As cotas raciais e as metralhas berrantes

Leia nesta página:

Meritocracia, palavra linda nos dicionários, mas na realidade brasileira é uma desculpa para o racismo, que em sua formação histórica segregou e destituiu o as pessoas negras de dignidade, mesmo após o fim da escravidão.

As cotas raciais surgiram no Brasil a partir do ano de 2000. Balbúrdias foram lançadas contra a indecorosa ação afirmativa, por se tratar de “privilégio” aos negros. Ou seja, a meritocracia dos brancos não serviria para nada, já que os negros entrariam pela “porta dos fundos”.

Na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 186, o STF analisou a política de cotas raciais pela Universidade de Brasília (UnB). No julgamento realizado em abril de 2012, as cotas raciais foram consideradas constitucionais. O voto do relator, ministro Ricardo Lewandowski, foi seguido [unânime] pelos demais magistrados. [1]


Meritocracia e suas farsas

A meritocracia foi endeusada no Brasil. Contudo, a meritocracia endeusada não analisa a historicidade brasileira quanto ao acesso à educação, à habitação etc.

A abolição da escravatura negra aconteceu em 1888, mas somente, como sempre, na Lei de Papel. Após a Lei Áurea, o que parecia aos ex-escravos a carta, definitiva, de alforria, era, na verdade, prenuncio de dias piores. Dias piores por que a “liberdade” era aparente. Não existiam mais correntes ou chibatadas, mas o descaso do estado e da sociedade altamente discriminadora.

“Libertos” pelo Estado, os ex-escravos negros tiveram que rogar, mais uma vez, proteção aos Orixás diante da nova situação: marginalizados, refugiados em quilombos, favelas, mocambos e palafitas, sem trabalho e acesso à educação. O Estado abriu às portas a colonização, no início do século XIX, mas para branquear o Brasil, já que a maioria do povo brasileiro era formado por negros.

A miscigenação se transformou em assunto privilegiado no discurso nacionalista brasileiro após 1850, vista como mecanismo de formação da nação desde os tempos coloniais e base de uma futura raça histórica brasileira, de um tipo nacional, resultante de um processo seletivo direcionado para o branqueamento da população. (SEYFERTH, 1998, p.43)

Conforme Rodrigues, a criação dos cursos jurídicos no Brasil foi uma ideologia político jurídico do liberalismo, projetado pelas elites, para integração do Estado Nacional, sendo a máquina burocrática pouco visando os interesses da grande maioria (RODRIGUES, 1993, p. 13).

A teoria brasileira do “branqueamento”(...) [é] aceita pela maior parte da elite brasileira nos anos que vão de 1889 a 1914, era peculiar ao Brasil (...) baseava-se na presunção branca, às vezes, pelo uso dos eufemismos “raça mais adiantada” e menos adiantada”e pelo fato de ficar em aberto a questão de ser a inferioridade inata. À suposição inicial, juntavam-se mais duas. Primeiro – a população negra diminuía progressivamente em relação à branca por motivos que incluíam a suposta taxa de natalidade mais baixa, a maior incidência de doenças e a desorganização social.

Segundo – a miscigenação produzia “naturalmente” uma população mais clara, em parte porque o gene branco era mais forte e em parte porque as pessoas procurassem parceiros mais claros que elas. (SKIDMORE, 1989, p.81)

Depreende-se, até aqui, que invocar a meritocracia em um país discriminador, como sempre o foi, é deveras incongruente aos fatos históricos brasileiro. O Estado, por força social elitizada, impediu a ascensão socioeconômica dos negros, dos índios, dos nordestinos e dos brancos sem “sangue azul”. Quando esses párias começaram a desfrutar do mesmo espaço dos “superiores”, uma enxurrada de pilhérias foi lançada nas redes sociais, e, pasmem, em jornais virtuais de grande renome. À medida que grupos sociais organizados, de negros e de nordestinos, começaram, graças a liberdade de expressão, e a internet é fundamental pedra angular desta liberdade, a denunciar o racismo, a contextualidade da “soberania” começou a se diluir. Não obstante, ações internacionais em defesa dos direitos humanos garantiram à proteção dos párias. Se não fosse assim, pela cultura brasileira, os párias não seriam ouvidos em suas revindicações de proteção as suas dignidades [caput, art. 5 da CF].

A ação afirmativa, a meu ver, é necessária. Como ficariam os estudantes negros, que sempre foram excluídos à ascensão educacional, sem a ação afirmativa? Refiro-me aos que já tinham formação capaz de ingressar em Universidade. A ação afirmativa assegurou que esses já formados, por uma educação escolar medíocre — aprovação automática — pudessem ingressar numa universidade. Isso não quer dizer que seriam, como vejo muito, aprovados automaticamente nas Universidades. Ou seja, entraram e ainda ganharão o “direito” ter diploma universitário sem esforço. Ledo engano, pois como todos, independentemente de cota, nenhuma Universidade dá diploma.

Ora, concluiriam que a ação afirmativa trouxe verdadeiro perigo à sociedade por formar pessoas sem capacidade intelectual, já que não possuíam antes de ingressarem na Universidade — lembrando sempre da aprovação automática nas escolas e colégios públicos.


