Capa da publicação A interferência do Estado na instituição familiar
Capa: DepositPhotos

A interferência do Estado na instituição familiar

Exibindo página 2 de 2
20/09/2018 às 23:54
Leia nesta página:

Considerações finais

Diante do exposto, examinou-se a atuação estatal no âmbito familiar, o presente trabalho versou sobre as formas de interferência do Estado na esfera familiar. Procurou-se analisar tal interferência e as consequências tanto positivas como negativas dessa intervenção.

Embora a família tenha passado por diversas mudanças nos últimos tempos ela não perdeu sua importância como instituição de grande relevância para a sociedade, visto ser a família o primeiro agente de socialização do indivíduo.

No entanto ainda que a instituição tenha caráter privado os indivíduos que a compõe integram o contexto social e a autoridade dos pais deve se submeter a alguns ditames legais visando sempre o melhor interesse da criança.

Procurou-se compreender as razoes das intervenções do Estado na instituição familiar delineando suas limitações. Apesar desta intervenção ocorrer como forma de controlar o papel dos pais, a mesma não pode ser abusiva de forma a gerar uma instabilidade social.

Assim o Estado possui legitimidade para adentrar no âmbito familiar, com o objetivo de defender os indivíduos que a compõe principalmente crianças e adolescentes podendo suspender ou até excluir o poder familiar como visto nos capítulos que seguiram o presente trabalho.

Além das normas Constitucionais que asseguram os direitos da criança e do adolescente o ECA (Estatuto da criança e do Adolescente) também vem amparar tais direitos.

É possível reconhecer a aplicabilidade do princípio da proteção estatal sem qualquer choque com os direitos fundamentais através do estimulo a educação continuada fornecendo o devido amparo as necessidades básicas da família

Observou-se que a intervenção estatal provoca uma interferência direta na autonomia e liberdade dos membros de uma comunidade familiar como exemplo disto a então denominada Lei da Palmada que intervém diretamente na educação dos filhos ao impor a proibição de palmadas ainda que em caráter pedagógico.

Verificou-se a divergência em relação à Lei da Palmada entre aqueles que defendem a referida Lei se opondo ao castigo imoderado como também o moderado.

Ainda que a correção física ou psicológica seja algo absurdo e medieval para muitos não é razão suficiente para a normatização da referida Lei por seu conteúdo proibitivo e sancionatório, visto que impõe certa conduta por parte dos pais sem ao menos fornecer alternativas a estes. A referida lei acaba por impor limites a uma área retirando de outra. Ademais, isso leva-se a pensar que não em futuro muito distante ver-se-á uma geração sem limites quaisquer, dada a incompreensão das famílias quanto ao dever de educar.

A Lei da palmada é vista para a maioria dos doutrinadores como desnecessária, pois já existem outras disposições que proíbem e punem qualquer tipo de violência a qualquer pessoa principalmente a criança e adolescente.

Após a análise pormenorizada da referida Lei, adentrou-se em aspecto desagradável em que o Estado extrapola suas funções pondo em risco a criança e o adolescente a quem deveria amparar. Com a distribuição de cartilhas de teor sexual nas escolas públicas para crianças entre 6 e 12 anos, o Estado arbitrariamente interfere na família, desrespeitando a Constituição e seus princípios limiares. É absurdo pensar em tal hipótese, pois ofende a família, a moralidade, a sociedade, e o indivíduo mais frágil e indefesa.

Não se pode cogitar que uma criança nessa faixa etária possa discernir com sabedoria o que lhe é ensinado. Conforme visto as crianças são altamente influenciáveis pelo que veem e tal divulgação de aspecto sexual cria uma erotização da criança que gera a perda da identidade da mesma, impedindo a de crescer a seu tempo. Lamentável e repugnável tal medida estatal.

A intervenção estatal deve ser exercida com cautela, pois esta pode causar desequilíbrio nas relações familiares.

O conflito se estabelece no fato de que enquanto o Estado deve atentar ao que concerne a organização social com o intuito de proteger os indivíduos, intervindo a fim de evitar abusos essa mesma intervenção acaba por afetar a instituição familiar diretamente em sua privacidade, então protegida e resguardada pela Lei Maior.

Isto posto verificou-se que tanto o poder estatal como o poder familiar não são absolutos. No entanto não deve haver confusão no que diz respeito ao dever dos pais para com seu filho e ao dever do Estado como controlador dessa relação.

A família assim como o Estado tem sua finalidade e função e deve ser preservada pelo Estado interferindo este quando aquela perde suas essenciais características ocorrendo assim tal interferência somente em casos excepcionais.


Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da Republica Federativa do Brasil. Vade Mecum universitário 6ª. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais. p. 15-145, 2013;

BRASIL. Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Vade Mecum universitário, 6ª. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais p. 263-526, 2013;

BRASIL. Lei 8.069 de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, e dá outras providencias. Vade Mecum universitário, 6ª. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais p. 1972-2038, 2013;

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Sumula 309. Vade Mecum universitário, 6ª. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais p.1820, 2013;

CANAL GAMA. Vergonha petista: cartilhas do MEC são piores que uma revista Playboy para crianças, 2013. Disponível em: <http://www.canalgama.com.br/vergonha-petista-cartilhas-do-mec-são-piores-que-uma-revista-playboy-par...; Acesso em: 19 de março de 2016.

COMEL, Denise Damo. Do Poder Familiar. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2003;

CRIANÇA E CONSUMO: Por que a Publicidade faz mal para as crianças, 2009. Disponível em: http://criancaeconsumo.org.br/wp-content/uploads/2014/02/por-queapublicidade-faz-mal-para-as-crian...Acesso: em 02 de abril de 2016.

DE CICCO, Claudio e GONZAGA, Álvaro de Azevedo. Ciência Política e Teoria Geral do Estado. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011;

DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Famílias. 5. ed. Porto Alegre: Revista dos Tribunais, 2009.

FILHO, Sergio Cavalieri. Programa de Sociologia Jurídica, São Paulo: Forense, 2010;

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito de Família. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2003;

GUSMÃO, Paulo Dourado de. História e Introdução ao Estudo do Direito. Rio de Janeiro: Forense, 2008;

ISTOÉ: Brasil é segundo país com pior nível de aprendizado, aponta estudo da OCDE, 2016. Disponível em:<http://www.istoe.com.br/reportagens/446265_BRASIL+E+SEGUNDO+PAIS+COM+PIOR+NIVEL+DE+APRENDIZADO+APONT...; Acesso em: 08 de abril de 2016.

JUNIOR, Romeu Tuma. Migalhas: Lei da Palmada, um tapa na cara da família brasileira, 2014. Disponível em: <http://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI204630,41046Lei+da+Palmada+um+tapa+na+cara+da+família+brasile...; Acesso em: 24 de março de 2016;

LÔBO, Paulo Luís Netto, Código Civil Comentado, São Paulo: Atlas, 2003;

LUZ, Valdemar P. da. Manual de direito de família, 1ª ed., Barueri-SP, Manole, 2009;

MACHADO, Martha de Toledo. A proteção constitucional de crianças e adolescentes e os direitos humanos. Barueri: Manole, 2003;

MACIEL, Kátia Regina. Curso de direito da criança e do adolescente: aspectos teóricos e práticos. Rio de Janeiro: Lúmen Juris, 2009;

MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. São Paulo: Nova Cultura, 2004;

MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de Direito Civil. Atualizado por Regina Beatriz Tavares da Silva. 37. ed. Saraiva. 2004. v. 2;

MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional 28ª ed. São Paulo: Atlas, 2012;

MOREIRA, Luciana Maria Reis; TREVIZANI, Giovanna Bianca. Âmbito Jurídico: Lei da Palmada: Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos. Disponível em:<http://www.ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=12407 Acesso em: 19 de março de 2016;

MOREIRA, Paulo. Diário do Vale: “Lei da palmada” preocupa sociedade, 2010. Disponível em <http://www.diariodovale.com.br/noticias/2,24841.html#axzz475G5UCrf>; Acesso em: 19 de março de 2016;

OLIVEIRA, Heloisa Helena de. Congresso em foco: Educai as crianças e não será preciso punir os homens, 2014. Disponível em: <http://congressoemfoco.uol.com.br/opiniao/colunistas/%E2%80%9Ceducai-as-criancasenao-sera-preciso-...; Acesso em: 26 de março de 2016.

OLIVEIRA, José Sebastião de. Fundamentos constitucionais do direito de família. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002.

PHILLIPS Asha, 2009, Um Bom Pai Diz Não, Editora Lua de Papel. 2009.

RODRIGUES, Artur; TOMÉ, Pedro Ivo. Folha de São Paulo: Lei da Palmada não proíbe palmada, dizem advogados, 2014. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/06/1465898-lei-da-palmada-nao-proibe-palmada-dizem-advog.... Acesso em: 11 de fevereiro de 2016.

SALVA, Sueli. UFSM: A criança precisa ter infância, 2014. Disponível em: http://coral.ufsm.br/midia/?p=14927 Acesso em: 02 de abril de 2016.

SANTOS NETO, José Antônio de Paula. Do pátrio poder. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1994.

SILVA, De Plácido e. Dicionário Jurídico. Rio de Janeiro: Forense, 2010.

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos, 3ª ed. São Paulo: Contexto, 2010;

VEJA: Propaganda de cigarro influencia crianças de 5 e 6 anos. 2013. Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/saúde/criancas-brasileiras-são-influenciadas-por-propagandas-de-cig.... Acesso em: 02 de abril de 2016.

WIECHOREKI, Marlene Sauer, O papel da família, da sociedade e do estado na proteção de crianças e adolescentes. Revista Jurídica Consulex, Brasília, v. 12, n. 286, p. 35-36, 15 dez. 2008.


Notas

1. Montesquieu denominou esses grupos como corpos intermediários. (Apud, DE CICCO, 2011, p. 138 a 140).  

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Keila Taynã da Silva

Advogada - Graduada em Direito com OAB/concluída em: 2016 Faculdade Anhanguera - Jundiaí /SP Atuação na área Jurídica na avaliação de provas documentais e orais, apresentação de pareceres e acompanhamento de processos. Trabalho social - assistência jurídica a pessoas carentes.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos