Artigos de Ensino Jurídico
Ensino jurídico: uma análise do estado da arte
O presente artigo é parte de um estudo realizado com o objetivo de esquadrinhar o Estado da Arte em Ensino Jurídico.
John Dewey nas pesquisas de ensino jurídico
O presente artigo tem por objetivo discorrer sobre a importância do pensamento de Dewey para o Ensino Jurídico.
A importância do Estado da Arte para pesquisas jurídicas
Embora pouco comentada nos trabalhos acadêmicos jurídicos, as pesquisas denominadas Estado da Arte constituem forte apresso entre os estudiosos da Educação. Sendo assim, este se constitui o objetivo do artigo.
Dewey e o ensino jurídico:a busca por uma nova perspectiva da experiência
Este artigo tem por objetivo construir uma relação entre o pensamento pragmático de John Dewey e o Ensino Jurídico, precisamente no que tange à ideia de experiência e moralidade.
Sobre a maldição de Narciso no ensino jurídico
O presente artigo tem por objetivo geral analisar, com base na psicanálise, o perfil do educador nos cursos jurídicos ao levar a questão do Narcisismo enquanto característica geral, de forma a possibilitar uma autopsia, dirigida aos próprios educadores.
Ensino jurídico no ensino médio
O objetivo fundamental consiste na construção do estado da arte relativo ao tema Ensino jurídico e a proposição de sua inclusão no Ensino médio.
Das raízes históricas do ensino jurídico:uma análise crítica
O artigo tem por objetivo introduzir, de forma crítica, o debate a respeito dos movimentos políticos e ideológicos envolvidos durante o surgimento dos primeiros cursos de Direito no Brasil, os quais apontam para a realidade de seu cenário atual.
A educação aristocrática e o ensino jurídico no Brasil
A educação aristocrática se refere a uma educação superior, oposta a qualquer tipo de massificação. Este texto tem por objetivo problematizar questões educacionais, mormente no que se refere ao ensino jurídico.
Da zetética no Ensino Jurídico Brasileiro:uma busca por uma educação crítica
O artigo tem objetivo discorrer sobre o conceito de zetética e sua importância ao ensino jurídico no Brasil. A pesquisa foi pensada, em relação ao método, como revisão bibliográfica, sendo a base epistemológica as obras de VIEHWEG e FERRAZ JR.
Karl Popper e a legitimidade do direito penal do risco
O método hipotético dedutivo desenvolvido por Karl Popper constitui-se em instrumento adequado para investigação, análise e comprovação acerca da ilegitimidade do Direito Penal do Risco?
O ensino jurídico no Brasil e suas fábricas de (des)ilusões
Buscou-se abordar o cenário desolador por qual passa o ensino jurídico no Brasil, traçando um pensamento linear e cronológico, desde o início nos bancos universitários, até as frustrações apresentadas pela realidade pós formado.
O fracasso do ensino jurídico: o terrorismo na prova da OAB além das balas de gengibre
Prepara-se o estudante para o exame, da OAB ou de qualquer outro concurso público, mas não há um preparo para o que realmente constitui a complexidade dos conflitos sociais. E nesse ponto reside a crise do ensino jurídico.
Distanciamento da realidade social e disfuncionalidade da tutela jurisdicional: reforma social do ensino jurídico
Para explicar a ineficiência da tutela jurisdicional, pode-se elencar como um motivo o afastamento, em geral, dos profissionais do Direito, e, em especial, dos juízes, da realidade social.
Falta de interação dos acadêmicos de direito com a comunidade: causas e consequências
A realidade atual dos cursos jurídicos não é nada satisfatória se considerarmos os objetivos para os quais a graduação em direito foi implantada, desde as primeiras faculdades, ou seja, o desenvolvimento de cidadãos cultos e transformadores da realidade, capacitados para promover a criação de uma sociedade mais justa e igualitária, sempre objetivando a aplicação da justiça e o bem comum.
Duplipensar no ensino jurídico – como conviver com o paradoxo
De que vale, ou a quem interessa um duplipensar no paradoxo Direito (Ciência) x Direito (para concurso)?