciona o processo de registro de marcas, passo a passo, no site da Escalei Marcas e Patentes, parceira institucional do Nascimento Melo Advogados.


Autor

  • Nascimento Melo Propriedade Intelectual

    A Nascimento Melo Propriedade Intelectual é uma empresa especializada na tutela de direitos relativos à propriedade intelectual. Com uma atuação multidisciplinar, a empresa atua no sentido de auxiliar os seus clientes a protegerem suas marcas, patentes, desenhos industriais e outros ativos relacionados à propriedade industrial.

    O diferencial da empresa consiste na formação técnica e jurídica da equipe, que conta com advogados e outros profissionais especializados em todos os trâmites perante o INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

    Textos publicados pelo autor

    Fale com o autor

    Site(s):

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.