Capa da publicação As audiências virtuais e semipresenciais na Justiça do Trabalho durante a pandemia e o isolamento social
Capa: O Maranhense

As audiências virtuais e semipresenciais na Justiça do Trabalho durante a pandemia e o isolamento social

08/11/2020 às 20:43
Leia nesta página:

Aos poucos, fomos aprendendo a fazer audiências em isolamento social. No entanto, a instrução totalmente virtual peca pela falta de credibilidade. Ademais, se a parte não comparece, ainda que por motivos de dificuldades de conexão, sofre as penalidades processuais.

Desde o início da pandemia e das regras de isolamento social, o TRT da 3a. Região colocou todos os juízes e servidores em “home office”, seguindo as regras de isolamento social.

Aos poucos, fomos aprendendo a fazer audiências, primeiramente de tentativas de conciliação, e posteriormente, unas e de instrução, virtual ou semipresencial, que se iniciou formalmente após a edição da Portaria Cojunta GCR/GVCR n. 11 de 03/09/2020.

A maior parte dos advogados foi bastante resistente à realização de audiências via teleconferência, e confesso, eu também resisti por um tempo.

Acredito que a instrução totalmente virtual peca pela falta de credibilidade, considerando que cada advogado e cada parte estão em locais diversos, desconhecidos pelo juízo, muitas vezes utilizando apenas um telefone celular, o que torna a conexão ainda mais precária.

Tenho adotado preferencialmente as audiência semipresenciais, nas quais os advogados e partes, além do juiz, permanecem em via remota, mas as testemunhas devem comparecer até a Vara do Trabalho para prestar depoimento perante um servidor.

Todavia, mesmo com a regulamentação, eu, e acredito que vários outros colegas juízes, temos nos deparado com diversos problemas ao aplicar penalidades.

As partes têm sido intimadas para a audiência, seja virtual, seja semipresencial, nos mesmos moldes da audiência presencial, ou seja, nos termos do art. 844 da CLT.

Art. 844 - O não-comparecimento do reclamante à audiência importa o arquivamento da reclamação, e o não-comparecimento do reclamado importa revelia, além de confissão quanto à matéria de fato.

Isso quer dizer que se a parte não comparece, ainda que por motivos de dificuldades de conexão, sofre as penalidades do arquivamento no caso do reclamante e da revelia e pena de confissão no caso do reclamado. E ainda, no caso da audiência de instrução, a pena para ambas as partes é a confissão ficta quanto à matéria de fato.

No meus mais de 15 anos de magistratura, percebo uma enorme dificuldade das partes para acessar a internet, mas não deixo de aplicar as penalidades da lei. Acredito que essa matéria ainda será longamente analisada e debatida pelos Tribunais Superiores.

A vida não pode parar, tampouco o trabalho, mas tem sido extremente desgastante esta oitiva remota, em virtude de diversos problemas técnicos.

Acredito que há muito ainda para ser melhorado e aprimorado, de modo que as partes não fiquem tão vulneráveis às dificuldades de acesso, e passem mais credibilidade ao prestar os respectivos depoimentos. Enquanto isso, prosseguimos!!!

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Fabiana Alves Marra

Juíza do Trabalho no TRT da 3a. Região

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos