Capa da publicação Multiparentalidade e direitos sucessórios dos ascendentes
Artigo Destaque dos editores

O acolhimento da multiparentalidade pelo Supremo Tribunal Federal e os reflexos nos direitos sucessórios dos ascendentes

Exibindo página 2 de 3
Leia nesta página:

6 CONCLUSÃO

As bases do Novo Direito das Famílias se estruturaram durante décadas de evolução legislativa e jurisprudencial, até culminar no tema de maior relevância para este trabalho, o acolhimento da multiparentalidade e seus reflexos sucessórios. Viu-se que a constituição da família passou a se fundar mais na afetividade, princípio que ganhou status constitucional e se consolidou como a pedra fundamental da formação de vínculos parentais, fruto do processo de personalização do Direito Privado. Com isso, passa a se admitir a possibilidade de uma pessoa nutrir afeto por alguém e disto nascer um vínculo socioafetivo que produzirá todos os efeitos jurídicos inerentes a uma relação de parentesco.

Viu-se que a socioafetividade é alicerçada na posse do estado de filho ou estado de filho afetivo, que consiste na presença da reputação (reputatio), do tratamento (tractatus) e nome (nominatio), e que possui um aspecto bifronte, ou seja, recíproco. Pois, ao mesmo tempo, se afigura, como reflexo equivalente, a posse do estado de pai. Isto evidencia o duplo sentido da paternidade socioafetiva, em que não apenas os pais assumem responsabilidades perante os filhos, mas também adquirem prerrogativas diante destes.

Logo, se é possível o reconhecimento de um vínculo parental única e exclusivamente baseado no afeto nutrido entre pais e filhos, emerge a hipótese de alguém já possuir previamente um vínculo biológico paterno/materno e vir a adquirir outro, de natureza registral ou não, fundado na socioafetividade, ou vice-versa. Nascem as discussões a respeito da multiparentalidade ou pluriparentalidade.

O controverso tema passou a ser enfrentado pelos tribunais brasileiros apenas no século XXI, apesar de já ter sido reconhecida a duplicidade paterna em alguns estados norte-americanos, ainda em meados do século XX. As decisões das cortes brasileiras de segunda instância eram extremamente divergentes. Umas reconheciam a multiparentalidade com todos os seus efeitos jurídicos, alegando, na maioria das vezes, o princípio constitucional do melhor interesse da criança e do adolescente. Outras sustentavam a prevalência de um dos vínculos parentais na situação fática, por falta de amparo legal ou pela força do registro público de nascimento para indeferir o pleito da possibilidade de dupla paternidade ou maternidade. Quando a polêmica passou às instâncias superiores, o Superior Tribunal de Justiça, incialmente, indeferia a possibilidade de se desconstituir o vínculo socioafetivo e registral operado para constituir um elo jurídico biológico que não representava de fato a paternidade. Posteriormente, mudou de entendimento, na tentativa de preservar os interesses patrimoniais dos menores, permitindo a troca de paternidade no registro.

Por óbvio, a polêmica chegou ao Supremo Tribunal Federal, que pôs fim à contenda, não por ampla maioria de votos, firmando tese no sentido de que a existência de vínculo paterno ou materno anterior, reconhecido em registro ou não, não obstava a superveniência de novo vínculo, concomitantemente.

De tal decisão, que agora servirá de base para a aplicação do Direito em todo o Brasil, nascem inúmeros questionamentos, frutos das lacunas legais, alguns deles a respeito da sucessão dos ascendentes. Sabendo-se que esta se perpetra por linhas, de acordo com as regras do Código Civil, como seria feita a partilha da herança de um filho falecido, que deixou como herdeiros três ou mais pais? E se se acrescenta um cônjuge ou companheiro sobrevivente a esta questão, a divisão continuará igualitária? E no caso de ascendentes homoafetivos, sendo um amigo o fornecedor do material genético? Caso os herdeiros sejam cinco, seis, sete ou mais avós em concorrência com o cônjuge/companheiro, deve-se preservar a cota deste?

Primeiramente, apresentaram-se as possíveis interpretações para o caso de três ou mais ascendentes concorrerem à herança, sustentando-se que é necessário que, de fato, todos tenham concorrido na prática para desempenhar sua função de pai/mãe e, assim, configurando-se a paternidade, avultam os direitos, em especial os sucessórios decorrentes dela. Ou melhor, não pode adquirir a qualidade de pai aquele que na prática não o é, sob pena de violação da máxima da paternidade responsável. Destarte, afigurando-se a multiparentalidade, concluiu-se que se deve interpretar contrariamente o Código Civil para equiparar os quinhões dos ascendentes, independentemente da quantidade de linhas. Tal qual o número de ascendentes de primeiro grau, será o número de linhas sucessórias, ou seja, todos os pais e mães herdarão igualmente.

A mesma exegese valerá para casais homoafetivos, e para os casos em que outra pessoa forneceu o material genético, mas mantém relação filial com o descendente concomitantemente ao casal de mesmo sexo.

Já no caso de haver pluriparentalidade de primeiro grau e concorrência de cônjuge ou companheiro sobrevivente, entende-se que a intenção do legislador foi a de igualar o quinhão do cônjuge ao de cada um dos pais. Então, deve-se interpretar a lei civil no sentido de dividir igualmente a herança do de cujus com os diversos pais e o cônjuge em cotas equivalentes para cada um deles.

Posição diferente foi tomada quanto à concorrência do cônjuge com os cinco ou mais ascendentes de segundo grau (avós). Aqui, viu-se por bem adotar interpretação que preservasse a cota legal do cônjuge (metade da herança). Fundamentou-se esta opinião no fato de o vínculo conjugal ser, na maioria das vezes, mais forte do que o vínculo que une avós e netos, em que pese a realidade, não raras vezes, não ser esta. Interpretação pela adoção de redução proporcional da cota parte do cônjuge de acordo com o número de linhas de ascendência neste caso importaria em inoperabilidade da norma civil.

Deste modo, nesta pesquisa acadêmica, buscaram-se soluções adequadas para estas indagações, sempre atentando para os princípios que norteiam a atividade dos aplicadores do Direito. Afinal, estes se depararão num futuro não tão distante com inventários contenciosos apoiados nessas controvérsias. Frisando-se, antes de tudo, a necessidade dos magistrados atentarem para as circunstâncias específicas do caso concreto, sendo equitativos, sem olvidar que a lei existe para ser cumprida e que interpretações extremamente dissonantes dela podem levar à insegurança jurídica e, portanto, também a injustiças.


REFERÊNCIAS

ALBUQUERQUE, Fabíola Santos. Adoção à brasileira e a verdade do registro civil. Disponível em: <http://www.ibdfam.org.br/_img/congressos/anais/14.pdf>. Acesso em: 21 jul. 2017.

ARISTÓTELES. Ética à Nicômaco. São Paulo: Nova Cultural: 1996.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 21 jul. 2017.

BRASIL. Lei Federal nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Código Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10406.htm> Acesso em: 4 jul. 2017.

BRASIL. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Jurisprudência. Disponível em: <http://www.stj.jus.br/SCON/>. Acesso em: 27 jul. 2017.

BRASIL. SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Jurisprudência. Disponível em: <http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/pesquisarJurisprudencia.asp>. Acesso em: 28 jul. 2017.

BRASIL. SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Notícias STF. Disponível em: <http://www.stf.jus.br >. Acesso em: 22 jul. 2017.

BRASIL. SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Recurso Extraordinário n.º 898.060/SC. Rel. Min. Luiz Fux, j. 21.09.2016, publicado no Informativo n.º 840. Disponível em: <http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/noticiaNoticiaStf/anexo/RE898060.pdf >. Acesso em: 5 jul. 2017.

BRASIL. TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE RONDÔNIA. 01ª Vara Cível da Comarca de Ariquemes/RO. Ação de investigação de paternidade c/c anulação de registro. Autos nº 0012530-95.2010.8.22.0002. A. A. B. versus E.S.S e M.S.B. Juíza de Direito Deisy Cristhian Lorena de Oliveira Ferraz. Disponível em: <https://www.tjro.jus.br/appg/faces/jsp/appgProcesso.jsp>. Acesso: 25 jul. 2017.

