Artigos de Psicologia Jurídica
A psicologia judicial como coadjuvante indispensável à mais adequada aplicação do Direito
Direito penal, direito de família, direito do trabalho, dentre outros: a atuação do psicólogo judicial, aliado à de outros profissionais, quando bem utilizada, pode preencher lacunas importantes na aplicação formal da lei.
A atual punibilidade aplicada ao psicopata homicida na política criminal brasileira
A psicopatia é um tema de diversas controvérsias entre doutrinadores, psiquiatras e psicólogos, tanto quanto sua nomenclatura quanto sua atual punibilidade no sistema penal brasileiro. Sendo o Artigo a explanação de como o psicopata vem sendo tratado.
Cadeia não recupera serial killer e coloca sociedade em perigo
Segundo especialistas, o transtorno não tem cura. É ingênuo colocar criminoso em série na cadeia, para fazer justiça. O tempo máximo de detenção são 30 anos, já em hospital psiquiátrico, a prisão pode ser perpétua.
Ruim com ele, pior sem ele. Será?
Este artigo objetiva definir relacionamentos abusivos, mostrar seus principais fatores causais e soluções para o cônjuge oprimido e ou casal.
Até que ponto a biologia influencia na constituição dos serial killers?
Se o que somos e o que fazemos tem origem no cérebro, sua estrutura e as ocorrências nele podem explicar nossa personalidade e todo o nosso catálogo de comportamentos. No entanto, o que acontece com as personalidades e os comportamentos desviantes?
Transtornos da preferência sexual: descrição e aspectos controversos do DSM-5
Acerca dos transtornos da preferência sexual e seus aspectos controversos no DSM-5.
A psicopedagogia nos cursos de formação policial civil em MG
O artigo tenta demonstrar a necessidade de aplicação de métodos psicopedagógicos nos curso de formação policial ministrados pela Academia de Polícia Civil de Minas Gerais.
Violência doméstica:um enfoque da psicologia forense
Diariamente é possível observar nos jornais casos de violência doméstica. No meio acadêmico o assunto também vem sendo bastante estudado. Neste sentido, o presente artigo tem por objetivo discorrer sobre a questão da violência doméstica.
Sobre a maldição de Narciso no ensino jurídico
O presente artigo tem por objetivo geral analisar, com base na psicanálise, o perfil do educador nos cursos jurídicos ao levar a questão do Narcisismo enquanto característica geral, de forma a possibilitar uma autopsia, dirigida aos próprios educadores.
Sentimentos: um estudo sobre os psicopatas sexuais
Na maioria dos casos, não se percebe a psicopatia como uma doença mental, mas também não há como classificar os psicopatas como plenamente normais, haja vista que apresentam distúrbios que os levam a uma distorção dos valores e à prática de crimes.
Psicopatia à luz do Direito Penal Brasileiro
Há uma linha tênue entre a sanidade mental e a insanidade mental. Nem sempre de fácil constatação. Caberá ao Direito Penal e a Psiquiatria Forense juntas cooperarem, para a aplicação de medidas adequadas e proporcionais aos psicopatas.
Alcoolismo: as consequências do alcoolismo no âmbito familiar, social e jurídico
O consumo de bebida alcoólica era visto como um ato culturalmente aceito pela sociedade, sendo que o álcool afeta a vida social, as famílias, assim gerando diversos problemas no trabalho e todos que convivem que uma pessoa alcoólatra, são vitimas.
Violência doméstica contra o menor: faces protetivas e punitivas
Qual o efeito motivador para que essa violência aconteça no âmbito familiar, de que maneira ela se apresenta e quais as medidas protetivas e punitivas aplicadas pelo Estado.
Matar famílias e se suicidar pode indicar proteção?
Em comento à tragédia noticiada esta semana, que envolve família de classe média residente do Rio de Janeiro, traremos uma visão sociológica, psicológica e jurídica acerca do suicídio, causa de morte das mais emblemáticas.
Contribuição sociocultural e o comportamento violento do psicopata na psicologia jurídica
A propensão para atos criminosos violentos, manifestada por portadores de psicopatia ou sociopatia, apesar de tratar-se de tema fascinante carece de maior interesse e pesquisa no campo jurídico.
Filhos post mortem: quais os direitos sucessórios do nascituro?
O presente trabalho pretende complementar o raciocínio de um tema bastante polêmico e que divide opiniões ao seu respeito, usando a legislação vigente para a elaboração de possíveis soluções e reflexões acerca da filiação por reprodução assistida.