Artigo Destaque dos editores

Bioética em nome da ciência ou da fé

Exibindo página 2 de 2
19/08/2013 às 15:30
Leia nesta página:

CONCLUSÃO

Longe do debate da decisão do STF ter representado o direito, e se o direito aplicado buscará o respeito à ética e a moral, seja do ponto de vista médico seja do ponto de vista humanitário, não devemos esperar que o entendimento satisfaça integralmente toda a sociedade brasileira, pois a lei a ser aplicada pode não ser moralmente aceita para alguns, embora deva ser observada por todos. Certo é que a ética, nos ensinamentos de Glock e Goldim, continua sendo o estudo do correto ou incorreto, do justo ou injusto, adequado ou inadequado, e terá sempre como objeto de discussão justificar a melhor decisão para estabelecer as novas regras propostas pela moral e pelo direito.

No estado atual em que se encontra o direito, não há ação significativa na conduta da mãe e do médico que decidem pela aceleração do parto de um feto anencéfalo, mesmo porque o tipo penal é criado em função da necessidade de proteção de bens jurídicos, pelo que, deve existir uma necessária correspondência entre este e o dano ou perigo a um ou mais bens jurídicos. Da mesma forma, não há avanço científico na medicina que permita modificar o estado vegetativo desse “ser” e se o laudo médico atesta, sem margem de dúvidas, uma condição de morte, obrigar a mãe a manter a gravidez até o fim, motivado exclusivamente em dogmas religiosos controversos é renegar o direito em detrimento da fé, opção inconcebível em um Estado Democrático de Direito.

Estamos falando de uma intervenção cirúrgica para solução de um problema médico irreversível e que pode colocar a mulher em um estado de perigo quanto à sua saúde mental e física. Neste sentido, devemos observar que as intervenções para fins terapêuticos são entendidas como aquelas que objetivam a conservação ou o restabelecimento da saúde, além da prevenção de um dano maior ou, em alguns casos, a simples atenuação ou desaparecimento da dor.

Do ponto de vista religioso e científico, se existe pecado na visão daqueles que defendem o nascimento de um ser vegetativo, pelo menos no aspecto jurídico, não há dolo ou culpa no comportamento de quem apoia a antecipação terapêutica do parto ou aborto de feto anencéfalo. Condutas humanas criminosas são regidas pela finalidade, dirigidas a um fim ilícito, e não se pode matar o que já está morto. Ilícito é constranger alguém a carregar um natimorto por nove meses e conviver com a imagem desse “ser” pelo resto da vida, e se a vontade da mãe for a manutenção da gravidez ou a antecipação do parto, que em nome da ciência ou da fé, seja feita a sua vontade.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Conselho Federal de Medicina. Critérios para a caracterização de morte encefálica. Resolução n. 1480, de 08 de agosto de 1997. Disponível em: http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/cfm/1997/1480_1997.htm. Em, 20 mar. 2012.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Vade Mecum Acadêmico de Direito. 10ª ed. São Paulo: Rideel, 2010.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal – STF (a). A verdade real na jurisprudência do STJ. Brasília. Disponível em: http://www.stj.jus.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area= 398&tmp.texto=105250&utm_source=agencia&utm_medium=email&utm_campaign=pushsco. Acesso em 01 abr. 2012.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal – STF (b). ADPF 54: Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental. Origem: DF – Distrito Federal. Requerente: Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde. Relator: Ministro Marco Aurélio. Brasília. Disponível em: http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp?numero=54&classe=ADPF&origem=AP&recurso=0&tipoJulgamento=M. Acesso em 03 abr. 2012.

BIERRENBACH, Sheila. Teoria do Crime. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Plenário julga ADPF sobre anencefalia em sessão extraordinária na quarta-feira (11). Disponível em: http://www.stf.jus.br/portal/cms/ verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=204243. Acesso em 03 abr. 2012.

BUSATO, Paulo César. Direito Penal & Ação Significativa. Uma análise da Função Negativa do Conceito de Ação em Direito Penal a Partir da Filosofia da Linguagem. 2ª ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.

CUNHA, Maria Lourdes da. GOUVEIA, Lene Revoredo (Org.). A ética como fundamento dos projetos humanos. São Paulo: Saraiva, 2012.

GALVÃO, Fernando. Direito Penal. Parte Geral. 3ª ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2009.

GLOCK, RS. GOLDIM, José Roberto. Ética profissional é compromisso social. Mundo Jovem. PUCRS. Porto Alegre. Disponível em: http://www.bioetica.ufrgs.br/eticprof.htm. Acesso em: 20 mar. 2012.

GOLDIM, José Roberto. Conflito de interesses na área da saúde. Disponível em: http://www.bioetica.ufrgs.br/conflit.htm. Acesso em: 20 mar. 2012.

GOLDIM, José Roberto. Dever Prima Facie. Disponível em: http://www.bioetica. ufrgs.br/primafd.htm. Acesso em: 20 mar. 2012.

GOLDIM, José Roberto e FRANCISCONI, C. F. Os comitês de ética hospitalar. Revista de Medicina. ATM. 1995. Disponível em: http://www.bioetica.ufrgs.br/anencef.htm. Acesso em: 20 mar. 2012.

GOMES, Luiz Flávio. Aborto anencéfalo. Direito não é religião. Jus Navigandi, Teresina, ano 13, n. 1908, 21 set. 2008. Disponível em: http://jus.com.br/revista/texto/11752. Acesso em: 18 mar. 2012.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

LÓPEZ, Mário. Fundamentos da Clínica Médica: a relação paciente-médico. Rio de Janeiro: Medsin Editora Médica e Científica, 1997.

MARTINS FILHO, Ives Gandra. Ética e Ficção: de Aristóteles a Talkien. Rio de Janeiro: Elseviar, 2010.

VALLS, Álvaro L. M. Repensando a vida e a morte do ponto de vista filosófico. Disponível em: http://www.bioetica.ufrgs.br/morteamv.htm. Acesso em: 20 mar. 2012.

ZAFFARONI, Eugênio Raúl. ALAGIA, Alejandro. SLOKAR, Alejandro W. Derecho Penal: Parte general. 2ª ed. 1ª reimp. Buenos Aires: Ediar, 2011.

ZAFFARONI, Eugênio Raúl. PIERANGELI, José Henrique. Manual de Direito Penal Brasileiro: Parte geral. 8ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009.


Notas

[1] Art. 126 - Provocar aborto com o consentimento da gestante:

Pena - reclusão, de um a quatro anos.

Parágrafo único. Aplica-se a pena do artigo anterior, se a gestante não é maior de quatorze anos, ou é alienada ou debil mental, ou se o consentimento é obtido mediante fraude, grave ameaça ou violência.

[2] Art. 128 - Não se pune o aborto praticado por médico:

Aborto necessário

I - se não há outro meio de salvar a vida da gestante;

Aborto no caso de gravidez resultante de estupro

II - se a gravidez resulta de estupro e o aborto é precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Paulo Roberto de Medeiros

Oficial da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais Professor de Direito Penal e Processo Administrativo da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais na Escola de Formação de Oficiais Bel em Direito e aluno do Curso de Doutorado em Direito Penal pela Universidade de Buenos Aires, Argentina Especialista em Segurança Pública pela Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte/MG Especialista em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do PR Aluno do Curso de Gestão Estratégica da Academia de Polícia Militar.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

MEDEIROS, Paulo Roberto. Bioética em nome da ciência ou da fé. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 18, n. 3701, 19 ago. 2013. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/25148. Acesso em: 19 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos