Publicações de Felipe
Um estudo sobre a obra "Crepúsculo dos Ídolos"
O artigo tem por objetivo desenvolver, de forma introdutória uma análise sobre a obra Crepúsculo dos Ídolos de Nietzsche.
John Dewey nas pesquisas de ensino jurídico
O presente artigo tem por objetivo discorrer sobre a importância do pensamento de Dewey para o Ensino Jurídico.
A importância do Estado da Arte para pesquisas jurídicas
Embora pouco comentada nos trabalhos acadêmicos jurídicos, as pesquisas denominadas Estado da Arte constituem forte apresso entre os estudiosos da Educação. Sendo assim, este se constitui o objetivo do artigo.
Dewey e o ensino jurídico:a busca por uma nova perspectiva da experiência
Este artigo tem por objetivo construir uma relação entre o pensamento pragmático de John Dewey e o Ensino Jurídico, precisamente no que tange à ideia de experiência e moralidade.
Violência doméstica:um enfoque da psicologia forense
Diariamente é possível observar nos jornais casos de violência doméstica. No meio acadêmico o assunto também vem sendo bastante estudado. Neste sentido, o presente artigo tem por objetivo discorrer sobre a questão da violência doméstica.
A alegoria da caverna: uma interpretação epistemológica
O mito da caverna é uma das alegorias mais famosas da filosofia antiga, repleta de metáforas, ela vem sendo estudada e utilizada através dos séculos, traduzindo de forma simples e didática a importância e função da razão científica para o homem.
Sobre a maldição de Narciso no ensino jurídico
O presente artigo tem por objetivo geral analisar, com base na psicanálise, o perfil do educador nos cursos jurídicos ao levar a questão do Narcisismo enquanto característica geral, de forma a possibilitar uma autopsia, dirigida aos próprios educadores.
Ensino jurídico no ensino médio
O objetivo fundamental consiste na construção do estado da arte relativo ao tema Ensino jurídico e a proposição de sua inclusão no Ensino médio.
Das raízes históricas do ensino jurídico:uma análise crítica
O artigo tem por objetivo introduzir, de forma crítica, o debate a respeito dos movimentos políticos e ideológicos envolvidos durante o surgimento dos primeiros cursos de Direito no Brasil, os quais apontam para a realidade de seu cenário atual.
Um estudo sobre a obra Vinte e cinco anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil: origem e pressupostos
O presente artigo se refere a obra que é resultado do evento Ciclo de Debates – 25 anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil, ocorrido na Fundação Carlos Chagas, durante o ano de 2012.
Um estudo sobre a obra Nietzsche: filosofia e educação
O presente artigo tem por objetivo discorrer sobre a obra "Nietzsche: filosofia e educação", de autoria de Vânia Dutra de Azeredo, professora do Centro de Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
A educação aristocrática e o ensino jurídico no Brasil
A educação aristocrática se refere a uma educação superior, oposta a qualquer tipo de massificação. Este texto tem por objetivo problematizar questões educacionais, mormente no que se refere ao ensino jurídico.
Sobre a transdisciplinaridade enquanto prática pedagógica
Será que a negação à especificidade e o fomenta à transdisciplinaridade é uma solução à esta crise pedagógica? Neste contexto, deve-se entender a transdisciplinaridade segundo o sentido do próprio prefixo grego trans – para além de.