Capa da publicação Reprodução assistida, nova engenharia genética e eugenia: riscos das lacunas legais
Capa: https://www.flickr.com/photos/kyz/
Artigo Destaque dos editores

Reprodução assistida: a legislação brasileira atual no trato de novos procedimentos biotecnológicos na área de engenharia genética.

Eugenia e riscos mediante as lacunas legislativas no Brasil

Exibindo página 3 de 3
12/07/2017 às 12:10
Leia nesta página:

CONCLUSÃO

 

O presente trabalho teve como objetivo analisar as resoluções da legislação que trata da reprodução assistida, com ênfase para as suas lacunas, que deixam margem para o risco de eugenia. A partir da consideração do progresso da ciência e dos avanços no ramo da biotecnologia, observou-se que a nova configuração dessa área exige uma adaptação legislativa. Tais alterações na legislação se fazem necessárias no sentido de evitar abusos.

Além disso, as resoluções que deliberam acerca dos procedimentos relacionados à reprodução assistida carecem de um detalhamento mais minucioso, no que se refere à prescrição dessas práticas que, como se sabe, podem pôr em risco o patrimônio genético e a dignidade humana.

Diante dos avanços em relação às técnicas e aos procedimentos de reprodução assistida e das lacunas jurídicas da legislação brasileira que trata do assunto, fica evidente que a falta de regulamentação pode resultar na prática de diversos procedimentos questionáveis, em especial, a eugenia.

Portanto, as lacunas legislativas, ou seja, a falta dos parâmetros jurídicos específicos tende a desvirtuar os procedimentos de reprodução assistida, fazendo com que as técnicas utilizadas na inseminação in vitro visem características fenotípicas, ao invés da prevenção de síndromes, más formações e doenças genéticas ligadas ao sexo, tornando-se, assim, eugênicas.

 

 


5  Referências Bibliográficas 

AGUILAR FILHO, S. Educação e Eugenia no Brasil da década de 1930. In: VIII

Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, 2010, São Luis. Infância,

Juventude e relações de Gênero na História da Educação, 2010.

 

BARBOZA, Heloisa Helena. Direito à procriação e às técnicas de reprodução assistida. Rio de Janeiro: Forense, 2004.

 

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. Resolução CFM nº 1957/2010. Disponível em:<http://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=23788:resolucao-de-reproducao-assistida-&catid=3> Acesso em: 23 set. 2016.

 

DINIZ, Maria Helena. O estado atual do biodireito. 9. ed. ver. aum. e atual. São Paulo: Saraiva, 2014.

 

FRANCO, Sandra. Flexibilização das normas sobre reprodução assistida: um avanço! Hospitais Brasil. Editado: 25 set. 2015. Disponível em: <http://www.revistahospitaisbrasil.com.br/blogs/juridico/flexibilizacao-das-normas-sobre-reproducao-assistida-um-avanco/> Acesso: 17 out. 2015.

 

JUNGES, José Roque. Bioética perspectivas e desafios. São Leopoldo, RS: Unissinos, 2003.

 

LEITE, Eduardo de Oliveira. Procriações artificiais e o direito: aspectos médicos, religiosos, psicológicos, éticos e jurídicos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1995.

 

LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

 

KELSEN, Hans. Teoria pura do Direito: introdução à problemática científica do direito. Trad. J. Cretella Jr. e Agnes Cretella. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001.

 

LOUREIRO, Cláudia Regina Magalhães. Introdução ao Biodireito. São Paulo: Saraiva, 2009.

 

PERELMAN, C. Ética e Direito. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

 

PETTERLE, Selma Rodrigues. O direito fundamental à identidade genética na Constituição Brasileira. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.

 

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais. 5. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005.

 


Notas

[1] Disponível em: <http://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=23788:resolucao-de-reproducao-assistida-&catid=3>. Acesso em: 10 out. 2016.

 

[2] Disponível em: <http://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=23788:resolucao-de reproducao-assistida-&catid=3>. Acesso em: 10 out. 2016.

 

[3] Disponível em: <http://www.ambito- juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_ artigos_leitura&artigo_id=10377 >. Acesso em: 15 out. 2016.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Barbara Marques Silveira

Bacharel em Direito e especialista em ciências criminais, atualmente mestranda em Bioética pela Universidade de Barcelona na Espanha.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

SILVEIRA, Barbara Marques. Reprodução assistida: a legislação brasileira atual no trato de novos procedimentos biotecnológicos na área de engenharia genética.: Eugenia e riscos mediante as lacunas legislativas no Brasil. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 22, n. 5124, 12 jul. 2017. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/59095. Acesso em: 26 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos