Olá, tenho um filho com 4 anos que não possui um sobrenome em comum que eu, meu marido e minha filha temos. Queremos mudar antes que ele inicie na escola. Gostaria de saber como fazer, se precisa ou não ordem judicial, por onde devemos começar para acrescentar esse sobrenome. Gostaria muito que os filhos tivessem os mesmos sobrenomes. Atenciosamente

Respostas

    R

    Rafaella Vicente Quinta, 05 de julho de 2012, 14h46min

    Ola. Meu filho tem 1 ano e 3 meses. Quando tive alta na maternidade ele só ficou com o meu sobrenome no DNV. No dia q fomos registrá-lo ele não herdou o sobrenome do pai mesmo registrando no prazo de 15 dias. Ficando com os meus dois sobrenomes. Gostaria de saber como faço para que meu filho tenha o sobrenome do pai.Se é possível que isso aconteça. Obrigada!!

    R

    Rafaella Vicente Quinta, 05 de julho de 2012, 14h46min

    Ola. Meu filho tem 1 ano e 3 meses. Quando tive alta na maternidade ele só ficou com o meu sobrenome no DNV. No dia q fomos registrá-lo ele não herdou o sobrenome do pai mesmo registrando no prazo de 15 dias. Ficando com os meus dois sobrenomes. Gostaria de saber como faço para que meu filho tenha o sobrenome do pai.Se é possível que isso aconteça. Obrigada!!

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 05 de julho de 2012, 14h53min

    RAFAELLA

    O pai declarou a paternidade somente o filho não tem o sobrenome dele. Se for isto, basta o filho (representado por você) ajuizar Ação de Retificação de Registro Civil por intermédio de advogado e terá este sobrenome paterno.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    M

    Moacir Rosa Domingo, 08 de julho de 2012, 16h16min

    Olá, queria tirar uma dúvida, o nome completo do meu irmão é Adriano Pavanati Elias da Rosa, sendo que ele possui três sobrenomes, dois maternos Pavanati Elias e um paterno da Rosa, ele não gosta do sobrenome Elias e muito menos do sobrenome DA ROSA, porque parece muito com nomes, mas como sabemos não se pode tirar nenhum sobrenome infelizmente, contudo pode somente acrescentar, ele queria saber, se mesmo ele tendo 3 sobrenomes é possível ele acrescentar o sobrenome Ambrosini que é da nossa bisavó no nome dele, ou seja essa bisavó é mãe da nossa avó materna, e não consta esse sobrenome em nossas certidão, somente na certidão de nascimento da nossa mãe e nos documentos da nossa avó materna...tem como acrescer esse sobrenome Ambrosini no nome dele? o motivo é pelo fato de homenagem aos nossos antepassados e preservar o núcleo familiar...

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 08 de julho de 2012, 18h31min

    MOACIR

    Mesmo já tendo um sobrenome grande é possível incluir o sobrenome da bisavó utilizando-se da certidão de nascimento de sua mãe que consta o sobrenome pretendido. Deve ser feito através de Ação de Retificação de Registro Civil.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    L

    Lidia Santos Quarta, 05 de setembro de 2012, 19h26min

    Olá eu fui registrada somente com os sobrenomes do meu pai, gostaria de saber se tem como eu retirar um dos sobrenome do meu pai e colocar um da minha mãe pois além do sobrenome me causar constrangimento eu ainda gostaria de ter o sobrenome da minha mãe.

    E

    Erich Ludendorff Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 05 de setembro de 2012, 19h37min

    LIDIA

    É possível acrescentar o sobrenome materno. Eventualmente incluir ele por último, para que ele fique como principal sobrenome. Mas excluir algum sobrenome que você já possui não é possível. Salvo se este sobrenome fosse extremamente constrangedor do ponto de vista jurídico.

    ERICH L. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    P

    Pryscilla Nunes Zanella Silva Viscard Quinta, 20 de setembro de 2012, 20h08min

    Boa noite! Tenho uma filha de 5 meses que se chama Giovanna Viscard e no ato do registro dela o pai colocou apenas o sobrenome dele! Gostaria de incluir um dos meus sobrenomes no nome da minha filha, passando a se chamar Giovanna Zanella Viscard antes de começar a tirar os documentos dela! É possível? Me ajudem! Obrigada!

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 20 de setembro de 2012, 21h10min

    PRYSCILA

    Muito simples sua pretensão, embora seja necessário ajuizar AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    P

    Pryscilla Nunes Zanella Silva Viscard Quinta, 20 de setembro de 2012, 22h13min

    Gostaria de saber com relação a mudança de meu nome no caso de matrimônio, teria alguma brecha na lei ao qual eu pudesse retirar todo o meu sobrenome , apenas acrescentando o do meu marido. No caso da minha pergunta anterior seria justamente porque na ocasião de registro da minha filha já tinha a intenção de deixar tanto para minha filha quanto para mim somente o sobrenome do meu marido.

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 21 de setembro de 2012, 6h00min

    PRYSCILA

    Na ocasião do registro de casamento você pode excluir seus sobrenomes de solteira exceto um, a sua escolha. Ou seja, não pode excluir todos, tem que deixar pelo menos um. Normas da corregedoria.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    P

    Pryscilla Nunes Zanella Silva Viscard Sexta, 21 de setembro de 2012, 6h40min

    Só para finalizar, como não será possível eu retirar todos os meus sobrenomes apenas acrescentar o do meu marido, pela justiça itinerante da minha cidade eu consigo entrar com a ação de retificação de registro civil ou só com um advogado mesmo? Quanto tempo demora pra essa causa se resolver? E mesmo que eu tenha concordado em registrá-la apenas com o sobrenome do meu marido, assinando um termo e tudo, será possível a inclusão do meu sobrenome no nome dela? Mais uma vez Obrigada!

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 21 de setembro de 2012, 7h23min

    PRYSCILA

    Juiz Itinerante é só para casos patrimoniais simples. Registros públicos é formal e complexo, envolvendo juiz especializado, promotor de justiça e através de advogado. É um processo de 5 meses. As mesmas respostas valem para a modificação pretendida no sobrenome da filha.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    T

    Tábata Chveid Segunda, 08 de outubro de 2012, 20h29min

    Olá, gostaria de acrescentar o sobrenome do meu bisavô ao meu nome e ele já é falecido. Isso é possível? Quais são os procedimentos?
    Atenciosamente.

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 08 de outubro de 2012, 20h46min

    TÁBATA

    Sim, é possível incluir o sobrenome de bisavós falecidos diretamente ao seu sobrenome. Você deve contratar advogado experiente em registros públicos para ajuizar AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum estadual. Em se tratando de sobrenome de bisavô, será necessário providenciar uma cópia autenticada da certidão de casamento dele, além de cópia autenticada de sua certidão de nascimento, rg, cpf. As demais 15 certidões negativas o próprio advogado providencia. Veja mais clicando sobre o seguinte link: jus.com.br/forum/280155/dr-herbert-c-turbuk-inclusao-de-sobrenomes-de-avos-falecidos/

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 19 de outubro de 2012, 5h33min

    GILCI

    Veja abaixo alguns LINKS SOBRE MUDANÇAS DE PRENOMES E SOBRENOMES:
    (Respondidos pelo Dr. Herbert C. Turbuk - Site: www.hcturbuk.blogspot.com):

    jus.com.br/forum/192618/dr-herbert-c-turbuk-alteracao-de-prenome-pela-lei-907898/

    jus.com.br/forum/280155/dr-herbert-c-turbuk-inclusao-de-sobrenomes-de-avos-falecidos/

    jus.com.br/forum/284098/dr-herbert-c-turbuk-inclusao-de-apelido-ao-nome-pela-lei-907898/

    jus.com.br/forum/280120/dr-herbert-c-turbuk-transposicao-da-ordem-dos-sobrenomes/

    jus.com.br/forum/280118/dr-herbert-c-turbuk-casamento-no-exterior-transcricao-no-livro-e/

    jus.com.br/forum/169326/dr-herbert-c-turbuk-mudanca-de-nome-e-sexo-de-transexual/

    jus.com.br/forum/269484/dr-herbert-c-turbuk-como-e-quando-mudar-prenome-e-sobrenome/

    jus.com.br/forum/299708/dr-herbert-c-turbuk--nome-errado-no-registro-tem-como-corrigir/

    jus.com.br/forum/153705/dr-herbert-c-turbuk-origem-e-mudanca-de-nomes-catolicos/

    jus.com.br/forum/292528/dr-herbert-c-turbuk-mudanca-de-nomes-religiosos/

    jus.com.br/forum/153676/dr-herbert-c-turbuk-inclusao-de-sobrenome-do-padrasto-no-enteado/

    jus.com.br/forum/305324/dr-herbert-c-turbuk-incluir-sobrenome-do-conjuge-apos-o-casamento/

    jus.com.br/forum/158781/dr-herbert-c-turbuk-retificacao-de-sobrenome-para-cidadania-italiana/

    jus.com.br/forum/174841/dr-herbert-c-turbuk-manual-de-atuacao-do-promotor-em-registro-civil/

    jus.com.br/forum/280842/dr-herbert-c-turbuk-correcao-de-sobrenome-estrangeiro-ou-abrasileirado/

    jus.com.br/forum/153645/dr-herbert-c-turbuk-inclusao-de-sobrenome-de-ascendentes-em-linha-reta/

    jus.com.br/forum/280197/dr-herbert-c-turbuk-troca-de-prenome-e-sobrenome-por-constrangimento/

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    C

    Carla Andrade Quinta, 08 de novembro de 2012, 13h58min

    Olá, sou casada há 2 anos e não adotei o sobrenome do meu marido e hj me arrependo. Será que eu conseguiria adota-ló agora?

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 08 de novembro de 2012, 14h15min

    CARLA

    Será possível incluir o sobrenome do cônjuge através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado no forum da cidade onde você reside.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    F

    Francisco Martins Sábado, 10 de novembro de 2012, 14h53min

    Boa Tarde, gostaria de saber se posso adicionar o sobrenome do mu avô materno ao meu nome, o nome dele consta na minha certidão de nascimento. Quais são os procedimentos para dar início a esse pocesso.

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 10 de novembro de 2012, 15h06min

    FRANCISCO

    O advogado cível solicitará cópias autenticadas da CN. RG, CPF. As demais 15 certidões negativas serão obtidas pelo próprio advogado através da internet. Com estes documentos ele dará entrada com AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum da cidade onde você reside.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    Veja abaixo alguns LINKS SOBRE MUDANÇAS DE PRENOMES E SOBRENOMES:
    (Respondidos pelo Dr. Herbert C. Turbuk - Site: www.hcturbuk.blogspot.com):

    jus.com.br/forum/192618/dr-herbert-c-turbuk-alteracao-de-prenome-pela-lei-907898/

    jus.com.br/forum/280155/dr-herbert-c-turbuk-inclusao-de-sobrenomes-de-avos-falecidos/

    jus.com.br/forum/284098/dr-herbert-c-turbuk-inclusao-de-apelido-ao-nome-pela-lei-907898/

    jus.com.br/forum/280120/dr-herbert-c-turbuk-transposicao-da-ordem-dos-sobrenomes/

    jus.com.br/forum/280118/dr-herbert-c-turbuk-casamento-no-exterior-transcricao-no-livro-e/

    jus.com.br/forum/169326/dr-herbert-c-turbuk-mudanca-de-nome-e-sexo-de-transexual/

    jus.com.br/forum/269484/dr-herbert-c-turbuk-como-e-quando-mudar-prenome-e-sobrenome/

    jus.com.br/forum/299708/dr-herbert-c-turbuk--nome-errado-no-registro-tem-como-corrigir/

    jus.com.br/forum/153705/dr-herbert-c-turbuk-origem-e-mudanca-de-nomes-catolicos/

    jus.com.br/forum/292528/dr-herbert-c-turbuk-mudanca-de-nomes-religiosos/

    jus.com.br/forum/153676/dr-herbert-c-turbuk-inclusao-de-sobrenome-do-padrasto-no-enteado/

    jus.com.br/forum/305324/dr-herbert-c-turbuk-incluir-sobrenome-do-conjuge-apos-o-casamento/

    jus.com.br/forum/158781/dr-herbert-c-turbuk-retificacao-de-sobrenome-para-cidadania-italiana/

    jus.com.br/forum/174841/dr-herbert-c-turbuk-manual-de-atuacao-do-promotor-em-registro-civil/

    jus.com.br/forum/280842/dr-herbert-c-turbuk-correcao-de-sobrenome-estrangeiro-ou-abrasileirado/

    jus.com.br/forum/153645/dr-herbert-c-turbuk-inclusao-de-sobrenome-de-ascendentes-em-linha-reta/

    jus.com.br/forum/280197/dr-herbert-c-turbuk-troca-de-prenome-e-sobrenome-por-constrangimento