Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Violência contra mulher no Espírito Santo e a aplicação das medidas protetivas

Agenda 03/11/2016 às 19:51

Análise da aplicação das medidas protetivas em caráter de urgência e a violência contra mulher no cenário capixaba, que há 10 anos lidera o ranking de estado mais violento em relação a violência cometida contra mulheres.

Medo, violência e silenciamento fazem parte do cotidiano das mulheres desde o seu nascimento até a sua morte. Esses sentimentos e ação humana são frutos desta sociedade patriarcal, reproduzidos e perpetuados não somente pelos indivíduos detentores do caráter masculino, mas também pela mídia, indústria da moda, redes sociais, convívio social e familiar.

Devido a gama de inúmeros fatores perpetuados historicamente, as mulheres são condicionadas a pensá-los como um fator “natural”. É somente no início do séc. XIX, que as mulheres perceberam a necessidade de um reconhecimento político, social e até mesmo humano, tendo isso, deram o insight para a legitimação do “ser” feminino dentro da sociedade ocidental. Este insight é conhecido como “movimento feminista”.

Atualmente, o movimento feminista é reconhecido pela sua pluralidade, e até mesmo posicionamentos sociopolíticos divergentes, mas continuam tendo o mesmo ideal principal, que é uma sociedade de igualdade de gênero.

Como fruto desses fatores, vê-se na sociedade diversos tipos de violência contra a mulher, desde a agressão física até a agressão moral. É de conhecimento público que já faz alguns anos que o estado do Espírito Santo lidera esse ranking. Várias medidas foram adotadas não somente no estado, mas também a nível nacional como as que são amparadas pela lei Maria da Penha (BRASIL, 2006). Exemplo disso são as medidas protetivas, amparo psicológico e a implantação do botão do pânico (que teve o pioneirismo no estado do Espírito Santo) para as vítimas. Ainda dentro da lei Maria da Penha, encontram-se medidas que visam conter os agressores, que são a patrulha Maria da Penha, a tornozeleira elétrica e o acompanhamento psicológico feito pela Polícia Civil, denominado “Homem que é homem”, este realizado apenas no Espírito Santo (ESPÍRITO SANTO, 2015).

A partir dessa breve discussão, pode-se inferir que o problema da violência contra mulher ainda é uma constante longe de ser excluída da nossa sociedade. No entanto, o caminho para a diminuição dessa violência já começou a ser trilhado. Dentro disso, devido à amplitude desta temática, optou-se por realizar um recorte de trabalho, no caso, limitando-se à aplicação das medidas protetivas. Para isso, este trabalho partirá da indagação acerca da efetividade das medidas protetivas no combate a violência contra mulher, utilizando-se do recorte temporal de 2012 a 2015, e geográfico circunscrito à região metropolitana da Grande Vitória do Estado do Espírito Santo.


1. CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA CONDIÇÃO FEMININA

Historicamente, a vida das mulheres brasileiras esteve associada a uma tutela masculina, a partir de um caráter expressivo, como no Brasil Colonial, quando as mulheres eram percebidas como propriedades, e tendo as suas funções delegadas apenas à gestão do lar. No entanto, de acordo com Del Priore (2013), após a conquista de direitos e a emancipação feminina, ainda se observa a perpetuação desse comportamento em todos os estratos sociais, e o principal deles é a violência doméstica. Na última década, têm-se buscado realizar um combate mais expressivo para implantação de medidas que visam salvaguardar as vítimas. No que tange à realidade capixaba, entende-se que

O Espírito Santo encabeça o ranking de estados mais violentos para a mulher há mais de uma década. Isso exprime a necessidade de iniciativas integradas de governo e entidades públicas a fim não só de combate ostensivo e punição aos culpados, mas também de oferecer ajuda com instrução jurídica, apoio psicológico, entre outras iniciativas. (OLIVEIRA, Campos Wéverton).

A partir desse posicionamento, percebe-se que essas medidas acabam por se tornar paliativas, pois se limitam a esfera judicial, sendo que para pensar em uma medida, realmente, preventiva, deve-se repensar toda a estrutura educacional e de meios vinculados a ela, para que possa contemplar as políticas de gênero. Entretanto, esse posicionamento estatal ainda é uma utopia.

Ademais, compreende-se que, dentro dessa situação emergencial, o enfrentamento da violência é extremamente necessário. Com isso, as implantações de políticas públicas de proteção à mulher devem ser estudadas de forma a contribuir para o entendimento das mesmas, e até mesmo compreender a sua real aplicabilidade e funcionalidade na esfera sociopolítica capixaba. Logo, ao entrarmos em contato com os dados e informações acerca de tais medidas, poder-se-á debruçar em uma análise abrangente, que visa compreender a vivência e realidade social da maioria das vítimas.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

2. ESTRUTURAS DE PODER: O TRATO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA DENTRO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS CAPIXABAS

Entende-se que a violência contra a mulher está amparada na relação de hierarquia estabelecida entre os gêneros. Assim, segundo Del Priori (2011) ao longo da história, percebemos que papéis são criados de forma a contemplar homens e mulheres de maneira desigual, e isso é uma criação de uma educação pautada na diferenciação.

O patriarcado é algo inerente à sociedade, ainda nos tempos atuais. Esse sistema se encontra intrínseco ao coletivo, que sempre conviveu com a hierarquia firmada entre homens e mulheres, sendo sempre o homem o sujeito superior na relação hierárquica. Deste modo, Simone de de Beauvoir (1970) alude que desde os registros históricos mais antigos, o homem surgia como responsável pelas tarefas mais pesadas e em contrapartida, a mulher, sempre posta como inferior, visto que, se houvesse alguma tarefa que exigisse um pouco mais da mulher e ela não conseguisse realizar, era imediatamente classificada como impotente.

Assim, esse processo de formação se dará na família, na escola, na igreja e mídia. Sendo assim, no Brasil, a educação masculina é pautada no domínio, austeridade e agressividade. Enquanto que, as mulheres, ainda são identificadas como “sexo frágil”, pelo fato de terem a afeição e sensibilidade como características relevantes. Estas características, por sua vez, se contrapõem de maneira inferior as masculinas, e isso justifica a desvalorização das mulheres na sociedade.

A Lei nº 11340/06 (BRASIL, 2006), mais conhecida como “Lei Maria da Penha” afirma em seu artigo 6º que a violência contra mulher no seio familiar constitui uma das formas de transgressão dos direitos humanos. Dessa forma, a “Lei Maria da Penha” surge para amparar as mulheres que sofrem com agressões e/ou ameaças, de forma a coibir seus agressores. É a partir dessa Lei, que constituirá o objeto deste estudo, visto que as “medidas protetivas”, já supracitadas, atuam de modo amplo, mas ainda pouco eficaz dentro da situação capixaba.

Por fim, deve-se procurar entender os elevados índices não somente a partir da perspectiva capixaba, mas também no âmbito nacional. De forma, a questionar se as campanhas de denúncia são uma constante em todo o território nacional, principalmente, naqueles que são conhecidos pela sua formação política e cultural centralizadas nas figuras masculinas, como é o caso do Nordeste, por exemplo. Afinal, a divulgação dos casos de denúncias por meio das mídias, fomentam mais denúncias, pois as vítimas se percebem um pouco “amparadas”.


REFERÊNCIAS:

BEAUVOIR, Simonade De. O segundo sexo: fatos e mitos. Difusão Europeia do livro, Saraiva, 1949.

DEL PRIORE, Mary. Histórias Íntimas: sexualidade e erotismo na história do Brasil. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2011.

_______. Conversas e histórias de mulher. São Paulo: Planeta, 2013.

ESPÍRITO SANTO. PC realiza primeira reunião do projeto “homem que é homem”. 10 mar. 2015. Disponível em:. Acesso em: 12 jun. 2016.

NADER, Maria Beatriz. Mulher: do destino biológico ao destino social. Vitória: EDUFES, 2001.

Sobre a autora
Julia Nogueira Loureiro

Estudante de Direito da FDV - Faculdade de Direito de Vitória

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!