Capa da publicação Planos de saúde: natureza jurídica e processo de liquidação extrajudicial
Artigo Destaque dos editores

A natureza jurídica e o processo de liquidação extrajudicial dos planos de saúde

Exibindo página 2 de 2
20/06/2019 às 14:28
Leia nesta página:

Considerações Finais

Pelo exposto, observa-se que existem regras diferenciadas para a resolução dos casos das operadoras de saúde que se encontram em processo de perda de sua capacidade de solvência e continuidade de seus negócios.

Esse processo encontra-se regulamentado por legislação específica, a Lei dos Planos de Saúde, e amplamente regulado pela ANS, que é a agência reguladora responsável pelo controle e balizamento do mercado de planos de saúde. A intervenção da ANS tem o objetivo de preservar o interesse da carteira de clientes da operadora, evitando que a situação de degradação dos serviços prestados e contratados junto à operadora, venha se refletir na falta de assistência à saúde dos conveniados.

As instituições operadoras de planos de saúde, tais quais as instituições financeiras, são excluídas parciais do processo de falência ou insolvência civil, que somente podem ser pedidas em curso de processo de liquidação extrajudicial, pelo liquidante nomeado, após autorização da ANS.

Inicialmente, procede-se à intervenção sob regime fiscal com o objetivo de manter a funcionalidade e regularidade das operadoras de saúde e a garantia de atendimento aos clientes. Caso não seja possível a recuperação da instituição ou sejam identificados elementos de gravidade, passa-se ao processo de liquidação extrajudicial, dirigido pela agência reguladora, por meio da nomeação de liquidante responsável pela gestão do patrimônio da instituição, como meio de promover a transferência segura da carteira, de preservar ativos e de fazer a devida reparação das dívidas dos credores legais da instituição.

Esse processo torna-se fundamental ao passo que permite uma maior segurança aos consumidores afetados por eventuais problemas de crise econômico-financeira que atinjam as operadoras de planos de saúde. Sem esses importantes procedimentos de acompanhamento, fiscalização e intervenção, os consumidores poderiam ser submetidos a situações críticas de desproteção quanto a necessidades emergentes para a utilização dos serviços de saúde cobertos.


Referências Bibliográficas

BRASIL, Constituição Federal de 1988.

BRASIL Lei nº 9.656, de 03 de junho de 1998.

BRASIL. Lei nº 9.961, de 28 de janeiro de 2000.

BRASIL. Lei nº 8.078, de setembro de 1990.

BRASIL. ANS. Resolução Normativa – RN nº 316, de 30 de novembro de 2012.

GREGORI, Maria Stella. Planos de Saúde: a ótica da proteção do consumidor. 3a ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011 (Biblioteca de Direito do Consumidor, v.31), p. 36. Id., ib., p. 36.

VIEIRA, M. M. F.; VILARINHO, P. F.. O campo da Saúde Suplementar no Brasil. Revista Ciências da Administração - RCA, v.6, n. 11, p. 09-34, jan./jul. 2004. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina – Centro Socioeconômico/Departamento de Ciências da Administração. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/4805/4079>. Acesso em: 08 abr. 2018.

FERNANDES NETO, A. J. Plano de Saúde e Direito do Consumidor. Belo Horizonte: Del Rey, 2002.

SANTOS, C. T. C. R.; PIMENTEL, D. F.; DA SILVA, R. R.; Direito do consumidor aplicado ao direito à saúde: análise de julgados– Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana, 2017.

COELHO, F. U. Manual de direito comercial: direito de empresa. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2016.

TOMAZETTE, M. Curso de direito empresarial: Falência e recuperação de empresas, v. 3 – 5. Ed. Ver. E atual. – São Paulo: Altas, 2017.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

JUNIOR, Gerson Jose Andrade. A natureza jurídica e o processo de liquidação extrajudicial dos planos de saúde. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 24, n. 5832, 20 jun. 2019. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/69104. Acesso em: 28 mar. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos