Artigo Destaque dos editores

Responsabilidade do Estado por atos jurisdicionais violadores dos direitos e garantias fundamentais do empresário

Exibindo página 3 de 3
04/12/2012 às 09:57
Leia nesta página:

5. CONCLUSÃO

Nos Estados Democráticos de Direito, a atuação do estado encontra limites, principalmente, para que não sejam violados os direitos e garantias fundamentais do administrado.

O Estado, enquanto sujeito de direito, é titular de direitos e devedor de obrigações. O regular cumprimento das suas obrigações é necessário ao atendimento dos direitos e garantias dos demais sujeitos que são a essência do próprio Estado.

Dentre os sujeitos de direitos, cujos direitos e garantias fundamentais devem ser respeitados, destacam-se os empresários, pois estes exercem função social relevantíssima, consistente na promoção do desenvolvimento econômico.

A promoção do desenvolvimento econômico interessa tanto ao Estado, quanto aos demais integrantes do povo, pois, na sua falta, o Estado não arrecadará tributos – o que inviabilizará o cumprimento das suas funções – os trabalhadores não terão emprego – ficando impossibilitados de proverem sua subsistência – os consumidores não poderão atender as suas necessidades de consumo – pois não haverá oferta dos produtos e serviços por estes exigidos.

Em suma, a promoção do desenvolvimento econômico – tarefa conferida, principalmente, aos empresários nos sistemas capitalistas – é fundamental para que seja mantida a ordem social e para que o Estado alcance seus objetivos de progresso à vista do bem comum.

Para tanto, é necessário que sejam preservados os direitos e garantias fundamentais que os empresários necessitam para o desenvolvimento das suas atividades, dentre estes a liberdade, a propriedade e o devido processo legal, sob pena de prejuízo, não apenas para estes, mas também para todos da sociedade, inclusive para o Estado.

A preservação destes direitos e garantias fundamentais deve ser garantida, principalmente, pelo Estado, no exercício das suas funções, inclusive a jurisdicional. Isto porque, o direito é custo e onerar em demasia o empresário prejudica toda a sociedade, tendo em vista que a promoção do desenvolvimento econômico não será alcançada, ou, pelo menos, sofrerá retração.

Quando o exercício da atividade jurisdicional fere direitos e garantias fundamentais do empresário, causando-lhe danos em decorrência de erro judicial, culposo ou doloso, ou de prestação jurisdicional defeituosa, fica prejudicado o desenvolvimento da sua atividade econômica, o que prejudica o desenvolvimento da economia do país.

Por esta razão, conclui-se que a prestação jurisdicional defeituosa deve conduzir à responsabilização do Estado, sujeito que detém o monopólio desta função, sob pena de prejuízo para toda a sociedade.

Não obstante a Constituição Argentina não expresse a responsabilidade do Estado por atos jurisdicionais violadores de direitos dos jurisdicionados, a jurisprudência da Corte Suprema de Justiça da Nação vem admitindo a responsabilização estatal quando o serviços jurisdicionais são prestados defeituosamente.

Já no Brasil, apesar da Constituição prevê expressamente a responsabilidade objetiva do Estado pela prestação de serviços públicos, não excetuando o serviço jurisdicional, ao contrário, prevendo, expressamente, a responsabilidade do Estado por erro judiciário, a jurisprudência do Superior Tribunal Federal não vem acompanhando a evolução doutrinária e legislativa-constitucional, afastando a responsabilidade do Estado pelos atos juridicionais, fundamentando-se em preceitos superados que não guardam relação com a atual Constituição Brasileira.


6. BIBLIOGRAFIA

ALFERILLO, Pascual E. y RUGNA, Agustín.2006La responsabilidad del Estado por la actividad judicial em la doctrina de la Corte Federal. Buenos Aires: La Ley. V. 2006-E.

ALSINA, Jorge Bustamante.1995La responsabilidad del Estado em el ámbito de su actividad jurisdiccional. Buenos Aires: La Ley. Tomo B.

ANDRADA, Alejandro Delmacio.2006Responsabilidad del Estado y de los jueces em razón de uma equivocada declaración de quiebra. Buenos Aires: La Ley. V. 2006-D.

BIANCHI, Alberto B.1996Panorama actual de la responsabilidad del Estado em el derecho comparado. Buenos Aires: La Ley. Tomo A.

CASSAGNE, Juan Carlos.2000Las grandes líneas de la evolución de la responsabilidad patrimonial del Estado em la jurisprudencia de la Corte Suprema. La Ley, 2000-D, 1220.

CASSAGNE, Juan Carlos.2006Derecho Administrativo. 8ª Ed. Buenos Aires: Abeledo-Perrot. V. 1 y 2.

CHAVES, Pablo Holmes.2001A responsabilidade civil do Estado por erro na prestação jurisdicional. Jus Navigandi, Teresina, ano 6, n. 51, 1 out. 2001. Disponível em: <http://jus.com.br/revista/texto/2114>. Acesso em: 24 fev. 2012.

DROMI, Roberto.2006Derecho Administrativo. 11ª Ed. Buenos Aires – Madrid – Mexico: Ciudad Argentina – hispania Libros.

LIMA, Adriano Aparecido Arrias de.2005Responsabilidade civil do Estado por ato jurisdicional. Jus Navigandi, Teresina, ano 10, n. 823, 4 out. 2005. Disponível em: <http://jus.com.br/revista/texto/7381>. Acesso em: 24 fev. 2012.

MAIORANO, Jorge Luis.1984Responsabilidad del Estado por los errores judiciales: outra forma de proteger los derechos humanos. Buenos Aires: La Ley. T. 1984-D.

MARIENHOFF, Miguel S.1993Responsabilidad extracontractual del Estado por las consecuencias dañosas de su actividad lícita. Buenos Aires, Depalma: Revista de Derecho Administrativo. Año 5. Enero-agosto 1993.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

SILVA, José Afonso da.2005Curso de Direito Constitucional Positivo, 24ª Ed. São Paulo: Malheiros Editores.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Eraldo Sacramento

Advogado. Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais Professor do Centro Universitário Estácio

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

SACRAMENTO, Eraldo. Responsabilidade do Estado por atos jurisdicionais violadores dos direitos e garantias fundamentais do empresário. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 17, n. 3443, 4 dez. 2012. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/23153. Acesso em: 27 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos