Tudo de Friedrich Nietzsche
Retorno à era do silêncio?
O homem moderno ainda não aprendeu a silenciar em seu benefício, muito menos em favor de seus pares. Se hoje alguém está calado, não é por contemplação ao belo ou por uma razão que nos convida a engrandecer o espírito.
Súmula vinculante: um limite e um convite à "vontade de poder" de Nietzsche
A súmula vinculante funciona como limite ao arbítrio e confere segurança jurídica. Ao mesmo tempo, parece ser interessante convite à vontade de poder, pelo ativismo judicial do STF. Afinal, quem controla o STF?
Nietzsche e o Perspectivismo
Este texto pretende aprofundar o conceito do perspectivismo de Nietzsche e entender seus âmbitos gnosiológico e moral.
Um estudo sobre a obra "Crepúsculo dos Ídolos"
O artigo tem por objetivo desenvolver, de forma introdutória uma análise sobre a obra Crepúsculo dos Ídolos de Nietzsche.
Um estudo sobre a obra Nietzsche: filosofia e educação
O presente artigo tem por objetivo discorrer sobre a obra "Nietzsche: filosofia e educação", de autoria de Vânia Dutra de Azeredo, professora do Centro de Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
A educação aristocrática e o ensino jurídico no Brasil
A educação aristocrática se refere a uma educação superior, oposta a qualquer tipo de massificação. Este texto tem por objetivo problematizar questões educacionais, mormente no que se refere ao ensino jurídico.
A educação aristocrática e o perfil do educador: um estudo sobre a filosofia de Nietzsche
Pretende-se discutir se o surgimento de uma depende da outra. Se a educação aristocrática aponta para a dimensão individual, por outro lado, o perfil do educador para esta concepção de educação deverá ter como pano de fundo a busca de si mesmo.
Culpabilidade penal: Compatibilismo humanista entre o neurodeterminismo e o indeterminismo
A questão da culpabilidade, em especial o livre-arbítrio sobre o viés cientifico da neurociência e filosófico de Nietzsche, aponta possíveis falhas em ambas as concepções.
Principais ideias filosóficas do direito na Idade Moderna
É possível generalizar o pensamento filosófico da Idade Moderna em três grandes polos: as relações de poder, as relações da natureza humana e do direito natural e as relações da razão. Essa filosofia tripartida constitui o alicerce do pensamento relativo ao direito na filosofia moderna.
Crime: entre memes egoístas e o super-homem nietzscheano
O homem que não conhece limites é o produtor de condutas desviante que se chocam, violentamente, contra as ordens fundadas no consenso. É, pois, a ameaça, o inimigo.
As Nossas Virtudes – análise do sétimo capítulo da obra "Além do bem e do mal", de Friedrich Nietzsche
O presente artigo tem por escopo apresentar o sétimo capítulo da obra Além do bem e do mal, intitulado de As nossas virtudes, de Friedrich Nietzsche.
Genealogia da moral: uma polêmica.
Tido por muitos como um 'escritor maldito', Nietzsche continua embaralhando os discursos moralistas e conservadores, mesmo após 114 anos de sua morte. Genealogia da moral, escrita em 1887, é uma obra corajosa e provocante. Um tocante e eloquente poema.
A festa da vingança (Nietszche)
O sofrimento do inimigo gera prazer, um prazer equivalente à satisfação do crédito (do direito de vingar). A lição de Nietzsche bem explica a festa de alguns soldados do Exército, que gritavam: “Bate, espanca, quebra os ossos. Bate até morrer”.