Tudo de Ensino Jurídico
O ensino jurídico no Brasil e suas fábricas de (des)ilusões
Buscou-se abordar o cenário desolador por qual passa o ensino jurídico no Brasil, traçando um pensamento linear e cronológico, desde o início nos bancos universitários, até as frustrações apresentadas pela realidade pós formado.
O fracasso do ensino jurídico: o terrorismo na prova da OAB além das balas de gengibre
Prepara-se o estudante para o exame, da OAB ou de qualquer outro concurso público, mas não há um preparo para o que realmente constitui a complexidade dos conflitos sociais. E nesse ponto reside a crise do ensino jurídico.
Direito Constitucional e cidadania: importância da inclusão no currículo estudantil brasileiro
A importância da implantação do ensino do direito constitucional no âmbito escolar nos primeiros níveis de aprendizado.
Distanciamento da realidade social e disfuncionalidade da tutela jurisdicional: reforma social do ensino jurídico
Para explicar a ineficiência da tutela jurisdicional, pode-se elencar como um motivo o afastamento, em geral, dos profissionais do Direito, e, em especial, dos juízes, da realidade social.
Divórcio consensual:petição
Ação de Divórcio Consensual proposta na Justiça, e não, no Cartório, porque há menor incapaz, fruto da união conjugal.
Falta de interação dos acadêmicos de direito com a comunidade: causas e consequências
A realidade atual dos cursos jurídicos não é nada satisfatória se considerarmos os objetivos para os quais a graduação em direito foi implantada, desde as primeiras faculdades, ou seja, o desenvolvimento de cidadãos cultos e transformadores da realidade, capacitados para promover a criação de uma sociedade mais justa e igualitária, sempre objetivando a aplicação da justiça e o bem comum.
Duplipensar no ensino jurídico – como conviver com o paradoxo
De que vale, ou a quem interessa um duplipensar no paradoxo Direito (Ciência) x Direito (para concurso)?
Metodologia da pesquisa em direito e a visão heideggeriana do método
Metodologia da pesquisa não se resume a regras de desenvolvimento e apresentação do texto científico, engloba e agrega elementos epistemológicos, necessários à ampliação da visão do cientista sobre o objeto da pesquisa.
Metodologia científica: fontes bibliográficas na era digital
Irá ser abordada a metodologia científica na era digital, nesse sentido buscando ressaltar a importância e a necessidade do aprimoramento desta disciplina junto ao ensino científico brasileiro.
Zetética e dogmática
O referido artigo expõe de modo claro e objetivo um tema importante a respeito da Filosofia Jurídica.
Com leitura superficial não se faz “Direito”: analfabetismo funcional no ensino jurídico
Estudo interpretativo sobre a leitura entre graduandos do curso Direito em instituições privadas de ensino superior.
A teoria dos batimentos jurídicos & o MEC: uma relação "de sucesso"
Já ouviu falar dessa teoria? É aplicada em quase todas as faculdades de direito.
Dez passos de como dar aulas ruins no curso de Direito
Esse manual é seguido por muitos professores, ainda que ninguém o tenha teorizado assim tão "abertamente".
Metodologia da pesquisa jurídica: aspectos gerais e desafios contemporâneos
A teoria, a pesquisa e a prática profissional são aspectos complementares que integram o Direito. Dessa forma, a pesquisa dá suporte à prática, e a prática, por sua vez, serve de instrumento que estimula a pesquisa e, consequentemente, a construção do conhecimento.
Ação de execução de alimentos (citação por carta precatória)
Exemplo de ação de execução de alimentos.
Por uma teoria geral do processo penal
Demonstra-se como conceitos puramente civilistas da famosa teoria geral do processo (TGP) contaminam indesejadamente o processo penal.
O exame de ordem como válvula de escape à situação do ensino jurídico no Brasil
O presente trabalho procurar analisar as contribuições que as disciplinas zetéticas garantem ao direito, realizando um contraponto aos benefícios ou malefícios do Ordem dos Advogados do Brasil como uma solução de curto prazo à atual conjuntura de ensino.
Relaxamento de prisão:petição
O relaxamento da prisão ilegal tal como previsto pelo constituinte tem como finalidade principal a tutela do direito à liberdade pessoal e da principal faculdade que a exterioriza - o direito de livre locomoção.