Tudo de Resenhas de livros
Resenha: A intervenção penal nos braços da mídia
O presente trabalho visa mostrar a influência exercida pela mídia no campo do direito penal, a partir da analise do texto Bethânia Falcão Bastos o qual nos mostra de maneira genérica como tem se dado tal intervenção e suas consequências na sociedade.
Resenha sobre “A liberdade dos antigos comparada à dos modernos”
O presente paper busca contextualizar o pensamento de Benjamin Constant sobre as liberdades do homem.
A ordem do discurso.
Aborda os principais aspectos do excelente excerto do jurista contemporâneo de maior produção atual
Entre quatro paredes
Entre quatro paredes é uma peça teatral de Jean-Paul Sartre, escrita em 1944, a qual é apontada pelo existencialismo do autor. O drama “Entre Quatro Paredes” reflete as preocupações filosóficas do autor e é categoricamente inerente da tese O Ser e o Nada.
As Nossas Virtudes – análise do sétimo capítulo da obra "Além do bem e do mal", de Friedrich Nietzsche
O presente artigo tem por escopo apresentar o sétimo capítulo da obra Além do bem e do mal, intitulado de As nossas virtudes, de Friedrich Nietzsche.
Luta por um Mundo Melhor.
Política e discurso político estão intimamente ligados, presente e passado também.
“A Verdadeira Filosofia para Descartes em Carta Prefácio dos Princípios da Filosofia” O pensamento de Rene Descartes.
O presente artigo tem por objetivos discorrer sobre a Verdadeira Filosofia tendo como base a Carta Prefácio dos Princípios da Filosofia e seus ensinamentos. De René Descartes.
A interpretação do Futuro da Democracia a partir de Norberto Bobbio
Em O Futuro da Democracia: uma defesa das regras do jogo, Bobbio traça um panorama elucidativo acerca dos desafios internos da democracia, confrontando o ideal democrático às experiências democráticas reais.
A “Teoria da Pena: fundamentos políticos e aplicação judicial” a partir de Juarez Cirino dos Santos
Trata-se sobre a aplicação de uma política penal pautada na Teoria da Pena de forma a criticar o instrumento punitivo existente na sociedade brasileira
Genealogia da moral: uma polêmica.
Tido por muitos como um 'escritor maldito', Nietzsche continua embaralhando os discursos moralistas e conservadores, mesmo após 114 anos de sua morte. Genealogia da moral, escrita em 1887, é uma obra corajosa e provocante. Um tocante e eloquente poema.