Publicações de André
Democracia e Partidos Políticos, uma breve explicação baseada em Burstein & Linton e Strom & Müller.
A "sociologia das mobilidades" de John Urry
O estigma como tratado por Goffman
Erving Goffman foi um sociólogo canadense, nascido em 1922 e falecido em 1982, efetuou pesquisas na linha da sociologia interpretativa e cultural, sobretudo na Universidade de Chicago. Foi influenciado por muitos grandes nomes da esfera sociológica, mas Everett Hughes é...
Manicômios, prisões e conventos, uma análise das relações nas instituições totais segundo Erving Goffman
Erving Goffman foi um sociólogo canadense, nascido em 1922 e falecido em 1982, efetuou pesquisas na linha da sociologia interpretativa e cultural na Universidade de Chicago, além de professor do Departamento de Sociologia da Universidade da Califórnia em Berkely nos...
Elementos teórico-conceituais do enfoque do quadro lógico
O artigo objetiva explorar a metodologia do Quadro Lógico apresentando seu contexto histórico de surgimento, benefícios e desvantagens, assim como sua aplicabilidade enquanto instrumento de gerenciamento de projetos.
PROGRAMA DE ATENÇÃO À PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA: AVALIAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
O artigo destaca o Sumário Executivo, nº 19, publicado pelo Tribunal de Contas da União, que analisou o desempenho no processo de operacionalização do Programa de Atenção à Pessoa Portadora de Deficiência em Situação de Pobreza, do Governo Federal.
Os clássicos sociológicos e o saber cumulativo - Uma contradição?
A discussão acerca da importância dos clássicos na formação da teoria sociológica envolve uma disputa argumentativa que põe em questão a proposta de novos paradigmas em contraponto a releitura dos clássicos.
"A ciência, como a linguagem, é a propriedade comum de um grupo ou então não é nada. Compreendê-la é compreender o que esse grupo valoriza, tolera e desdenha"
"A ciência, como a linguagem, é a propriedade comum de um grupo ou então não é nada. Compreendê-la é compreender o que esse grupo valoriza, tolera e desdenha". Como T. Kuhn, K. Popper e I. Lakatos encaram linguagem e ciência.
Burocracia e gestão nos municípios de pequeno porte
Os municípios de pequeno porte no Brasil apresentam problemas para adequar gestão eficiante com a burocracia necessária para o bom funcionamento e respeito à legalidade. Rezende (2011) ilumina o tema analisando, sobretudo, os município do sul de Minas Gerais.
EVOLUÇÃO RECENTE DA VIOLÊNCIA NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS: DE 1992 A 2002
O texto busca estudar os determinantes das variações das taxas de criminalidade dos municípios brasileiros entre 1992 e 2002.O estudo procura destacar os dez municípios com as maiores e menores taxas de homicídios em cada uma das macroregiões brasileiras.
Análise das experiências de Escritórios De Projetos no município de Dourados-MS E nos estados do Espírito Santo e Minas Gerais (Central e Setoriais): Casos de sucesso?
A formação de Escritórios de Projetos, prática absorvida pelo Setor Público com o advento do Gerencialismo, tem surtido efeitos positivos na Administração Pública brasileira? As experiências de alguns estados e municípios podem indicar respostas.
A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL E A DEPENDÊNCIA DAS POLÍTICAS TRANSVERSAIS EM RELAÇÃO ÀS POLÍTICAS HORIZONTAIS
As políticas municipais dividem-se em dois grandes compartimentos: políticas horizontais e políticas verticais. As políticas verticais, embora de caráter mais difuso, perpassam as políticas horizontais.
A valorização da cultura do Lugar através do Lazer e da recreação
O artigo destaca a importância da valorização da cultura local. Discorre sobre a importância não só da valorização cultural do destino turístico, mas também da experiência de envolvimento do turista com a realidade do lugar.