Publicações de Sérgio
O jogo "da verdade". Sérgio Moro "patriota" versus Glenn Greenwald "drogado"
Sérgio Moro é considerado patriota. Glenn, por causa #Vaza Jato, tem sofrido ataques dos defensores de Moro. E os ataques ao jornalista vão de homofobia até desrespeito aos dependentes químicos
The Intercept Brasil e a liberdade de Imprensa
A função de qualquer jornalista é divulgar fatos relevantes para a manutenção dos direitos humanos sejam eles para proteção dos cidadãos e/ou proteção das próprias instituições democráticas.
Breves considerações sobre Projeto de Lei 3.267/2019 e as mudanças no CTB
O neoliberalismo, como bem disse Celso Antonio Bandeira de Mello, "(...) encontra ambiente muito propício para medrar em nosso meio cultural.", e, assim, relativiza até a segurança viária.
Entre manjubinha e lagosta, o STF prefere lagosta
Em tempos de crises e desempregos, o que é manter a dignidade de uma instituição pública?
Adesão automática em cadastro positivo é perigoso
Em tempos de não direito a privacidade, cada vez mais os consumidores têm suas informações repassadas sem suas autorizações. O direito a intimidade (art. 5º, da CRFB de 1988) é relativizado para não beneficiar os consumidores
ESCATOLÓGICO: "Brasileiros não passam fome porque têm mangas nas cidades"
Darcy Ribeiro dizia que o Brasil é "um país de moer gente". E continua, quando não há empatia, a capacidade de perceber a condição de outro ser humana. O Estado Social, aos poucos, está se deteriorando. O Estado Liberal da Alcova.
A queda angélica e a vitória da Besta
A CRFB de 1988, nas normas contidas nos arts. 1°, III, 3º, caput do art. 5º, §§ 1º, 2º e 3º do art. 5°, 6º, 7° e 170, não é um Livro Sagrado, contudo, pela hermenêutica, pelo silogismo, a Carta Humanística é amor universal.
Cantar o hino nacional nas escolas pode mudar o país?
A letra do hino não faz discriminações, mas as ideologias pretéritas - e até as atuais - destoam do próprio Hino.
Fake news: ameaça à democracia humanística
Relativizações dos acontecimentos pretéritos, coisificação da dignidade humana pelo prisma "melhor ter algo do que nada", a oportunidade da vida boa pelo sofrimento alheio, o controle da liberdade de expressão pelo pavor e medo. Sim, notícias falsas têm essas capacidades.
O direito dos profissionais psicólogos na orientação sexual versus culturas e seus valores
Não é possível ser livre (autonomia da vontade) se a própria mente, desde criança, está impregnada de valores conflitantes e repressores. O dizer 'normal' ou 'anormal', 'pecado', já configuram ensejos a qualquer medida de persuasão.
Prisão em 2ª instância, o jogo do poder
Julgamento sobre prisão em 2.ª instância virou uma Novela Mexicana. Entre a CRFB de 1988 e o momento histórico, qual sairá vencedor?
A liberdade de expressão dos militares LGBTs e a inconstitucionalidade do art. 166, do CP
Quando a dignidade humana é violada, em qualquer lugar, a liberdade de expressão é ferramenta hábil para denunciar. A imprensa presta serviço relevante à sociedade, a Justiça ratifica os direitos humanos
Descriminalização do aborto é troca de utilitarismo
Antes das mudanças sociais trazidas pela CRFB de 1988, o utilitarismo masculino. 2018, o utilitarismo feminino. Em qualquer época histórica, a vida extrauterina decide pela vida intrauterina.
“Puta”, “viado”, “corno”: crimes contra a honra que tenderão a desaparecer
O Direito não é imutável, transforma-se, conforme as transformações sociais. O que antes era crime, poderá não ser no futuro. Discriminações, perseguições, crueldades e até mortes, não são possíveis na Era dos Direitos Humanos
Justiça, o lado moral da internet — Parte XIII. Palavras racistas
Palavras, símbolos criados pelos seres humanos, cada qual com um significado. "Denegrir", "A coisa está preta", alguns exemplos sobre serem ou não de cunho racista. Para caracterizar preconceito ou racismo é necessário dolo e vontade