Tudo de Direito Sistêmico de Sami Storch
Direito Sistêmico é uma abordagem do direito que busca compreender e solucionar conflitos jurídicos de forma mais ampla, considerando não apenas os aspectos legais, mas também os aspectos emocionais, familiares, sociais e sistêmicos envolvidos. Sami Storch é um advogado e terapeuta brasileiro que desenvolveu essa abordagem do direito. Ele utiliza conceitos da Teoria dos Sistemas, da Constelação Familiar e de outras terapias sistêmicas para auxiliar na resolução de conflitos jurídicos.O pioneirismo brasileiro na aplicação do denominado “Direito Sistêmico” e suas possíveis contribuições ao Judiciário português
Resumo: O presente estudo teve como gênese a análise dos experimentos de Bert Hellinger, precursor da constelação familiar, apresentando-se sucintamente sua trajetória, filosofia e ciência; experimentou-se diretamente o fenômeno da constelação familiar descrito na obra de Hellinger; constatou-se a preferência...
O Direito Sistêmico e sua aplicação no Direito de Família
Postura sistêmica na advocacia de família pontuando como em cada uma das áreas, como divórcio, separação judicial, pensão alimentícia, guarda compartilhada e alienação parental, pode ser encontrada solução pacífica e rápida.
Direito Sistêmico: uma nova perspectiva para o processo de formação do profissional de Direito
Resumo: A partir dos conceitos desenvolvidos por Bert Hellinger, é possível promover dentro da dinâmica das constelações, intervenções no meio jurídico, referente aos aspectos relacionados a resolução de conflitos. Este método vem sendo trazido para o âmbito do direito, diante...
Alienação parental e o Direito Sistêmico: o fenômeno das constelações familiares aplicadas ao Judiciário
Há muito tempo a sociedade brasileira almeja uma alternativa mais humanizada, competente e eficiente que proporcione uma evolução nas bases do Poder Judiciário, ajudando de forma explícita a superar questões tão prejudiciais e particulares das demandas familiares. A maneira habitual...
A influência do Direito Sistêmico na alienação parental em tempos de pandemia
Resumo: Este Artigo, traz consigo uma temática voltada a uma evidente violação aos direitos cíveis, relacionados ao Direito de Família, em se tratando da Alienação Parental como um mal presente no âmbito familiar, que deve ser identificado e combatido. O...
Leis sistêmicas no Direito de Sucessões
Partindo da premissa que as relações jurídicas derivam de relações humanas, as autoras pretendem demonstrar como as leis sistêmicas podem ser aplicadas no Direito de Sucessões, especificamente em relação a herança.
Direito Sistêmico e constelações familiares
O direito sistêmico, termo cunhado pelo juiz Sami Storch, é baseado nas ordens superiores que regem as relações humanas, conforme demonstram as constelações familiares desenvolvida por Hellinger.
Leis sistêmicas de Bert e o Poder Judiciário
A Constelação Familiar busca sanar problemas nas relações humanas através da compreensão das leis sistêmicas de Bert Hellinger, que incluem a Lei do Pertencimento, da Ordem e do Equilíbrio. A ancestralidade e o vínculo com os antepassados são fundamentais nesse processo.
Direito Sistêmico: um novo olhar aos conflitos de interesse
O Direito Sistêmico utiliza a filosofia hellingeriana para solucionar conflitos de forma mais efetiva e duradoura, buscando identificar as leis sistêmicas transgredidas e trazer paz e harmonia ao sistema.
Novos métodos alternativos de solução de conflito
O Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, os Comitês de Resolução de Disputas, a Advocacia Colaborativa e o Direito Sistêmico são métodos alternativos para solução de conflitos, que buscam celeridade e eficácia na pacificação social.
Direito sistêmico e alienação em face dos idosos
O artigo aborda a temática da alienação parental em prejuízo dos idosos, prática não tratada pelo Estatuto do Idoso, contexto visto também por meio da abordagem sistêmica, base das constelações familiares.
Direito Sistêmico: o que é?
Você sabe o que são as Constelações Familiares e como esse método terapêutico vem sendo utilizado na Justiça Brasileira? Entenda por que essa técnica vem gerando tantos benefícios quando usada nos conflitos judiciais, inclusive reconhecida pelo CNJ.