Publicações de Renata
Aposentadoria do Eletricista após a Reforma da Previdência
Não somente os eletricistas, mas os médicos, dentistas, engenheiros, metalúrgicos, aeroportuários, químicos, farmacêuticos, dentre outros, podem ser extremamente beneficiados com a conversão e conseguir uma aposentadoria antecipada.
A Síndrome de Burnout e a concessão do benefício previdenciário acidentário (B91)
A Síndrome de Burnout popularmente conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, altos níveis de estresse e esgotamento físico, ocasionado por competitividade excessiva no local de trabalho, pressão por rendimento, acúmulos de...
Auxílio-inclusão: o que é e quem tem direito?
Os pedidos do benefício deverão ser feitos pelos canais de atendimento do INSS, como Central 135, site, aplicativo Meu INSS e agências da Previdência Social. inclusive o serviço já está disponível para requerimento on-line.
Decisões Judiciais apontam pela inconstitucionalidade do artigo 26, § 2º, da Reforma da Previdência e afastam o percentual de 60% na Aposentadoria por Incapacidade Permanente (antiga aposentadoria por invalidez)
Em linha de conclusão, embora, diversas decisões judiciais venham entendendo pela inconstitucionalidade do artigo 26, parágrafo 2º, da EC 103/2019, tal tema ainda será discutido no Supremo Tribunal Federal (STF), para que só após ocorra uma pacificação.
APOSENTADORIA: QUAIS DOCUMENTOS PODEM COMPROVAR O TRABALHO RURAL?
O aumento do tempo de trabalho, pela utilização da atividade rural, mesmo que exercida quando criança, pode gerar um bom aumento no valor da aposentadoria e acelerar a aposentadoria.
Checklist de documentos e procedimentos para a perícia médica do INSS
O Comunicado de decisão ficará disponível no dia seguinte à realização da perícia presencial e o segurado poderá obtê-lo pela internet ou indo direto a agência do INSS.
Como entrar no MEU INSS: portal da previdência oferece diversos serviços online ao segurado
O portal "meu INSS" pode ajudar o segurado a conferir seus dados, como tempo de contribuição e média salarial, além de oferecer um demonstrativo das regras de transição.
Vigilante, com ou sem arma de fogo, tem direito a aposentadoria especial
Em novembro de 2020, a Primeira Seção do STJ definiu que o trabalhador vigilante tem direito à aposentadoria especial, desde que comprovada a condição de risco à integridade física (trabalho perigoso).
Benefício de Prestação Continuada (BPC ou LOAS ) ao deficiente e ao idoso: o que está valendo?
O BPC não dá direito ao recebimento do 13º salário, e também não gera direito à pensão por morte, diferentemente dos benefícios previdenciários.
Aposentadoria: ano novo, regras novas
Aposentadoria por idade da mulher passa dos 60 anos e meio, para os 61 anos, sendo que a do homem se mantém em 65 anos. Assim, a idade mínima para o requerimento da aposentadoria por idade para as mulheres aumentou 6 meses, passando para 61 anos de idade.
Aposentadoria do Dentista após a Reforma da Previdência
Com a reforma da previdência a aposentadoria dos dentistas, que continua sendo na modalidade especial, sofreu algumas mudanças, dentre elas, pelas regras atuais, além do tempo de contribuição, passou a ser considerada a idade do segurado
Aposentadoria Programada e a Reforma da Previdência: o que está valendo?
Destaca-se, que mesmo após a reforma da previdência, foi mantida a redução da idade mínima em 5 anos para os trabalhadores rurais, para os que exercem atividades em regime de economia familiar como produtor rural, para os garimpeiros e os pescadores.
Aposentadoria do médico após a reforma da previdência
Com a reforma da previdência a aposentadoria dos médicos, que continua sendo na modalidade especial, sofreu algumas mudanças, dentre elas, pelas regras atuais, além do tempo de contribuição, passou a ser considerada a idade do segurado
Cancelamento e desistência de voos em tempos de Pandemia.
Tendo em vista o grande número de voos cancelados durante a pandemia pela COVID-19, como também desistência por parte dos consumidores que compraram passagens aéreas neste período, foi publicada no Diário oficial da União, no dia 06.08.2020
Averbação de atividade rural e conversão de atividade especial após a reforma da previdência: pode sim!
Mesmo após a reforma da previdência ainda é possível averbar o tempo exercido em atividade rural e converter o tempo em atividade especial (insalubre e/ou perigosa) em tempo comum, para aumentar o tempo de contribuição e o valor da aposentadoria.
INSS inicia hoje projeto-piloto de prova de vida por biometria facial
O INSS inicia hoje, dia 20 de agosto de 2020, o projeto-piloto de prova de vida por biometria facial. A constatação será feita por meio de aplicativo que permite o reconhecimento facial do beneficiário com o uso da câmera frontal do celular.