O nivelamento da improficiência profissional

"Mestrado é só para mostrar que o sujeito é alfabetizado, pois a metade dos que estão na universidade não sabem ler". (Darcy Ribeiro - 1922 a 1997)

Darcy Ribeiro já denunciava que analfabetismo [funcional] era crônico no Brasil. Em síntese, na época, quais cidadãos faziam mestrado? Os negros, os nordestinos, os indígenas? Não, os brancos [elite e os emergentes — neste último caso, também sofreram gravíssimas críticas por ascenderem, com sacrifício, algumas posições sociais; conseguiram, claro, graças a globalização no Brasil, na década de 1980]. Logo, conclui-se que inúmeros analfabetos conseguiram mestrados. Talvez se explique a má qualidade dos prédios, não pela má qualidade dos materiais, mas a má qualidade técnica deste profissionais, os erros médicos, os advogados que não sabem peticionar, professores que enrolam para se chegar a uma conclusão.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

A ação afirmativa de acesso às Universidades não contempla, somente, os negros, mas nordestinos e indígenas. Ela foi aplicada pela primeira vez a partir de 2000 [dois mil]. Ora, se Darcy Ribeiro já denunciava o analfabetismo em sua época, e as cotas surgiram a partir de 2000, conclui-se que os profissionais não proficientes independente da ação afirmativa. E como esses não proficientes conseguem lograr aprovações [diploma]? Coma palavra, a própria OAB. Ela disse que o exame da Ordem é uma mal necessário diante da proliferação de Universidades sem capacidade técnica. Ora, mais uma vez há a não proficiência a todos os formandos, sejam eles de cotas ou não, por incapacidade técnica da Universidades de prover educação de qualidade. Mas ingressa a seguinte indagação? Quem forma os universitários, a Universidade em si ou os profissionais docentes? Claro que são os docentes. Conclui-se que a deficiência está nos docentes, não nas Universidades em si. Ou, então, as Universidades agiram com má-fé na relação fornecedor de serviço e consumidor [alunos]. Como? Salas superlotadas, forças a aprovação de alunos mesmo sem a anuência dos docentes. Como? Infelizmente, como secularmente, os fortes mandam. Ou o professor, de instituição pública ou privada, obedecia às diretrizes, ou seria penalizado, de alguma forma.

Pode-se dizer que o professor tem liberdade de escolha em ficar, ou não, na Universidade. Bastaria procurar outro estabelecimento de ensino. Belo discurso poético quando não se aborda o neoliberalismo em si. Cada vez mais, os profissionais liberais são suprimidos em suas dignidades, como, por exemplo, a pejorização. Prática daninha que fere a legislação trabalhista. Há também a diminuição de vagas — falo em época fora de crise econômica — como meio de aumentar o lucro das empresas. A meritocracia engloba a proficiência do profissional na moderna administração gerencial, contudo, esta proficiência extrapola a dignidade humana deste profissionais.

Proficiência não quer dizer trabalho escravo. Há limites na resistência física e psíquica de cada trabalhador. As empresas — empresários querem lucro, não querem saber dos empregados — usam a administração gerencial como conceito de otimização, contudo, em muitos casos, esquecendo que seres humanos não são máquinas. Henry Ford e Taylor são endeusados pela capacidade de otimizar a produção em massa. Contudo tais personagens históricos conseguiram aprimorar a escravidão moderno, não importando se negros ou brancos. O homem deveria se adaptar a linha de montagem, ou seja, se adaptar às máquinas. No filme Tempos Modernos, o brilhantismo de Charlie Chaplin mais uma vez se destaca por denunciar o trabalho escravo disfarçado de “normal”. O filme data de 1936, porém sua essência continua vivíssima no século XXI.

Concordo que o ensino deve ser de qualidade desde os primeiros anos escolares. Assim, não necessitaria de ENEM, vestibulares e muito menos cotas. Mas é preciso que mude a contextualização sociopolítica brasileira: de que todos são iguais perante a lei. Se há ações afirmativas se deve ao descaso social, pois leis são formuladas conforme o estado de espírito numa determinada cultura.

Concluo: racismo é uma praga, maior praga é a ignorância. E dentre elas, o neoliberalismo sem limites.


Nota:

[1] — ADPF 186 - ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL. Disponível em:http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp?numero=186&classe=ADPF∨igem=AP&recurso=0&tipoJulgamento=M


Referências:

IPEA — O destino dos negros após a Abolição. Disponível em:http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=2673%3Acatid%3D28&Itemid=23

IHU. “Cruzamentos felizes”, branqueamento e biopoder. Disponível em:http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5644&secao=451

OLIVEIRA, Idalina Maria Amaral de. A IDEOLOGIA DO BRANQUEAMENTO NA SOCIEDADE BRASILEIRA. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1454-6.pdf

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Sérgio Henrique da Silva Pereira

Articulista/colunista nos sites: Academia Brasileira de Direito (ABDIR), Âmbito Jurídico, Conteúdo Jurídico, Editora JC, Governet Editora [Revista Governet – A Revista do Administrador Público], JusBrasil, JusNavigandi, JurisWay, Portal Educação, Revista do Portal Jurídico Investidura. Participação na Rádio Justiça. Podcast SHSPJORNAL

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos