Capa da publicação Estabilidade provisória da gestante no contrato de trabalho por tempo determinado
Artigo Destaque dos editores

Estabilidade provisória da gestante no contrato de trabalho por tempo determinado

Exibindo página 4 de 4
Leia nesta página:

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Na instituição do presente trabalho procurou-se estabelecer um trajeto onde o objetivo principal foi o de traçar um parecer histórico e confrontar a condição de gestante com o poder de dispensa por parte do empregador, tendo como base o desenvolvimento da legislação protetiva da mulher ao longo dos anos, bem como, os princípios que regem todos os tipos de ordenamentos e relações trabalhistas existentes, respaldando as futuras e presentes necessidades da parte menos favorecida para todos os efeitos.

Foi possível constatar a importância da não violação e supressão de direitos inerentes a pessoa, todos devem agir de modo a evitar a distinção entre o sexo feminino e o masculino, sendo que, se possuímos necessidades particulares ou especiais, o ser humano deve respeitar e pregar o respeito para que a sociedade e o mundo vejam que somos um todo, ninguém merece estar sozinho nem tão pouco indefeso.

Buscou-se promover o tema por se tratar de atual e relevante, não só no âmbito acadêmico, mas também no social, expondo a legislação, o entendimento doutrinário e dos magistrados acerca do caso concreto.

A principal dificuldade relativa ao tema estabilidade provisória da gestante no contrato de trabalho por tempo determinado é a organizar e dar ênfase a toda legislação protetiva existente, de modo que se possa entender os aspectos deste tipo de contrato, as formas de amparo a condição de gestante e o período subsequente, garantindo seus direitos e confrontando com o enfraquecimento do poder potestativo do empregador para alavancar o objetivo principal da relação de trabalho atendendo a sua finalidade, promovendo e assegurando melhores condições sociais para ambas as partes.

De maneira concreta auferiu-se um resultado gratificante, e um acréscimo considerável ao entendimento a respeito do tema e também da vida acadêmica, por meio das pesquisas desenvolvidas e do contato específico com a matéria, apresentando o desfecho do trabalho nestas breves considerações finais e a gratificação de ter atingido o objetivo que desde o início se buscou.

Diante de tudo, cabe refletir ainda, que nós enfrentamos o paradigma de que falta muito para que um inocente a pesar das grandes conquistas, tenha mais direitos do que um criminoso, toda vida merece o mesmo valor.


REFERÊNCIAS

BARRETO, Lucina Baptista.; Estabilidade provisória da gestante, análise da súmula 244 do TST. Disponível em: <http://www.migalhas.com.br /dePeso/16,MI190314,11049-Estabilidade+provisoria+da+gestante+analise+da+ sumula+244+do+TST>. Acessado em: 13 de jun de 2016.

BRASIL, Tribunal Superior do Trabalho.; Súmula 244 do TST de 27 de novembro de 2012. Disponível em < http://www.tst.jus.br/sumulas>. Acesso em: 13 de jun de 2016.

BRASIL. Vade Mecum. 11. Ed. São Paulo: RT, 2015. Brasil.

DELGADO, Mauricio Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 9. ed. São Paulo: LTr, 2010.

DELGADO, Maurício Godinho.; Curso de Direito do Trabalho. 3 ed. São Paulo: LTr, 2004.

MARTINS, Sergio Pinto. Direito do Trabalho. 30. Ed. São Paulo: Atlas, 2014.

NASCIMENTO, Amauri Mascaro.; NASCIMENTO, Sônia Mascaro. Iniciação ao Direito do Trabalho. 39. ed. São Paulo: LTr, 2014.

ALMEIDA NETO, João Alves. Breves comentários à Lei 12.812/2013, que inclui o art. 391-A à CLT: Estabilidade gestante no Curso do Aviso Prévio. Revista Debate Virtual. UNIFACS. Disponível em: <http://www.revistas.unifacs.br/index.php/redu/article/viewFile/2712/1964>. Acesso em: 13 jun de 2016.

SAAD, Eduardo Gabriel.; SAAD, José Eduardo Duarte.; BRANCO, Ana Maria Saad Castelo. CLT Comentada. 48 Ed. São Paulo: LTr, 2015. Brasil

SABONGI, Camila Martinelli, ALMEIDA, Victor Hugo. Os recentes avanços do direito da gestante na seara juslaboral. Âmbito Jurídico. Disponível em: <http://ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=14712&revista_ caderno>. Acesso em 13 de jun de 2016.

Assuntos relacionados
Sobre os autores
Renato Luís Azevedo de Oliveira

Sou advogado militante na área trabalhista e cível desde 1994, Professor Universitário na Universidade de Mogi das Cruzes ministro aulas de Direito e Processo do Trabalho e Prática Simulada II e III, desde 2012 e, ainda sou Coordenador do Serviço de Assistência Jurídica (SAJ) de referida Universidade.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

OLIVEIRA, Renato Luís Azevedo ; GERMANO, Marília Gabriela Ap.. Estabilidade provisória da gestante no contrato de trabalho por tempo determinado . Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 22, n. 5000, 10 mar. 2017. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/56250. Acesso em: 25 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos