Tudo de Ensino Jurídico
Novas abordagens ao método da História do Direito
No presente artigo objetiva-se analisar quais são os conceitos heurísticos que o historiador do Direito Thomas Duve propõe que sejam utilizados na abordagem ao método da história do Direito.
Do grau de doutor conferido aos advogados por meio de decreto imperial de D. Pedro I
Este artigo pretende interpretar juridicamente e historicamente o decreto imperial promulgado por D. Pedro I, pois acredita-se que este tenha conferido grau de doutor aos advogados e aos médicos.
Ensino do Direito no âmbito escolar: questão de cidadania
A inclusão do ensino do direito no âmbito escolar tem pertinência como instrumento de inclusão social e de cidadania.
Ensino jurídico segundo Roberto Lyra Filho
Este artigo tem por objetivo discorrer sobre o Ensino Jurídico na obra de Roberto Lyra Filho.
Direito educacional e ensino jurídico: direito fundamental do cidadão?
Mercantilizar a educação significa impedir que mudanças necessárias à ordem social se concretizem e promover um distanciamento ainda maior entre as camadas sociais.
Literatura para um ensino jurídico crítico
É possível analisar o Direito e seus institutos através da Literatura? Defende-se que sim e se pretende instigar o estudante e o jurista a abrir o leque de possibilidades do pensar jurídico, extrapolando as barreiras do ensino acrítico.
Ensino jurídico: uma análise do estado da arte
O presente artigo é parte de um estudo realizado com o objetivo de esquadrinhar o Estado da Arte em Ensino Jurídico.
John Dewey nas pesquisas de ensino jurídico
O presente artigo tem por objetivo discorrer sobre a importância do pensamento de Dewey para o Ensino Jurídico.
A importância do Estado da Arte para pesquisas jurídicas
Embora pouco comentada nos trabalhos acadêmicos jurídicos, as pesquisas denominadas Estado da Arte constituem forte apresso entre os estudiosos da Educação. Sendo assim, este se constitui o objetivo do artigo.
Dewey e o ensino jurídico:a busca por uma nova perspectiva da experiência
Este artigo tem por objetivo construir uma relação entre o pensamento pragmático de John Dewey e o Ensino Jurídico, precisamente no que tange à ideia de experiência e moralidade.
Sobre a maldição de Narciso no ensino jurídico
O presente artigo tem por objetivo geral analisar, com base na psicanálise, o perfil do educador nos cursos jurídicos ao levar a questão do Narcisismo enquanto característica geral, de forma a possibilitar uma autopsia, dirigida aos próprios educadores.
Ensino jurídico no ensino médio
O objetivo fundamental consiste na construção do estado da arte relativo ao tema Ensino jurídico e a proposição de sua inclusão no Ensino médio.
Das raízes históricas do ensino jurídico:uma análise crítica
O artigo tem por objetivo introduzir, de forma crítica, o debate a respeito dos movimentos políticos e ideológicos envolvidos durante o surgimento dos primeiros cursos de Direito no Brasil, os quais apontam para a realidade de seu cenário atual.
A educação aristocrática e o ensino jurídico no Brasil
A educação aristocrática se refere a uma educação superior, oposta a qualquer tipo de massificação. Este texto tem por objetivo problematizar questões educacionais, mormente no que se refere ao ensino jurídico.
Da zetética no Ensino Jurídico Brasileiro:uma busca por uma educação crítica
O artigo tem objetivo discorrer sobre o conceito de zetética e sua importância ao ensino jurídico no Brasil. A pesquisa foi pensada, em relação ao método, como revisão bibliográfica, sendo a base epistemológica as obras de VIEHWEG e FERRAZ JR.
Karl Popper e a legitimidade do direito penal do risco
O método hipotético dedutivo desenvolvido por Karl Popper constitui-se em instrumento adequado para investigação, análise e comprovação acerca da ilegitimidade do Direito Penal do Risco?