CALDERON, Ricardo Lucas. Reflexos da decisão do STF de acolher socioafetividade e multiparentalidade. Disponível em: <http://www.conjur.com.br/2016-set-25/processo-familiar-reflexos-decisao-stf-acolher-socioafetividade-multiparentalidade>. Acesso em: 27 jul. 2017.

CASSETTARI, Christiano. Multiparentalidade e parentalidade socioafetiva: efeitos jurídicos. [livro eletrônico] 3. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Atlas, 2017.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

CONSELHO DE JUSTIÇA FEDERAL. CJF - Enunciados. Disponível em: <http://www.cjf.jus.br/enunciados/> Acesso em: 18 jun. 2018.

DIAS, Maria Berenice. Manual de direito das famílias. [livro eletrônico] 4. ed. rev., atual. e ampl. [baseada na 11. ed. impressa] São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2016.

DIAS, Maria Berenice. Manual de direito das sucessões. 3. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2013.

FACHIN, Luiz Edson. Estatuto jurídico do patrimônio mínimo. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Manual de direito civil. [livro digital] volume único. São Paulo: Saraiva, 2017.

JUSBRASIL. Jurisprudência. Disponível em: <https://www.jusbrasil.com.br/jurispru dencia/>. Acesso em: 26 jul. 2017.

LÔBO, Paulo Luiz Netto. Princípio jurídico da afetividade na filiação. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/527/principio-juridico-da-afetividade-na-filiacao>. Acesso em: 22 jul. 2017.

OLIVEIRA, Euclides Benedito de; AMORIM, Sebastião Luiz. Inventário e partilha: teoria e prática. 24. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

REVISTA CONSULTOR JURÍDICO. Relação poliafetiva: cartório reconhece união estável entre três pessoas. Disponível em: <http://www.conjur.com.br/2012-ago-23/cartorio-tupa-sp-reconhece-uniao-estavel-entre-tres-pessoas>. Acesso em: 17 jul. 2017.

SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. Lisboa: Editorial Caminho, 1995.

SCHREIBER, Anderson. STF, Repercussão Geral 622: a multiparentalidade e seus efeitos. Disponível em: <http://www.cartaforense.com.br/conteudo/artigos/stf-repercussao-geral-622-a-multiparentalidade-e-seus-efeitos/16982> Acesso em: 5 jul. 2017.

TARTUCE, Flávio. Direito civil: lei de introdução e parte geral. v. 1. 10. ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2014.

TARTUCE, Flávio. Direito civil: direito de família. v. 5. 11. ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense, 2016.

TARTUCE, Flávio. Direito civil: direito das sucessões. v. 6. 10. ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense, 2017.

WELTER, Belmiro Pedro. Inconstitucionalidade do processo de adoção judicial. Disponível em: <http://www.buscalegis.ufsc.br/revistas/files/anexos/8200-8199-1-PB.htm#_ftn19>. Acesso em: 21 jul. 2017.

VILLELA, João Baptista. Desbiologização da paternidade. Separata da Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horinzonte, ano XXVII, n. 21 (nova fase), maio 1979. Disponível em: <https://www.direito.ufmg.br/revista/ index.php/revista/article/view/1156/1089>. Acesso em: 21 jul. 2017.

Assuntos relacionados
Sobre os autores
André Luís Nunes Novaes Cordeiro

Acadêmico de Direito na Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)

Leonardo Barreto Ferraz Gominho

Orientador. Mestre e Professor da Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

CORDEIRO, André Luís Nunes Novaes ; GOMINHO, Leonardo Barreto Ferraz. O acolhimento da multiparentalidade pelo Supremo Tribunal Federal e os reflexos nos direitos sucessórios dos ascendentes. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 23, n. 5558, 19 set. 2018. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/68624. Acesso em: 18 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos