Tudo de Direito e cinema
Poliamor e novos arranjos familiares no cinema nacional
TEMA ESCOLHIDO O tema escolhido para o presente trabalho foi o Poliamor discutido no Cinema Nacional, com a leitura jurídica dos filmes O quatrilho e Eu, Tu eles. Ambas as obras estudadas para este trabalho abordam a complexidade das relações...
Direitos fundamentais nos filmes de Eduardo Coutinho
As obras do cineasta Eduardo Coutinho, como Cabra Marcado para Morrer, Santo Forte, Edifício Master e Babilônia 2000, retratam a complexidade das relações humanas e estimulam a reflexão sobre suas implicações sob a ótica do Direito. Com base nesses filmes,...
Olhos que condenam: reflexões sobre a série
A série "When They See Us" expõe a discriminação racial enfrentada por cinco adolescentes injustamente acusados de um crime, critica o sistema de justiça e destaca a necessidade de reformas.
Eu que lute! O filme "Jogada de Gênio" e o livro "A Luta pelo Direito"
Pensar é algo difícil, muitas vezes sofrido e pode ser facilmente substituído por dogmas, religiões ou ideologias. Pior que isso, é quando algo idealizado, lhe é arrebatado sem que seja dado o devido valor. Quando isso ocorrer, lute!. (VBS, 01.03.2022)
Não olhe para o Direito Penal
Temos visto a inobservância reiterada e sistêmica do ordenamento jurídico-penal no que tange às garantias dos direitos fundamentais do devido processo legal. Morre o Direito Penal em sua essência e renasce o câncer do Direito Penal Midiático.
Mobilidade social e o filme Matrix (1999)
Os grupos sociais seguem uma programação pelo sistema dominante.
“Direito Achado na Rua”: resenha crítica do documentário
O documentário critica o legalismo estático e propõe um Direito vivo e coletivo. O que é o Direito senão construção social que emerge da luta popular e do cotidiano nas ruas?
Eutanásia no cinema
Análise cinematográfica sobre a eutanásia em diferentes países confronta a ficção com a realidade, buscando mostrar como ela é tratada socioculturalmente.
Bicho de Sete Cabeças: resenha jurídica
O filme "Bicho de Sete Cabeças" aborda abusos nos manicômios, como torturas e violações de direitos humanos, influenciados pela negligência estatal e pelo conservadorismo familiar. A obra impulsionou a Lei nº 10.216/2001, que reformou o sistema psiquiátrico no Brasil.
O Mercador de Veneza: resenha do filme
O presente trabalho trata-se da análise do filme "O Mercador de Veneza" à luz do disposto no texto da Constituição da República Federativa de 1998 e do Código Civil de 2002. Objetivando, assim, uma comparação da legislação passada, com a hodierna.
Direito à consciência. No Poço, a menina é a mensagem
O autor assiste filmes e lê poesia apenas com recortes e apropriações. Em sua análise do filme "O Poço", discute a segregação social e a fome que alimenta o sistema financeiro.
Joker: a canastra suja da vida
Com a nova obra cinematográfica, Coringa deixou de ser um mero personagem para se tornar um conceito, que define plenamente o sentimento de revolta silenciosa contido na imensa massa de despossuídos e expropriados.
Classificação indicativa em cinema pode ser ignorada por pais?
A Portaria 1100/2006, que autoriza pais a ignorar a classificação etária de filmes, confronta com o ECA e com a Constituição. Por que não enfrentam esse embate? Cadê o Ministério Público?
Coringa: a psicopatologia da piada mortal
Loucura genética. Ricos arrogantes que lançaram Coringa no abismo sinistro da autoestima violentada. Omissão do Poder Público no tratamento dos doentes mentais. Haveria combinação mais propícia para desencadear o apoderamento da psique por uma doença mental de base orgânica?