Utilidades do dia a dia: Certidões negativas cíveis e de antecedentes criminais, em Joinville/SC

Como solicitar em Joinville/SC?

Leia nesta página:

Dicas de como solicitar Certidões negativas.

Em determinado momento de nossas vidas teremos a necessidade de entregar CERTIDÕES em certas instituições e/ou órgãos, seja na área Criminal (de antecedentes criminais), Cível, para fins eleitorais ou de falência, concordata e recuperação judicial.

Então surgem algumas dúvidas:

Onde vou? Com quem eu falo? Terei que pagar algo? Posso retirar na hora?

Por experiência profissional própria, falarei sobre o procedimento em Santa Catarina e depois, especificamente, na Comarca de Joinville/SC.

 

1) Caso você seja de outro estado, poderá solicitar por meio do sitehttps://www.tjsc.jus.br/certidoes, escolhendo a opção desejada (Comarcas - Primeiro Grau de Jurisdição ou Tribunal de Justiça - Segundo Grau de Jurisdição: Certidão de distribuição e Certidão para fins eleitorais).

Passos:

- Escolher o tipo de Certidão (Certidão criminal de antecedentes criminais, Certidão cível
Certidão para fins eleitorais, Certidão de falência, concordata e recuperação judicial);

a) Certidão Criminal: escolha a Comarca, Nome, CPF, RG, Gênero (F ou M), Nome da mãe, Nome do pai, Data de nascimento e E-mail.

b) Certidão Cível: Nome, CPF, RG, Gênero (F ou M), E-mail.

c) Certidão para Fins Eleitorais: Nome, CPF, RG, Gênero (F ou M), Nome da mãe, Nome do pai, Data de nascimento e E-mail

d) Certidão de falência, concordata e recuperação judicial: Nome, CPF, RG, Gênero (F ou M), E-mail.

- As solicitações são gratuitas;

- Você receberá um e-mail com o protocolo do pedido;

- O segundo e-mail conterá o link para você baixar a Certidão em PDF.

ATENÇÃO: As certidões emitidas são as Negativas, ou seja, caso haja algum processo cadastrado, as Certidões somente serão emitidas solicitando-se no Fórum da Comarca que inclui o seu município.

 

2) Caso você seja da Comarca de Joinville/SC:

Passos para as Certidões de Antecedentes Criminais:

a) Vá até o Fórum da Comarca de Joinville/SC, com o seguinte endereço:

Av. Hermann August Lepper, 980 - Saguaçu, Joinville - SC, 89221-902;

Telefone: (47) 3461-8500;

Mapa: https://www.google.com.br/maps/place/F%C3%B3rum+da+Comarca+de+Joinville/@-26.292938,-48.842085,15z/data=!4m5!3m4!1s0x0:0x690492dff1757b0a!8m2!3d-26.292938!4d-48.842085

b) No térreo do Fórum, ao lado direito da porta de entrada, há o serviço de Informações;

c) Basta apresentar os dados elencados no item 1 e guardar o comprovante de protocolo (você somente poderá retirar a Certidão mediante a apresentação do comprovante);

c) As solicitações são gratuitas;

d) O prazo para entrega está girando em torno de 1 semana, mas, caso necessite, é possível solicitar Urgência, para agilizar o procedimento.

e) Ligue para o número (47) 3461-8546 e confira se a Certidão já ficou pronta, evitando um deslocamento em vão.

Passos para as Certidões Cíveis:

a) Vá até o Fórum da Comarca de Joinville/SC, com o seguinte endereço:

Av. Hermann August Lepper, 980 - Saguaçu, Joinville - SC, 89221-902;

Telefone: (47) 3461-8500;

Mapa: https://www.google.com.br/maps/place/F%C3%B3rum+da+Comarca+de+Joinville/@-26.292938,-48.842085,15z/data=!4m5!3m4!1s0x0:0x690492dff1757b0a!8m2!3d-26.292938!4d-48.842085

b) No térreo do Fórum, vá até o serviço de Distribuição, que fica no corredor direito, após a cafeteria;

c) Basta apresentar os dados elencados no item 1 e guardar o comprovante de protocolo (você somente poderá retirar a Certidão mediante a apresentação do comprovante);

c) Cada solicitação tem o custo de R$10,20  (valor atualizado em 22/05/2018);

d) O prazo para entrega está girando em torno de 1 semana, mas, caso necessite, é possível solicitar Urgência, para agilizar o procedimento.

Espero ter ajudado!

Caso você tenha encontrado algum equívoco, contradição, erros de Língua Portuguesa, tenha reclamações e/ou sugestões, por gentileza, envie mensagem para o endereço [email protected].

Permaneço à disposição.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Tamara Rossweiler Marques Cardoso

Atuando nas áreas: Família, Sucessões, Cível, Consumidor, Criminal, Diversidades. Possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (2009) e graduação em Química, habilitação Licenciatura, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Humanos com enfoque na sexualidade e questões de gênero. Possui Pós-graduação Lato Sensu em Direito de Família e Sucessório pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC 2012), em Direito Processual Civil e Direito Penal/Processual Penal pelo Complexo Educacional Damásio de Jesus (DAMÁSIO 2015), em Gênero e Diversidade na Escola, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016, IEG/UFSC), em Direito Constitucional pelo Complexo Educacional Damásio de Jesus (DAMÁSIO, 2019) e em Direito das Mulheres - Teoria, Prática e Ação Transformadora (MEU CURSO UNIDBSCO, 2021). Possui Pós-graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER 2015) e Pós-graduação Lato Sensu em Educação a Distância: Gestão e Tutoria (UNIASSELVI 2019). Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado), no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina, (PPGECT/UFSC, 2016-2019). Cursando Pós-graduação Lato Sensu em Direito Público com ênfase em Gestão Pública (DAMÁSIO).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos