Artigo Destaque dos editores

A responsabilidade dos pais na violência sexual sofrida pelos filhos

Exibindo página 1 de 4
30/08/2016 às 11:36

Resumo:


  • O abandono e a negligência dos pais ou responsáveis criam um ambiente propício para a violência sexual contra crianças e adolescentes.

  • Leis como a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente não têm sido suficientes para proteger os menores de abusos sexuais.

  • É necessário discutir a responsabilização dos pais pela conduta que facilita ou não impede a ocorrência de crimes sexuais contra seus filhos.

Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

Os pais devem ser responsabilizados quando os filhos são vítimas de estupro, exploração sexual ou outras violações?

RESUMO:O presente trabalho traz para o debate a conduta de pais e responsáveis por crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Não se trata de minimizar a conduta do criminoso e muito menos atacar as famílias, porém, a rotina de abandono e negligência vivenciada por crianças e adolescentes configura ambiente propício a ação de aproveitadores. A rotina atarefada dos pais, a justificativa do trabalho, do cansado ou o descaso cotidiano, tomam ares de normalidade e banalizam o abandono. Com isso colocam os filhos em risco, propiciando toda sorte de violações, inclusive a sexual que, além de ser uma das mais repugnantes, é um violência que causa danos irreversíveis. A existência de leis como a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente não têm sido suficientes para proteger os menores. Neste trabalho é levantada a tese da coautoria ou participação dos pais nos crimes de estupros dos filhos. Os pais e responsáveis precisam ser conscientizados de seus deveres. A sociedade e as instituições precisam cobrar o cumprimento de tais deveres, pois, se os genitores não forem responsabilizados, os filhos com certeza continuarão sofrendo as consequências da negligência.

PALAVRAS-CHAVE: Estupro; Negligência dos Pais; Responsabilização.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
André Luís da Silva Gomes

Advogado. Membro da Comissão em Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência da 30ª Subseção da OABMG. Ex-Conselheiro Tutelar por dois mandatos.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

GOMES, André Luís Silva. A responsabilidade dos pais na violência sexual sofrida pelos filhos. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 21, n. 4808, 30 ago. 2016. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/51504. Acesso em: 22 dez. 2024.

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos