Tudo de Diplomacia
EUA x Coréia do Norte: um conflito de anões
A atual disputa entre Washigton e Pyongyang é irracional, infantil e fruto do mais absoluto nanismo político e diplomático.
As origens históricas do unilateralismo norte-americano
Se a civilização não chegar ao governo nos EUA a barbárie se espalhará pelo planeta novamente.
Os EUA e sua Guerra Fria contra a Rússia... contra a Rússia?
Um mundo bipolar não é mais possível.
EUA, Israel e a renovação da moral nietzschianiana dos opressores
Apertem os cintos, o mundo enlouqueceu novamente.
Perigo nuclear... norte-americano
Risco de acidente nuclear nos EUA é maior do que a maioria dos brasileiros imagina.
Alemanha no centro do mundo
O destino do planeta por estar novamente nas mãos dos alemães.
Anão diplomático sim, e com orgulho
Ao contrário do Brasil, Israel não renunciou à lógica perversa que levou o mundo à II Guerra Mundial.
Uma nova Guerra Fria
O governo dos EUA parece desejar uma nova guerra mundial. Os BRICS querem exatamente o oposto.
Princípio da “jurisdição universal” no caso Pinochet
O presente artigo analisa o desenvolvimento e a aplicabilidade do conceito de "jurisdição Universal" no direito internacional, sob a luz do julgamento do ex-presidente chileno Augusto Pinochet.
O príncipe, o Tampax e a Nova Ordem Mundial
O herdeiro do trono da Inglaterra conseguiu se transformar num verdadeiro "bobo da corte". O acordo entre China e Russia celebrado esta semana criou uma Nova Ordem Mundial deslocando o poder do ocidente para o oriente.
Brasil X Itália: o caso Henrique Pizzolato
Por também ter cidadania italiana, aquele país pode simplesmente negar um eventual requerimento extraditório. Mas em nome do combate à criminalidade, ambos os países podem acordar pelo cumprimento da pena atribuída no sistema prisional italiano.
Condições de permanência de um estrangeiro no Brasil
O ingresso de um estrangeiro com passaporte não-visado faz presumir que sua presença no país será temporária, mas jamais a dispensa do visto poderá ser interpretada como abertura generalizada à imigração.
Extradição, refúgio e o princípio da separação de poderes.
Investiga-se a jurisprudência constitucional no que se refere à interpretação do instituto do refúgio e sua relação com o controle de delibação exercido pelo STF em matéria de extradição.
EUA, Snowden e o império do medo
O imperialismo norte-americano produziu conflitos diplomáticos entre Brasil e EUA na década de 1980. A beligerância dos EUA aumentou à medida que declinou a participação daquele país no PIB mundial. As denúncias de Snowden, porém, criaram um cenário novo.
O medo dos bárbaros: resenha da obra de Tzvetan Todorov
O que distingue os civilizados dos bárbaros? Esta é a principal questão que surge neste momento em que o governo dos EUA é muito criticado por espionar todo mundo em todos os países como se pudesse dizer "nós somos civilizados, vocês são bárbaros".
O império e os novos bárbaros: resenha do livro de Jean-Christophe Rufin
Os segredos divulgados por Snowden abalaram de forma significativa as relações diplomáticas entre Europa e EUA. Os fatos provocaram fraturas no conflito NORTE/SUL, recolocando na ordem do dia a leitura das obras dos autores que se dedicaram ao tema.
Direito de asilo: história
O fenômeno do asilo vem evoluindo a longo da história, passando de uma situação negativa para um direito político.
Espionagem americana, soberania nacional e alerta às empresas
Não se pode admitir que o empresariado brasileiro tenha suas atividades, políticas corporativas, estratégias de mercado e segredos industriais devassados por Estado estrangeiro sem que haja imediata ação por parte do Estado brasileiro.
O Vaticano no direito internacional
A posição da Santa Sé no cenário das relações exteriores é, muitas vezes, vista com desconfiança e como fator comprometedor, devido ao seu conservadorismo, à nova dinâmica contemporânea das relações interestatais.