Direito ao seguro-desemprego do trabalhador dispensado sem justa causa que tem CPF vinculado a CNPJ de empresa ativa e/ou inativa.

Trabalhador dispensado sem justa causa e que tem CPF vinculado a CNPJ de empresa ativa e/ou inativa pode ter direito ao recebimento do benefício.

Exibindo página 2 de 2
15/03/2018 às 17:43
Leia nesta página:

O BENEFÍCIO DE SEGURO-DESEMPREGO FOI NEGADO ADMINISTRATIVAMENTE, O QUE DEVO FAZER?

 

 

Passada essa explicação, se o benefício for negado pelo órgão trabalhista competente, a pessoa poderá apresentar defesa e recorrer da decisão que será encaminhada para as Superintendências Regionais do Ministério do Trabalho e Previdência Social e/ou postos de atendimento mais próximos

 

Permanecendo a decisão que indeferiu o benefício, o segurado poderá ingressar com Ação de concessão e/ou restabelecimento do seguro-desemprego com pedido de tutela de urgência na seara da Justiça Federal, em face da União.

 

Nesta ação, a pessoa deve juntar em sua peça inicial diversos documentos como: RG e CPF, CTPS, TRCT, documentação relacionada ao requerimento do benefício, negativa da concessão do seguro-desemprego e documentos hábeis que comprovam o direito autoral na referida ação.

 

Neste sentido, a pessoa continua buscando o seguro-desemprego através da via judicial, pois a extinção do vínculo de emprego deu-se por iniciativa do empregador, justificando a percepção do seguro-desemprego pelo trabalhador para prover assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado involuntariamente.

 

Ao entrar com a ação, o Magistrado primeiramente analisa a situação fática e os argumentos do Autor. Dessa forma, após análise da documentação acostada aos autos e constatando-se que a pessoa comprovou seu direito ao seguro-desemprego, o benefício, ora discutido, deve ser concedido.

 

Comprovado o direito do segurado ao benefício pleiteado, deve a União concede-lo conforme constar em sentença onde o judiciário irá condenar a parte Ré às parcelas devidas do benefício do seguro-desemprego. Aplicando-se juros de mora e correção monetária, e também condenar a União a pagar os valores atrasados em RPV (Requisição de pequeno valor) ou precatórios.

 

 


CONCLUSÃO

 

 

O seguro-desemprego reveste-se de grande importância para a vida do cidadão e trabalhador brasileiro, é um benefício custeado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), sendo um importante benefício que auxilia financeiramente o obreiro por um período determinado. Sendo pago de três a cinco parcelas de forma contínua ou, de acordo com o tempo trabalhado. a) 3 parcelas para quem trabalhou de 6 a 12 meses; b) 4 parcelas para quem trabalhou de 12 a 23 meses; c) 5 parcelas para quem trabalhou no mínimo 24 meses.

 

O trabalhador só será efetivamente amparado a partir do momento em que preencher os requisitos necessários para a concessão do benefício pleiteado: Trabalhador formal e doméstico, em virtude da dispensa sem justa causa, inclusive dispensa indireta; Trabalhador formal com contrato de trabalho suspenso em virtude de participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador; Pescador profissional durante o período do defeso; Trabalhador resgatado da condição semelhante à de escravo.

 

Neste cenário, o fato do trabalhador demitido de uma empresa ser sócio de empresa ativa e/ou inativa não impede o recebimento de seguro-desemprego se o empreendimento em que ele tem participação não gerou lucro nos últimos três meses, ou não teve atividade remunerada no último ano.

 

O benefício do seguro desemprego é constitucionalmente tutelado, e deve ser observado pelo Poder Público, sob pena de incidir em condenável omissão, além de violar o princípio da dignidade humana, pois este possui natureza alimentar e presume a carência daquele que está desempregado e incapaz de prover sua própria manutenção e de sua família.

 

Diante disso, não existe conflito com a regra constante no artigo 3º, inciso V da Lei 7998/90, pois a condição de empresário ou sócio de empresa não descaracteriza a condição de desempregado.

 

A mera manutenção do registro de empresa, não está elencado na hipótese legal de cancelamento ou suspensão do seguro-desemprego, de forma que não é possível afirmar que o trabalhador possuía renda suficiente para sua manutenção e de sua família.

 

Sendo assim, a inscrição como sócio(a) de empresa não impediria ou acarretaria o não recebimento do benefício do seguro desemprego.

 

Por fim, o direito ao benefício está elencado na o Constituição Federal de 1988 (art. 7º, II) e nas Leis n. 7998/90 e Lei 8900/94, pois o Seguro-desemprego busca prover e garantir às pessoas, meios para sua assistência e custeio financeiro temporário em razão de dispensa sem justa causa, inclusive a indireta, além de auxiliar o trabalhador na sua manutenção e busca de emprego, promovendo recolocação e qualificação profissional, mas como dito anteriormente, a pessoa tem que preencher os requisitos legais, além de haver a análise de cada caso, não sendo todas as pessoas que possuem direito ao benefício.

 

 

 


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituição.htm>. Acesso em: 23 fev. 2018.

___ Lei nº 7998, de 11 de Janeiro de 1990.

___ Lei nº 8900, de 30 de Junho de 1994.

___ Circular nº 71, de 30 de Dezembro de 2015.

 

 

MARTINS, Sérgio Pinto, “Direito da Seguridade Social – Custeio da Seguridade Social, Benefícios, Acidente do Trabalho, Assistência Social – Saúde”, São Paulo, 2006, 23ª Edição, Editora Atlas.

 

MINISTÉRIO DO TRABALHO. Site Ministério do Trabalho. Disponivel em: <http://www.trabalho.gov.br/seguro-desemprego>. Acesso: 22. Fev. 2018.

 

SEGURO-DESEMPREGO. Site Caixa Econômica Federal. Disponivel em: <http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/seguro-desemprego/Paginas/default.aspx> Acesso: 22. Fev. 2018.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

 

Artigo Produzido por Ewerton Polese Ramos, graduado em Direito na Universidade Vila Velha / Pós-graduado em Direito Público – A Fazenda Pública em Juízo pela Faculdade de Direito de Vitória /FDV /  Pós-graduado em Direito e Processo Previdenciário pelo Instituto Damásio de Direito da Faculdade IBMEC SP.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Ewerton Polese Ramos

Advogado Formado em Direito pela Universidade Vila Velha - ES - UVV-ES Autor do livro: ‘’A responsabilidade civil da Previdência Social: atos administrativos previdenciários’’ - Ed. Dialética. Pós-graduado em Direito Público - Fazenda Pública em Juízo pela Faculdade de Direito de Vitória - FDV. / Pós-graduado em Direito e Processo Previdenciário pelo Instituto Damásio de Direito da Faculdade IBMEC SP Atuação na Advocacia: Direito Previdenciário; Direito do Consumidor; Direito Cível; Diligência e Advocacia de Apoio na Grande Vitória.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos