Publicações de Carlos
A Cultura dos Senhores Advogados
A crítica, se arma a bom efeito, é sempre louvável; é porém escusada, quando injusta e malévola. Constitui gênero de vício de julgamento estender a toda a classe o conceito depreciativo sobre apenas alguns de seus membros.
Dia do Advogado Criminalista: 2 de dezembro
O dia 2 de dezembro é consagrado aos Advogados Criminalistas. Vem a propósito, por isso, oferecer-lhes, num como preito de homenagem e reconhecimento, estes (belos) textos de Paulo José da Costa Jr., Rui Barbosa, Eduardo Couture e Eliézer Rosa.
O Novo Código de Trânsito
Considerações sobre o Novo Código de Trânsito
Presunção de Inocência
Artigo sobre o princípio da presunção do estado de inocência do acusado, que a Constituição da República inscreve entre as garantias fundamentais do indivíduo (art. 5º, nº LVII) e o Processo Penal recebe como emblema augusto da liberdade.
Da Morosidade (Inevitável) da Justiça
A Justiça não pode ser demasiado rápida, sob pena de comprometer o bom resultado que dela esperam os jurisdicionados.
Apartes e Respostas Originais
Ensaio sobre o "aparte" na Oratória, em especial na tribuna forense, acrescido de coletânea de "respostas originais". Poderá interessar aos que fazem caso e cabedal da arte de falar em público e da teoria da comunicação.
Coletânea de pensamentos de Rui Barbosa (“Patrono dos Advogados”)
Ruy Barbosa, um dos maiores juristas do Brasil, defendia a importância da prova na acusação e a liberdade de defesa judiciária. Também falava sobre a felicidade, honra, igualdade e imprensa.
A “pendura” e o Direito Penal
O Tribunal de Justiça de São Paulo julgou que estudantes de direito que fizeram "pendura" em um restaurante não cometeram crime de estelionato.
Carta para "Migalhas" sobre uma questiúncula gramatical: "subsume" ou "subsome"?
"Subsumir", termo de uso forense com a acepção de "enquadrar o fato no preceito legal", pode ensejar dúvida quanto à flexão verbal da 3a. pes. do presente do indicativo: "subsume" ou "subsome"? Este artigo traz a lição da doutrina a respeito do assunto.
Coisas Inúteis
1. (“Zero à esquerda”?!) No universo das realidades, infinito é o número de coisas que afimam a vida e lhe abrandam os rigores e demasias, pelo que se consideram úteis ou benéficas; outras, aos revés, trazem em si mesmas uma...
Antecedentes Criminais
I. Apresentação Não se passa, de um salto, da vida honesta para o crime, sentenciou o profundo Malatesta([1]). É que, de regra, antes de incorrer na sanção do Direito Penal, o réu já fizera algum tirocínio nas esferas da delinquência....
O Advogado e a Arte de Persuadir
1. O Advogado e a Arte de Persuadir É do ofício do advogado persuadir. Nenhuma vitória alcançará, primeiro que tenha sujeitado pela força da razão o ânimo contrário. Para vencer, importa-lhe antes convencer. E como são infinitas as formas de...
Da Citação do Réu
1. Da Citação do Réu I – Conforme regra inviolável de Direito Natural, ninguém pode ser condenado sem que primeiro se ouça de sua justiça([1]). De tal eminência é este preceito, que insignes autores costumam remontar sua origem aos primórdios...