Publicações de Celso

O golpe dos palhaços não só fracassou, como eles produziram toneladas de provas contra si próprios
A tentativa de golpe liderada pelo presidente brasileiro fracassou e o país segue em direção à eleição de 2022. A previsão de um governo ultradireitista de longa duração nunca se concretizou.

Lula x Bozo? Não. A luta fundamental é entre civilização e barbárie!
O gracejo de outrora sobre o Juquinha que só pensava em sexo poderia muito bem ser atualizado assim: boa parte da esquerda brasileira só pensa nas eleições. Assim, os eternamente resignados a optarem pelo mal menor fizeram do brutal assassinato do...

Dalmo Dallari frustrou tramoia contra Battisti em 2011
Quando o pedido italiano de extradição do escritor Cesare Battisti tramitava em 2008-2011, Dalmo Dallari escreveu vários artigos denunciando procedimentos inaceitáveis do presidente do STF e do relator do processo. O texto faz referência ao último deles.
Nova loucura do Bolsonaro, a 'Copa do Genocídio' poderá ser a gota d'água
Uma advertência acerca dos danos que poderão advir da insensata decisão presidencial de permitir a realização em nosso território da mesma Copa América que mandatários de outras nações sul-americanas sabiamente não quiseram receber
Lugar de louco é no hospício: PDT pede ao STF a interdição do preside(me)nte
Depois de ter sido o principal responsável pela imensidão de óbitos evitáveis mas não evitados durante a pandemia, Jair Bolsonaro tende a causar mais mortes ainda ao colocar como prioridade máxima, durante a pior depressão econômica que o Brasil já terá enfrentado, as medidas populistas que o ajudem a reeleger-se, e dane-se todo o resto! Tem de ser urgentemente removido do cargo do qual jamais esteve à altura. Em março/2020, o Ricardo Kotscho, lenda viva do jornalismo brasileiro, indicou como a melhor solução para determos a destruição do Brasil pelo Bolsonaro, a interdição. Eu, que fui o primeiro a apoiá-lo, vejo chegado o momento de a concretizarmos.
Quando o Guinness afinal anunciará que o Bolsonaro é recordista mundial de crimes de responsabilidade impunes?
Última "live" presidencial de 2020 desperta fortes suspeitas de, en passant, incluir uma tentativa de chantagear o Ministério Público. Infelizmente, parece que os brasileiros já se acostumaram com as palavras e atos totalmente descabidos, impróprios e inconstitucionais que provém do atual presidente da República, sem nunca gerarem as consequências pertinentes, como se ele fosse incapaz de aquilatar o que faz e, portanto, inimputável. Então, para que mais esta denúncia não passasse quase despercebida, resolvi reforçá-la, expressando minha concordância.

Exatamente como Bolsonaro prega, Robinho foi condenado à perda do emprego pela 'justiça da multidão'
Uma campanha iniciada pelas feministas e que logo se disseminou na internet e na imprensa acabou levando o Santos F.C. a desistir da recontratação do jogador Robinho, depois que um patrocinador manifestou sua intenção de rescindir o contrato.
A homenagem a Ustra: memórias dos anos de chumbo
Ao cultuarem a memória do ex-comandante do DOI-Codi, os nostálgicos da ditadura militar omitem que ele chegou a declarar em juízo que as práticas hediondas pelas quais foi processado foram apenas cumprimento de ordens.
O hospital da UTI mais mortífera vinha sendo alvo de denúncias havia anos
Minha primeira reação, ao ler que o Hospital Tide Setúbal vem registrando em sua UTI uma mortalidade na casa de 90% dos pacientes, foi a indignação. Em seguida,, lembrei-me, consternado, da esperançosa São Miguel Paulista que conhecera meio século atrás. A notícia chocante do presente se mistura às minhas recordações de quando, meio século atrás, jovem militante do movimento secundarista, conheci e muito me impressionei com esse enclave nordestino em plena Sampa que era o bairro de São Miguel Paulista; e dos companheiros de lá, um dos quais (Gerson) morreria baleado pela repressão da ditadura militar.
Das duas, uma: ou se castiga o Bolsonaro ou se releva o chilique do desembargador
Há na mídia e nas redes sociais um clamor pela punição do desembargador que desacatou o guarda que cumpria seu dever de multá-lo por estar caminhando sem máscara pela cidade. Mas, será justo fazê-lo quando o presidente da República age assim a toda hora?
Hélio Schwartsman, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem...
A intimidação à imprensa sob o Governo Bolsonaro começa a tornar-se preocupante, embora se saiba de antemão que o Supremo fulminará qualquer tentativa de restabelecimento dissimulado da censura ditatorial. A nova vítima é o colunista Hélio Schwartsman

Implosão do bolsonarismo e os tempos sombrios do porvir
Agora que a prisão de Fabrício Queiroz está escancarando o envolvimento dos Bolsonaros com a contravenção antes da eleição presidencial de 2018, os militares, definitivamente, não apoiarão autogolpe nenhum.
Queiroz pode fornecer a bala de prata para matar o lobisomem ou a estaca a ser cravada no coração do vampiro
A prisão de Fabrício Queiroz indica que os poderosos já chegaram a um consenso quanto à necessidade de afastar-se Jair Bolsonaro para propiciar a pacificação dos espíritos e a união dos brasileiros em torno de algo como um governo de pacificação nacional
Enxurrada de nomeações na PF
Enquanto o STF apura as denúncias de Sergio Moro, de interferência presidencial na PF para torná-la uma espécie de guarda pretoriana de Jair Bolsonaro, o diretor-geral colocado à frente da instituição efetiva, de uma penada só, centenas de remanejamentos.
As hordas de Bolsonaro
O articulista junta a sua voz à do articulista Reinaldo Azevedo, questionando o armamento indiscriminado da população que o próprio presidente Jair Bolsonaro confessou (defendendo) na reunião ministerial incriminatória do último dia 22 de abril. As restrições à posse de armas de fogo de repetição por parte de civis foram afrouxadas pelo presidente Bolsonaro por meio do decreto nº 9.847, de 25/06/2019; e em 23/04/2020, nova determinação presidencial tornou a quantidade de armamento e munição que tais particulares podem deter simplesmente aberrante.
Se não quiser fazer o papel de 'escada' para bufão mambembe, Celso de Mello deve ignorar a nova pirueta do Bozo
A afirmação de que desacatará uma eventual decisão do STF obrigando-o a entregar o celular para investigações é uma provocação do presidente Jair Bolsonaro, que tenta provocar um confronto de Poderes na esperança de evitar seu afastamento do cargo
O dever do impeachment
Não sei se um impeachment contra Jair Bolsonaro tem condições de prosperar. Numa avaliação política, eu diria que, hoje, não.Mas, acredito que temos a obrigação moral de deflagrar o processo, mesmo que não tenha êxito. Os crimes de responsabilidade cometidos...
O calvário de Norambuena no Brasil assume características surreais
Nenhum outro preso permaneceu durante tanto tempo submetido aos rigores do Regime Disciplinar Diferenciado (assumido ou não) em penitenciárias brasileiras quanto o chileno Mauricio Hernández Norambuena. Os tramites legais do seu caso são chocantes!