Tudo de Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC)
As associações de proteção e assistência aos condenados (APAC) são entidades civis sem fins lucrativos que atuam na execução penal, oferecendo aos presos um modelo humanizado de cumprimento de pena, com foco na recuperação do indivíduo e na sua reintegração social. Seu método dispensa o uso de agentes armados e prioriza a responsabilidade, a espiritualidade, o trabalho e o envolvimento da comunidade.APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados
Breves considerações sobre a APAC e alguns de seus princípios.
O trabalho como ferramenta essencial para a ressocialização no sistema prisional
A ressocialização é um projeto com finalidade reeducadora para reintegrar indivíduos que romperam as regras sociais, é através deste plano de reintegração no Sistema Prisional que irá resgatar a dignidade humana e a autoestima do condenado.
Ressocialização de apenados: APAC uma nova alternativa
Este presente artigo se trata de um estudo sobre a ressocialização de apenados com o propósito de esclarecer um dos vários problemas que a ressocialização dos presos no Brasil enfrenta e como podemos mudar esse quadro social sob a ótica de outros países.
O trabalho do preso como fonte de restauração da dignidade da pessoa humana.
O presente artigo por objetivo precípuo abordar a importância do trabalho como modelo de ressocialização nas Associações de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC). O enfoque desta pesquisa será analisar a função social e os benefícios do trabalho, as normas de execução penal e a obrigatoriedade do trabalho prisional, a possibilidade de trabalho interno e trabalho externo e a vedação do trabalho forçado no Brasil.
Método APAC: ferramenta eficaz para a ressocialização do preso
O método APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) é uma metodologia de trabalho totalmente revolucionária que parece se apresentar como a melhor solução para a problemática do sistema de execuções penais brasileiro. Saiba como e por quê.
Do método de associação e proteção aos condenados (APAC)
A Associação de Proteção e Assistência ao Condenado – APAC surgiu como meio alternativo para humanizar a execução penal, sem perder de vista o caráter punitivo, propondo-se a cumprir a finalidade da pena, garantindo os direitos dos condenados.
Trabalho e restauração da dignidade do condenado: método APAC
O trabalho constitui uma ferramenta importante na vida de toda e qualquer pessoa, em especial da que está recolhida, pois oportuniza a ressocialização e oferece subsídios para conquistar uma vida digna.
Método APAC: caminhos para expandir a ressocialização
O método APAC efetiva princípios constitucionais na execução penal. A ação penal exercida sobre pessoas concretas contribui para o acesso à Justiça. Como superar entraves políticos e sociais para ampliar a ressocialização no sistema prisional?
APAC: família, religião, trabalho e mérito
O presente trabalho aborda quatro elementos da metodologia APAC, que são o trabalho, religião, família e mérito, evidenciando a sua importância na recuperação do apenado.
O cumprimento da lei de execução penal no método da APAC
O presente artigo faz uma abordagem acerca do cumprimento da Lei brasileira de Execução Penal – LEP - orientado pelo método desenvolvido pela Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC).
Direitos humanos no trabalho educativo da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC)
Resumo: Este artigo apresenta a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) no contexto da situação carcerária no Brasil interpondo os valores reconhecidos pelos Direitos Humanos. Após uma coleta de dados na doutrina sobre direito constitucional e penal, bem...
Associação de proteção e assistência aos condenados
O sistema prisional brasileiro enfrenta superlotação, violência e falta de ressocialização. O Método APAC propõe uma alternativa eficaz, mas como garantir sua expansão e aceitação pela sociedade?