Publicações de Sandra
Um sonho - ser criminalista
Um dia sonhei em vestir uma beca preta e entrar no Plenário do Tribunal do Júri. Sonhei em fazer alegações orais, réplica e tréplica. No início era tudo um sonho, embasado em filmes, novelas e séries. Um roteiro preordenado.O tempo...
Jornalismo sensacionalista e os crimes contra a vida: caso Henry Borel, uma morte anunciada
Resumo: O presente estudo visa fazer uma conexão acerca da obra de Paolla Serra Caso Henry Borel Morte Anunciada e os verdadeiros preceitos legais acerca do ocorrido em 8 de março de 2021. Nesse sentido, buscar-se-á apresentar as formas com...
Comentários a cerca do livro de Ulisses Campbell – Suzane – Assassina e manipuladora.
Sandra Mara Dobjenski[1] Suzane Assassina e manipuladora foi uma obra escrita por Ulisses Campbell, publicada em 2020 com o intuito de divulgar sua pesquisa de três anos a cerca do caso Richthofen. A obra vetada pela juíza Sueli Zeraik Armani,...
Sentença da Boate Kiss e o poder de punir
No dia 10 de dezembro de 2021, quatro réus foram condenados pelo incêndio da Boate Kiss em Santa Maria. O fatídico acidente ocorreu em 27 de janeiro de 2013, quando a Boate sediava uma festa universitária denominada “Agromerados”. No palco,...
Entendimento jurídico do caso Daniel Corrêa sob a luz do direito, da mídia e da pedagogia
Sandra Mara Dobjenski1RESUMOO assassinato brutal do jogador Daniel Côrrea Freitas completou três anos dia 27 de outubro e até agora o julgamento dos sete réus ainda não foi marcado pela Justiça, além do mais vem cercado de erros e falhas....
Análise Critica da Sentença Condenatória de Luís Felipe Manvailer
Na data de 10 de maio de 2021, o biólogo Luís Felipe Manvailer foi condenado, há 31 anos, 09 meses e 18 dias de prisão pela morte da advogada Tatiane Spitzner, no município de Guarapuava, no Paraná, em julho de 2018.
Os reflexos da pandemia no Direito Penal
O presente estudo busca retratar os impactos da Pandemia do Covid-19 no Direito Penal, para tanto se toma por base o artigo do Migalhas: Perspectivas do Direito Penal. A pandemia aumentará a criminalidade?
Interferência da mídia e prova pericial: caso Tatiane Spitzner
O presente parecer tem como intuito dissertar a cercar da influência exercida pela mídia dentro do ordenamento jurídico, em especifico no processo penal, no Tribunal do Júri, onde deve ser analisado os direitos e garantias assegurados na Constituição.
Estupro culposo uma figura jurídica criada pela mídia.
Um caso chamou atenção nesta terça-feira (3/11/2020) e agitou as redes sociais e imprensa. O caso Mariana Ferrer trouxe um termo que levantou perguntas e confusão: estupro culposo. Um crime culposo é cometido por negligência, imprudência ou imperícia.
O Direito em tempos de covid -19
O presente estudo visa abarcar os tempos sombrios jamais vistos que castigam uma população inteira. É hora de explorar toda a potencialidade do sistema normativo e fomentar a interação dos advogados, dos bacharéis e dos futuros profissionais do Direito.
A multiparentalidade no contexto do Direito de Família.
Resumo: O presente estudo busca uma análise a cerca das constantes modificações oriundas das relações sociais no eixo do Direito das Famílias, de forma a se comprovar que o conceito de família está mais amplo. Nada obstante alguns legisladores e...
Interfaces da supressão dos Direitos Fundamentais em tempos de Pandemia
O presente estudo tem o viés de discorrer a cerca das interfaces da supressão dos Direitos Fundamentais em tempos de Pandemia, com vistas a trazer uma reflexão a cerca dos elementos legais com referência a aplicação das normas no caso concreto.
As entrelinhas das palavras do Supremo.
O artigo visa discutir a posição de Streck a respeito da nulidade das palavras do Supremo, compreendida nas entrelinhas, visando ressaltar os princípios do contraditório e da ampla defesa nas decisões proferidas quando embasadas em declarações.
Uma reflexão acerca dos crimes midiáticos e da Lei de Abuso de Autoridade.
O presente estudo acerca da Reflexão dos crimes midiáticos e da lei de autoridade Uma análise sob o ponto de vista legal tem o objetivo de demonstrar a força que o sensacionalismo midiático tem mediante uma decisão jurídica no que tange a casos polêmicos
As interfaces juspedagógicas dos crimes midiáticos a luz do direito penal
Reflexões sobre a força que o sensacionalismo midiático tem ante decisões jurídicas proferidas em casos polêmicos, de grande repercussão social, e a necessidade de uma interface juspedagógica para mitigar esses efeitos.
Um sonho chamado Direito
Um Sonho chamado Direito, é um relato dos desafios enfrentados para chegar a graduação e chegar ao sonhado ato de advogar. As lágrimas, as vitórias, o foco e a determinação que cercam a carreira jurídica na busca da justiça em sua forma stricto.
A LIBERDADE DE IMPRENSA, DIANTE DO CASO DO GOLEIRO BRUNO, CONFRONTADA COM O PRINCÍPIO DA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA.
O presente artigo tem a finalidade de ressaltar as características de especularização no caso Goleiro Bruno a partir da abordagem fática da utilização excessiva dos meios de comunicação diante dos casos criminais.
O papel do pedagogo no Tribunal do Júri: uma conquista necessária
O estudo delimitou-se em investigar a formação do Pedagogo Jurídico tomando por base elementos didáticos/ pedagógicos a fim de correlacioná-los com as práticas do Direito, nas varas civil e criminal, no status da sociedade contemporânea.
Privatização dos presídios: paliativo ou solução?
O presente texto tem por finalidade analisar a privatização do sistema prisional brasileiro, uma parceria público-privada, na qual a empresa fica responsável pela prestação de serviços e o Estado continua como o responsável pela execução penal.