A irracionalidade como única garantia do sucesso do golpe de Michel Temer

15/04/2016 às 14:32
Leia nesta página:

A persistência da história é a única coisa que explica a destruição da nossa democracia pelos órgãos encarregados de protege-la.

Deve parecer estranho para muitos o fato das instituições criadas para instrumentalizar e defender a democracia estarem sendo utilizadas para criar uma nova tirania. Presidida por um marginal e controlada por uma maioria parlamentar composta de réus em processos criminais, a Câmara dos Deputados está dando um golpe de estado disfarçado de Impedimento. O Executivo recorreu ao judiciário, mas o STF se recusa a afastar Cunha do cargo e não vai interromper o golpe de estado.

Qual é a racionalidade jurídica do processo em curso? Para responder esta pergunta temos que fazer outra. Qual foi a racionalidade jurídica do processo de construção do Estado brasileiro?

Quando cá chegaram os portugueses estavam num estágio de desenvolvimento tecnológico mais avançado que os indígenas. E eles não tiveram dúvidas: usaram os argumentos jurídicos que tinham para exterminar os índios hostis e para ocupar o território. Os argumentos jurídicos dos colonos eram três: o sabre, o arcabuz e o canhão. Estes mesmos argumentos foram utilizados para garantir o transporte e o confinamento de negros africanos para a exploração econômica da terra.

Os negros, porém, estiveram sujeitos a outros argumentos jurídicos. Refiro-me aqui ao chicote, à canga, à mordaça e a vários outros instrumentos de tortura utilizados para brutalizar os escravos.

Durante o processo de ocupação e exploração colonial da terra, toda e qualquer resistência foi combatida não com argumentos e sim com a força bruta.  Os índios que não aceitaram o jugo luso foram exterminados junto com a Confederação dos Tamoios. O mesmo ocorreu com os mamelucos e cafuzos pobres e negros fugidos que ousaram desafiar o poder colonial, imperial e republicano. Cabanagem, Sabinada, Revolta dos Malês, Palmares, Canudos são exemplos sangrentos da racionalidade jurídica brasileira. A repressão feroz aos sindicalistas durante a Ditadura Vargas e Ditadura Militar são exemplos mais recentes da racionalidade jurídica brasileira.

O Estado brasileiro não é fruto de uma convenção pacífica. Ele foi criado a força com a exclusão de índios e negros e aperfeiçoado para produzir a exclusão dos descendentes daqueles que não são os herdeiros da Colônia e do Império. Nossa primeira república se caracterizava pelo voto censitário e de fato ela nunca deixou de existir no imaginário de personagens como o presidente da FIESP.

O sabre foi aposentado. O arcabuz foi substituído pelo fuzil e pela metralhadora. O canhão raiado é mais mortal, preciso e eficiente do que os antigos canhões de bronze utilizados pelos colonos portugueses. O mais novo argumento jurídico colocado à disposição do Estado brasileiro é o míssil de média distância, capaz de acertar seu alvo a 300 quilometros de distância.

Todas estas inovações não foram, contudo, capazes de destruir a natureza perversa e brutal do Estado brasileiro. A soberania popular como fundamento do poder político (tal como está prescrita na CF/88) é uma ilusão que está se desmanchando no espaço que existe entre a Câmara e o STF.

A persistência histórica das formas arcaicas de poder explica porque a Câmara quer depor a presidenta eleita pelos brasileiros e impor à nação o presidente dos empresários e dos bandidos ricos que comandam o Poder Legislativo. Nunca existiu um Estado de Direito no Brasil. A julgar pelo que ocorreu ontem, o STF segue sendo o principal órgão estatal a dar garantia institucional à irracionalidade jurídica tradicional.

Se chegar ao poder, Temer  será obrigado a usar todos os meios de violência à sua disposição. Ele certamente encontrará soldados dispostos a cumprir suas ordens. Não se enganem: os Juízes legitimarão a repressão aos adversários do golpe de estado. De fato, eles farão o mesmo que os juízes coloniais e imperiais fizeram quando legitimaram o extermínio de índios, de negros e de brasileiros pobres.

A racionalidade jurídica do golpe não existe. Justamente por ser desprovido de razão, o golpe é capaz de ressuscitar os aspectos mais doentios e deprimentes do processo civilizatório brasileiro. O fracasso do golpe representaria um novo estágio na História do Brasil? Só o tempo poderá responder esta pergunta. 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Fábio de Oliveira Ribeiro

Advogado em Osasco (SP)

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos