Tudo de Terrorismo transnacional
Terrorismo Islâmico
Terrorismo é a prática de atos violentos visando impor objetivos. Grupos como o Estado Islâmico, Al-Qaeda e Taleban são terroristas.
Terrorismo em Moçambique: quadro jurídico
Conteúdo Introdução I. Terrorismo em Moçambique: breve referência histórica II. Quadro institucional 2.1. Assembleia da República 2.2. Conselho de Ministros 2.3. Tribunais 2.4. Ministério Público 2.5. Serviço Nacional de Investigação Criminal 2.6. Serviço de Informação e Segurança do Estado 2.7....
Depois de 11 de setembro
O atentado de 11 de setembro de 2001 foi o maior ataque militar sofrido pelos EUA desde a Segunda Guerra Mundial e, que expôs a vulnerabilidade norte-americana e levou a Guerra ao Terro que correspondeu a estratégia de combate ao terrorismo cujos ....
Terrorismo suicida: aspectos motivacionais
Artigos sobre os fatores que motivacionais incidentes sobre terroristas suicidas.
O terrorismo como fenômeno transnacional: o combate pela ordem internacional e política externa brasileira
O presente trabalho trata do terrorismo como uma ameaça desterritorializada que passa a assumir caráter transnacional no século XXI.
Crime político e extradição: evolução no STF
Reflexões sobre as principais decisões do STF acerca do crime político e do terrorismo. Será que o marco histórico da queda das torres gêmeas de Nova Iorque ocasionaram algum reflexo conceitual na corte brasileira?
O combate ao terrorismo baseado no direito internacional e na não confrontação
Criticam-se as atuais práticas de combate ao terrorismo e propõe-se uma nova política, baseada no direito internacional, culturalismo e na não confrontação.
A contaminação do Estado democrático de direito pelo direito penal do inimigo: análise criminológica do terrorismo
Um Estado de direito não pode conduzir uma guerra ao terror. Se reduzir algumas pessoas a inimigos da sociedade, estará legitimando, de algum modo, seu ataque. O direito penal do inimigo tem consequências drásticas para o próprio ordenamento jurídico e também contamina o direito penal do cidadão.
O terrorismo como a terceira velocidade do direito penal
Guerra, inimigo, velocidade, terrorismo
O direito internacional humanitário
A discussão dos desafios do Direito Internacional Humanitário que precisam ser resolvidos pela comunidade internacional em áreas como terrorismo, detenções, conduta de hostilidades, ocupação e sanções.
Império do crime organizado transnacional: irrefutáveis ameaças ao cenário social
O crime organizado é uma atividade transnacional, com ligações com o terrorismo internacional, provendo-lhe apoio logístico e financeiro por intermédio da estrutura empresarial desenvolvida por organizações criminosas, e constituindo-se em uma ameaça à estabilidade política e econômica de diversos países.
Mais um muro da vergonha na história do mundo
A criação do Estado judeu nunca encontrou solução para a questão palestina. Com o terrorismo e as intifadas, o governo israelense pôs-se a erguer — em nome da segurança de seus cidadãos — muralhas que já somam 570 km em torno do disforme supergueto árabe.
Uma nova cruzada
O artigo traz análise geopolitica com relação a questão do terrorismo e dos problemas do oriente médio.
Terrorismo, atos criminosos em geral e fatos de convicção e consciência: ponderação de valores
O presente estudo faz uma análise do limite entre atos de consciência e convicção e incidência em crimes em geral e, mais especificamente, dos atos de terrorismo.
Terrorismo e atavismo: há uma sequencia genética do mal?
Pesquisas indicam que hábitos da vida e o ambiente social em que uma pessoa está inserida podem modificar os seus genes. Desta forma, é possível que pessoas contemporâneas tenham herdado genes da violência de nossos antepassados.
Terrorismo na França e a volta do Direito Penal do Inimigo
O artigo analisa o cenário jurídico do Estado francês após os atentados do Estado Islâmico e concluí que a França seguirá o exemplo dos EUA e adotará o direito penal do inimigo visando o combate do terrorismo.
A guerra ideológica e o recrutamento de crianças e adolescentes ao tráfico de drogas e ao terrorismo
Seja jovem das periferias, das favelas ou de condomínios luxuosos, todos querem ter uma personalidade, que seja respeitada. Quanto mais se exige do ser humano a condição de “super-homem”, mais o homo sapiens se sente inferiorizado.